Recuperação de arquivos ExFAT após remover um cartão SD sem ejetá-lo com segurança

Removi meu cartão SD formatado em exFAT sem ejetá-lo com segurança, e agora alguns arquivos estão faltando ou o cartão não está sendo lido corretamente. Preciso de ajuda com a recuperação de arquivos de um cartão SD exFAT e com a forma mais segura de recuperar meus dados sem piorar a situação.

Já passei por isso com um cartão SD exFAT de 128 GB de uma câmera, depois de formatá-lo por engano. Na hora, achei que todas as fotos e vídeos do fim de semana tinham sido perdidos. A principal coisa que aprendi: pare de mexer no cartão imediatamente. Isso importa mais do que escolher o aplicativo de recuperação perfeito.

Não continue usando a unidade USB ou o cartão SD. Não copie nada para ele, não o formate novamente e não execute CHKDSK ou outras ferramentas de reparo antes. Os dados excluídos ou formatados ainda podem estar lá, mas cada nova gravação pode sobrescrever parte deles.

Verifique os backups primeiro, se houver alguma chance de você ter um. Eu não tinha, então fui direto para um software de recuperação. Usei o Disk Drill e, no meu caso, ele recuperou quase tudo.

O processo foi bem simples:

1. Instale o Disk Drill no computador, não no cartão SD ou na unidade USB que você está tentando recuperar.
  2. Conecte o cartão exFAT com um leitor de cartões.
  3. Selecione o cartão no Disk Drill e execute uma varredura. Na maioria dos casos, Varredura Universal é a opção a usar.
  4. Deixe terminar e depois visualize os arquivos antes de recuperá-los.
  5. Salve os arquivos recuperados em outra unidade, como seu SSD interno, e não de volta no mesmo cartão.

Uma coisa útil na versão para Windows é que ela permite recuperar até 100 MB gratuitamente. Assim, você pode pelo menos confirmar que os arquivos são recuperáveis antes de pagar por qualquer coisa.

Se o cartão ou a unidade USB estiver instável, como desconectando, lendo extremamente devagar ou aparecendo só às vezes, faça primeiro uma imagem de disco. Depois, analise a imagem em vez de forçar o dispositivo original repetidamente. Essa é uma abordagem mais segura quando a mídia pode estar falhando.

Para recuperação de vídeo de câmera, especialmente de drones, DSLRs, câmeras mirrorless, GoPros ou dashcams, o Disk Drill também tem Recuperação Avançada de Câmera (ACR). Eu não precisei, já que estava procurando principalmente fotos, mas vale a pena tentar se estiver faltando gravações em MP4, MOV ou formatos semelhantes. Esses arquivos podem estar fragmentados, e as varreduras regulares nem sempre lidam bem com isso.

Se o Disk Drill não encontrar o que você precisa, o TestDisk é outra opção. É gratuito, mas é bem menos amigável para iniciantes. Eu o veria mais como uma ferramenta de reparo de partição do que como a maneira mais fácil de recuperar arquivos excluídos individualmente.

A única situação em que eu não continuaria tentando ferramentas faça você mesmo é em caso de falha física. Se o dispositivo não for detectado em lugar nenhum, continuar desconectando, ficar anormalmente quente ou parecer danificado, pare. Mais tentativas podem piorar as coisas. Um laboratório de recuperação geralmente é a melhor opção nesse ponto. A maioria fará uma avaliação gratuita, embora a recuperação real possa facilmente custar algumas centenas de dólares ou mais, dependendo do que falhou.

Se isso for apenas dados excluídos ou formatados, suas chances são muito melhores. Pare de usar o dispositivo, recupere os arquivos para outra unidade e só pense em reparos depois disso. Foi isso que me salvou.

Não clique em “Formatar”, “Inicializar” ou em “Verificar e corrigir” do Windows só porque o cartão mostra essa mensagem. Isso pode transformar um problema recuperável de exFAT em algo mais complicado. O mesmo vale para colocar o cartão de volta na câmera para ver se ele se corrige sozinho. As câmeras adoram criar pastas, miniaturas, bancos de dados e outras pequenas gravações.

Concordo com @mikeappsreviewer sobre recuperar para outra unidade, mas eu seria um pouco mais cauteloso antes de executar qualquer verificação de recuperação diretamente no cartão SD se ele estiver se comportando de forma inconsistente. Se o cartão montar, copie primeiro os arquivos visíveis mais importantes, começando pelo que é insubstituível. Depois, se puder, faça uma imagem do cartão inteiro e trabalhe a partir dessa imagem. Um aplicativo de recuperação como o Disk Drill é adequado para a parte de verificação/recuperação, especialmente se você quiser visualizações e uma interface menos técnica, mas o fluxo de trabalho mais seguro ainda é: cartão original tocado o mínimo possível, imagem ou clone em seguida, arquivos recuperados salvos em outro lugar.

Um detalhe que as pessoas esquecem: se você estiver usando um adaptador SD de tamanho normal, verifique a pequena trava de bloqueio. Ela não protege magicamente todos os leitores, mas, quando funciona, pode evitar gravações acidentais enquanto você inspeciona o cartão. E se o cartão estiver desaparecendo, clicando, aquecendo ou mostrando um tamanho diferente do que deveria, pare de tratá-lo como um problema de software. Nesse ponto, verificações repetidas só estão forçando o cartão, não ajudando seus arquivos.

Descarte primeiro o leitor.

Um número surpreendente de casos de “meu cartão exFAT está corrompido” na verdade se resume a um hub USB ruim, adaptador microSD frouxo, leitor barato ou contato sujo. Tente um leitor diferente e uma porta USB direta antes de começar a presumir que o sistema de arquivos foi perdido. Não deixe o Windows repará-lo durante esse teste. Apenas veja se o cartão mostra o tamanho correto e se os mesmos arquivos estão faltando da mesma forma.

O detalhe que costuma passar despercebido no exFAT é que o conteúdo dos arquivos e a listagem de pastas não são a mesma coisa. Depois de uma remoção insegura, as informações do diretório podem estar erradas mesmo quando os dados reais de foto/vídeo ainda estão lá. Então não entre em pânico se nomes de arquivos ou pastas parecerem estranhos no software de recuperação. Você pode conseguir os arquivos de volta com nomes genéricos, datas erradas ou trechos de vídeo divididos. É irritante, mas ainda é melhor do que gravar reparos no cartão e deixar a recuperação com aparência mais limpa, porém pior.

Eu usaria o Disk Drill ou algo parecido apenas depois que o cartão estiver estável o suficiente para ser lido, de preferência a partir de uma imagem, como @viajeroceleste disse. Se você não tiver certeza de como executá-lo sem salvar de volta no cartão, vale a pena ler primeiro este guia de recuperação do Disk Drill. A grande regra é chata, mas importante: recupere para o seu computador ou outra unidade e depois verifique os arquivos recuperados antes de formatar ou reutilizar o cartão SD.

Provavelmente não apagou os arquivos; é mais provável que tenha deixado a organização do exFAT parcialmente atualizada. Se o cartão ainda puder ser lido, copie primeiro os arquivos visíveis mais importantes com uma cópia normal, não recortar/mover, e ignore qualquer coisa que congele para que uma varredura de recuperação possa lidar com isso depois.