Recuperar dados de uma unidade USB corrompida, alguma história de sucesso?

Meu pendrive parou de funcionar de repente depois que eu o desconectei durante uma transferência de arquivos, e agora meu computador diz que ele precisa ser formatado antes que eu possa usá-lo. Ele tem fotos importantes e documentos de trabalho que eu nunca fiz backup, então eu realmente preciso de ajuda com opções seguras de recuperação de dados de USB que possam restaurar os arquivos sem piorar a situação. Alguém já lidou com um pendrive corrompido e encontrou um método que funcionou?

Já passei por isso com pen drives antigos e, sim, a sensação piora rápido quando a pasta que você precisa para de abrir.

O lado bom é que isso nem sempre significa que seus arquivos sumiram. Muitas vezes, o armazenamento ainda contém os dados, mas o sistema de arquivos foi corrompido. Já vi isso acontecer depois de remover uma unidade sem ejetá-la, perder energia durante uma cópia, erros aleatórios no sistema de arquivos, malware, memória flash desgastada ou simplesmente uma unidade chegando ao fim da vida útil.

## Primeiro, descubra com que tipo de falha você está lidando

Eu dividiria isso em duas categorias. Uma é um problema lógico, em que os dados ainda podem ser lidos em baixo nível, mas o sistema de arquivos está danificado. A outra é problema de hardware, em que o próprio pen drive está falhando ou já está praticamente morto.

Vale a pena tentar um software de recuperação se o seu USB fizer pelo menos alguma destas coisas:

1. Ele aparece no Gerenciamento de Disco ou no Utilitário de Disco.
  2. O Windows ou o macOS pede para formatá-lo.
  3. O sistema de arquivos aparece como RAW, ilegível ou inacessível.
  4. O tamanho informado da unidade parece correto.

Eu tenderia a procurar um serviço profissional de recuperação se você estiver vendo coisas assim:

1. A unidade nunca aparece.
  2. Ela continua perdendo a conexão.
  3. Seu computador trava ou congela quando você a conecta.
  4. O conector ou a carcaça estão fisicamente danificados.
  5. Os arquivos são importantes o bastante para você não querer arriscar.
## Não tente reparar primeiro

Esta parte é importante. Não formate o USB. Também não execute o CHKDSK ainda. Fiz isso uma vez em uma unidade flash com falha e o resultado ficou pior, não melhor. Tire os arquivos primeiro. O reparo vem depois.

## O que eu tentaria em casa

Se você quiser seguir pelo caminho faça você mesmo, eu começaria com o Disk Drill. Tive mais sorte com ferramentas assim em unidades USB corrompidas porque elas analisam o próprio dispositivo, em vez de depender de um sistema de arquivos que já está quebrado.

Os passos são simples o suficiente:

1. Instale o Disk Drill no seu computador, não no USB danificado.
  2. Conecte a unidade USB e abra o aplicativo.
  3. Escolha o dispositivo USB na lista.
  4. Clique em Procurar dados perdidos.
  5. Deixe a varredura terminar. Não interrompa antes, a menos que a unidade esteja desconectando.
  6. Visualize o que aparecer.
  7. Recupere tudo o que for importante para outra unidade.
## Se o USB estiver instável, vá com calma

Se ele desconectar, travar ou fizer o sistema agir de forma estranha, eu faria primeiro um backup byte a byte e analisaria a imagem em vez do pen drive original. Menos estresse para o hardware. Às vezes, uma varredura extra já basta para acabar de vez com uma unidade fraca, então sim, aqui é melhor prevenir.

## Depois que seus arquivos estiverem seguros, aí sim conserte o USB

Depois que os dados estiverem salvos, aí eu testaria as opções de reparo.

1. Execute o CHKDSK se você estiver no Windows.
  2. Execute o Primeiros Socorros no Utilitário de Disco se estiver no macOS.
  3. Reformate a unidade se as ferramentas de reparo não resolverem.
  4. Teste com uma cópia grande, tanto gravando nela quanto lendo de volta.
## Quando eu deixaria de confiar na unidade

Se a corrupção voltar depois de uma formatação, as gravações falharem, os arquivos sumirem de novo ou os diagnósticos mostrarem erros, eu aposentaria a unidade. Pen drives USB são baratos. Perder os mesmos arquivos de novo é a parte cara. Aprendi isso da pior forma.

Sim. Já recuperei arquivos de um USB exatamente nesse estado, “precisa ser formatado” depois de removê-lo no meio da transferência. Muitas vezes é uma tabela de arquivos corrompida, não dados perdidos. Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto importante: não formate primeiro. Eu também evitaria ferramentas de “reparo” no início. O CHKDSK já salvou unidades para algumas pessoas, mas em mídia flash também já destruiu a estrutura de pastas para mim. Não vale a pena até que seus arquivos sejam copiados para fora. O que funcionou para mim foi esta ordem: 1. Tente uma porta USB diferente, direto no PC, sem hub. 2. Verifique se a unidade mostra o tamanho correto no Gerenciamento de Disco. 3. Se o tamanho parecer normal, use um software de recuperação e salve os arquivos em outro disco. 4. Se as leituras estiverem lentas ou a unidade desconectar, pare de mexer nela. O Disk Drill é uma boa primeira tentativa para recuperação de USB corrompido. Na minha opinião, ele tende a recuperar fotos e documentos de unidades flash RAW ou que não podem ser montadas melhor do que as ferramentas internas do sistema operacional. Meu último pendrive com problema devolveu cerca de 90 por cento dos JPGs e todos os arquivos DOCX, mas os nomes dos arquivos estavam bagunçados. Primeiro os dados, organizar depois. Mais uma coisa que as pessoas costumam ignorar. Teste em outro computador. Já tive um USB que parecia morto no Windows e depois montou como somente leitura em um Mac. Estranho, mas aconteceu. Se quiser um guia visual rápido, isto ajudou: como recuperar dados de uma unidade USB corrompida Se a unidade estiver esquentando, desconectando ou travando o Explorer, pare de tentar por conta própria e leve a um laboratório de recuperação. Unidades flash falham rápido quando começam a falhar.
Recuperar dados de unidade USB corrompida, alguma história de sucesso?
Já tive um voltar exatamente daquela mensagem “você precisa formatar esta unidade”, então sim, há esperança. Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @mike34, mas acrescentaria uma coisa que eles só mencionaram de leve: antes de escanear o próprio USB, veja se o controlador ainda está expondo um ID de dispositivo e uma capacidade estáveis. Se o tamanho de repente for 0 bytes, minúsculo ou ficar mudando, a recuperação por software fica bem incerta muito rápido. Além disso, discordo um pouco sobre tentar portas/computadores demais primeiro. Um ou dois testes, tudo bem. Dez ciclos de conectar/desconectar em um pendrive morrendo? não é uma boa. Se ele montar de alguma forma, eu minimizaria o manuseio. O que funcionou para mim uma vez foi: - usar um bloqueador de gravação USB, se você tiver um, ou pelo menos garantir que nada grave automaticamente nele - verificar o SMART se o dispositivo expuser isso, embora muitos pendrives não exponham - fazer uma imagem primeiro se as leituras estiverem minimamente instáveis - depois escanear a imagem, não o dispositivo ao vivo O Disk Drill é uma opção legítima aqui porque consegue escanear além de um sistema de arquivos danificado e recuperar fotos/documentos por assinatura se a estrutura de diretórios estiver destruída. A desvantagem é que os nomes de arquivos e pastas recuperados podem virar uma bagunça, mas arquivos bagunçados são melhores do que nenhum arquivo. Se o USB ainda mostrar a capacidade normal, esse provavelmente seria o primeiro software que eu tentaria. Mais uma coisa: no Windows, desative a reprodução automática e não clique em nenhum aviso de “verificar e corrigir”. Esses pop-ups são ansiosos demais. Leitura relacionada aqui também: discussão e dicas reais sobre recuperação de pendrive USB Se a unidade esquentar, desconectar ou travar o Explorador de Arquivos, eu pararia o faça você mesmo por aí. É aí que “recuperar agora” pode virar “nunca recuperar”.
Recuperar dados de pendrive USB corrompido, alguém teve sucesso?