As fotos que tirei com minha câmera estavam visíveis no início, mas depois desapareceram repentinamente do cartão CF e não consigo encontrá-las nem na câmera nem no computador. Estou procurando ajuda com a recuperação de fotos do cartão CF antes de fazer qualquer coisa que possa sobrescrever os arquivos, pois essas fotos são importantes e eu realmente preciso recuperá-las.
Isso já aconteceu comigo uma vez em um cartão CF, e a primeira coisa que aprendi foi simples. Não faça mais nada com o cartão por enquanto. Se o seu computador ainda o reconhece, suas chances ainda são razoáveis.
O que atrapalha as pessoas é o pânico. Elas colocam o cartão de volta na câmera, tiram algumas fotos de teste, executam alguma ferramenta de reparo, copiam coisas aleatórias por cima e depois se perguntam por que a recuperação piorou. Quando arquivos somem de um cartão CF, muitas vezes o cartão só perdeu o mapa dos arquivos. Os dados em si ainda podem estar lá. No momento em que você grava algo novo nele, começa a esmagar os bits antigos que queria recuperar.
Então, se esse fosse o meu cartão, eu faria isto primeiro.
Tire o cartão CF da câmera.
Deixe-o fora. Nada de mais fotos, nada de formatação, nenhuma tentativa de reparo.
Conecte-o ao computador com um leitor de CF adequado.
Instale o Disk Drill no seu computador, não no cartão.
Abra-o e escolha o cartão CF na lista de dispositivos.
Execute a verificação completa, não a rápida, se os arquivos forem importantes.
Espere. Em cartões maiores isso pode demorar um pouco.
Confira a visualização prévia das suas fotos, vídeos ou documentos.
Selecione o que você quer recuperar.
Salve os arquivos recuperados no seu computador ou em outra unidade externa diferente.
E sim, esta parte importa mais do que as pessoas pensam. Não recupere os arquivos de volta no mesmo cartão CF. Fiz isso uma vez anos atrás com outro tipo de cartão, e foi um erro bem idiota. Você sobrescreve arquivos perdidos antes mesmo de saber o que ainda dava para recuperar.
Se você quiser a versão curta, o Disk Drill é o primeiro que eu tentaria para um caso normal como este. Ele lida bem o suficiente com cartões FAT32 e exFAT, oferece suporte aos formatos comuns de câmera e lê arquivos RAW das marcas mais comuns, como Canon e Nikon. A ferramenta de visualização prévia também economiza tempo. Se a prévia parecer boa, suas chances geralmente já parecem melhores na hora.
Existem outras opções se você não quiser ficar preso a uma única ferramenta. Esta lista é boa: software de recuperação de dados.
Minha opinião rápida sobre as opções mais comuns:
PhotoRec, gratuito, feio, funciona com mais frequência do que a interface dele sugere. O lado ruim é que nomes de arquivos e estrutura de pastas geralmente voltam uma bagunça.
R-Studio, ferramenta forte, mais controle, curva de aprendizado mais íngreme. Eu não entregaria isso a alguém que só quer recuperar as fotos da família ainda hoje à noite.
Disk Drill, mais fácil de usar, menos atrito, boa escolha quando você quer resultado sem precisar ler um manual por uma hora.
Também existe um ponto em que eu pararia de tentar com software e enviaria para um serviço especializado. Se o cartão CF não for detectado em nenhuma máquina, se os pinos estiverem tortos, se ele esquentar, se continuar perdendo conexão, ou se os arquivos forem insubstituíveis, eu não forçaria a sorte. Um laboratório de recuperação custa mais, sim, mas dano físico é outro problema. Software não vai consertar hardware com defeito.
Então a triagem é bem simples:
Se o cartão for detectado e estiver estável, tente um software de recuperação.
Se o cartão estiver invisível, danificado ou se comportando de forma estranha, procure um serviço de recuperação.
Essa é a bifurcação do caminho.
O que você descreve parece menos que as fotos foram apagadas e mais que o índice do cartão foi corrompido. As câmeras leem primeiro a tabela de arquivos. Se a tabela quebrar, as imagens somem na câmera mesmo quando os dados das imagens ainda estão no cartão CF.
Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto importante. Mantenha o cartão fora da câmera. Eu discordo um pouco de partir direto para um tipo de varredura primeiro. Em cartões CF, eu gosto de verificar a saúde do cartão e criar uma imagem dele antes de confiar em qualquer tentativa de recuperação. Se o cartão começar a apresentar erros de leitura, cada varredura extra reduz um pouco suas chances.
Minha ordem seria:
- Teste o cartão CF em um leitor diferente.
- Se ele montar, copie uma imagem completa do cartão para o seu computador com uma ferramenta feita para backup byte a byte.
- Execute a recuperação na imagem, não no cartão original.
- Tente o Disk Drill primeiro se você quiser uma interface mais fácil e visualização das fotos.
- Se nomes de arquivos e pastas importarem menos do que a recuperação bruta, o PhotoRec ainda vale a tentativa.
- Se o cartão desconectar, travar o Explorer ou ler em velocidade absurdamente lenta, pare por aí.
Algumas coisas específicas de câmera que as pessoas deixam passar:
- Algumas câmeras criam arquivos sidecar ocultos e estruturas de pastas incomuns. Suas fotos ainda podem existir em DCIM, mas seu computador está filtrando ou travando no diretório.
- Se você fotografou em RAW mais JPEG, um formato pode aparecer enquanto o outro parece ter sumido.
- Corrupção de exFAT em mídia removível é comum após remover a bateria, ejetar o cartão ou travamento da câmera.
O Disk Drill é uma opção sólida para recuperação de fotos em cartão CF porque visualiza bem formatos RAW e mantém o processo simples. Se você quiser uma explicação rápida sobre como escolher o aplicativo certo de recuperação de cartão de memória, isto é útil: assista a esta visão geral de software de recuperação de cartão de memória
Se o cartão tiver pinos tortos, esquentar ou sumir durante as leituras, pare de mexer nele. Isso é caso de laboratório. Recuperação por software faça-você-mesmo é para cartões estáveis, não para hardware com defeito.
O que eu acrescentaria a @mikeappsreviewer e @sterrenkijker é o seguinte: antes mesmo de pensar em software de recuperação, verifique se as fotos estão realmente sendo ocultadas por uma estrutura de pastas corrompida em vez de estarem totalmente desaparecidas.
Uma corrupção estranha no cartão CF pode deixar os arquivos de imagem lá, mas tornar as pastas DCIM ilegíveis, vazias ou renomeadas para algo sem sentido. No Windows, ative a exibição de arquivos ocultos e verifique o cartão em busca de pastas com nomes estranhos ou arquivos com o tamanho correto, mas com a extensão errada. Já vi JPGs voltarem apenas copiando-os manualmente e renomeando-os. Parece bobo, mas acontece.
Além disso, eu não executaria o CHKDSK no cartão agora. Muita gente faz isso porque o sistema sugere, e às vezes ele corrige o sistema de arquivos apagando os rastros de que você precisava para recuperar as fotos. Esse conselho é dado rápido demais.
Se o cartão estiver legível e estável, o Disk Drill é uma escolha bem razoável para recuperação de fotos em cartão CF porque ele pode mostrar uma prévia do que realmente é recuperável antes de você confirmar. Isso importa. Se você conseguir ver seus RAWs ou JPGs na prévia, isso já diz muita coisa. Se a prévia estiver quebrada ou só aparecerem fragmentos, o dano pode ser pior do que parecia no começo.
Mais uma coisa que as pessoas costumam ignorar: verifique a configuração da câmera que você usou. RAW, JPEG, RAW+JPEG, backup em slot duplo se sua câmera tiver isso, e se a câmera talvez tenha gravado na memória interna ou em outro cartão. Parece óbvio, mas o pânico faz as pessoas deixarem passar coisas óbvias.
Se você quiser outra explicação fácil de ler rapidamente, isto é relevante: Discussão sobre recuperação de fotos em cartão CF e dicas de software
Versão curta:
- não use o cartão CF novamente
- ainda não tente repará-lo
- não execute o CHKDSK
- verifique se há arquivos ocultos ou com nomes errados
- se estiver estável, faça uma varredura com o Disk Drill
- se estiver instável, pare de mexer nele
Essa última parte é a principal. Um cartão CF instável pode passar de recuperável para perdido muito rápido.
Uma pequena discordância com @sterrenkijker, @himmelsjager e @mikeappsreviewer: se o cartão monta corretamente e copia na velocidade normal, eu o navegaria primeiro com um gerenciador de arquivos seguro para hex antes de iniciar a recuperação. Às vezes, os arquivos JPEG/CR2/NEF ainda estão lá, mas a câmera apenas perdeu a marcação da pasta, então uma varredura cega de recuperação é desnecessária.
O que eu verificaria e que não foi enfatizado o suficiente:
- Compare o espaço usado com o espaço livre no cartão CF. Se o cartão ainda mostrar a maior parte do espaço como ocupada, suas fotos provavelmente ainda existem em algum lugar.
- Procure pastas além de DCIM. Algumas câmeras armazenam clipes, arquivos auxiliares ou arquivos excedentes em diretórios específicos do fabricante.
- Tente uma máquina Linux ou um USB live se o Windows agir de forma estranha. Às vezes, o Windows se recusa a ler um cartão problemático que o Linux ainda consegue ler.
- Se o cartão tiver um problema físico na interface de pinos do CF, pare. O CF é famoso por problemas no conector.
Sobre o Disk Drill para recuperação de fotos de cartão CF:
Prós
- visualização fácil para JPG e muitos formatos RAW
- simples o suficiente para usuários não técnicos
- resultados decentes em sistemas de arquivos danificados
Contras
- não é a opção mais barata se você precisar de recuperação completa
- varreduras profundas podem despejar arquivos em pastas genéricas baseadas em tipo
- em mídias muito corrompidas, não é tão preciso quanto ferramentas mais robustas
Então, minha ordem seria: inspecionar a capacidade, tentar um sistema operacional/leitor alternativo, procurar manualmente por arquivos intactos e depois usar o Disk Drill se o sistema de arquivos estiver claramente corrompido. Se o cartão for lido de forma inconsistente, pule a roleta de software e vá direto para a criação de imagem ou para um laboratório.