Já passei por isso com pen drives antigos e, sim, a sensação piora rápido quando a pasta que você precisa para de abrir.
O lado bom é que isso nem sempre significa que seus arquivos sumiram. Muitas vezes, o armazenamento ainda contém os dados, mas o sistema de arquivos foi corrompido. Já vi isso acontecer depois de remover uma unidade sem ejetá-la, perder energia durante uma cópia, erros aleatórios no sistema de arquivos, malware, memória flash desgastada ou simplesmente uma unidade chegando ao fim da vida útil.
## Primeiro, descubra com que tipo de falha você está lidandoEu dividiria isso em duas categorias. Uma é um problema lógico, em que os dados ainda podem ser lidos em baixo nível, mas o sistema de arquivos está danificado. A outra é problema de hardware, em que o próprio pen drive está falhando ou já está praticamente morto.
Vale a pena tentar um software de recuperação se o seu USB fizer pelo menos alguma destas coisas:
- Ele aparece no Gerenciamento de Disco ou no Utilitário de Disco.
- O Windows ou o macOS pede para formatá-lo.
- O sistema de arquivos aparece como RAW, ilegível ou inacessível.
- O tamanho informado da unidade parece correto.
Eu tenderia a procurar um serviço profissional de recuperação se você estiver vendo coisas assim:
- A unidade nunca aparece.
- Ela continua perdendo a conexão.
- Seu computador trava ou congela quando você a conecta.
- O conector ou a carcaça estão fisicamente danificados.
- Os arquivos são importantes o bastante para você não querer arriscar.
Esta parte é importante. Não formate o USB. Também não execute o CHKDSK ainda. Fiz isso uma vez em uma unidade flash com falha e o resultado ficou pior, não melhor. Tire os arquivos primeiro. O reparo vem depois.
## O que eu tentaria em casaSe você quiser seguir pelo caminho faça você mesmo, eu começaria com o Disk Drill. Tive mais sorte com ferramentas assim em unidades USB corrompidas porque elas analisam o próprio dispositivo, em vez de depender de um sistema de arquivos que já está quebrado.
Os passos são simples o suficiente:
- Instale o Disk Drill no seu computador, não no USB danificado.
- Conecte a unidade USB e abra o aplicativo.
- Escolha o dispositivo USB na lista.
- Clique em Procurar dados perdidos.
- Deixe a varredura terminar. Não interrompa antes, a menos que a unidade esteja desconectando.
- Visualize o que aparecer.
- Recupere tudo o que for importante para outra unidade.
Se ele desconectar, travar ou fizer o sistema agir de forma estranha, eu faria primeiro um backup byte a byte e analisaria a imagem em vez do pen drive original. Menos estresse para o hardware. Às vezes, uma varredura extra já basta para acabar de vez com uma unidade fraca, então sim, aqui é melhor prevenir.
## Depois que seus arquivos estiverem seguros, aí sim conserte o USBDepois que os dados estiverem salvos, aí eu testaria as opções de reparo.
- Execute o CHKDSK se você estiver no Windows.
- Execute o Primeiros Socorros no Utilitário de Disco se estiver no macOS.
- Reformate a unidade se as ferramentas de reparo não resolverem.
- Teste com uma cópia grande, tanto gravando nela quanto lendo de volta.
Se a corrupção voltar depois de uma formatação, as gravações falharem, os arquivos sumirem de novo ou os diagnósticos mostrarem erros, eu aposentaria a unidade. Pen drives USB são baratos. Perder os mesmos arquivos de novo é a parte cara. Aprendi isso da pior forma.