Posso recuperar dados de setores defeituosos sem clonar primeiro?

Meu disco rígido começou a apresentar setores defeituosos, e agora alguns arquivos importantes não abrem. Estou tentando descobrir se há uma maneira segura de recuperar os dados sem clonar a unidade primeiro, porque estou preocupado que mais estresse possa piorar a situação. Preciso de ajuda para entender as melhores etapas de recuperação de dados para um disco rígido com falha antes que eu perca tudo.

Já me deparei com essa bagunça mais de uma vez, e nunca fica mais fácil. Você abre uma pasta, o Explorer trava. Você copia um arquivo, e então começam a aparecer erros de CRC. Nessa hora eu paro de mexer na unidade.

O primeiro passo é o mais importante. Desligue agora. Se for um disco externo, desconecte-o. Se o sistema estiver inicializado por ele, desligue a máquina. Aprendi isso da pior forma. Deixar uma unidade fraca online dá ao Windows mais tempo para cutucar áreas ruins, criar miniaturas, indexar arquivos e provocar danos que você ainda não tinha.

Existem dois tipos gerais de setores defeituosos.

Setores defeituosos lógicos aparecem quando os dados em um setor não correspondem mais aos seus dados de correção de erros. Já vi isso depois de desligamentos forçados, quedas de energia e um gabinete USB antigo com um cabo instável. Às vezes esses setores voltam a ser lidos depois. Às vezes não.

Setores defeituosos físicos significam problema físico. Dano na superfície. Cabeça fraca. Componentes internos falhando. Software não repara desgaste físico. Na melhor das hipóteses, ele marca esses pontos para que a unidade pare de tentar usá-los.

O que eu não faria primeiro é executar o CHKDSK.

Muita gente vai direto para ferramentas de reparo porque o Windows sugere isso. Eu não faria isso. Essas ferramentas se preocupam em tornar o sistema de arquivos consistente. Seus arquivos não são a prioridade. Uma árvore de diretórios danificada é corrigida soltando referências, o que parece organizado até o momento em que sua pasta vira fragmentos órfãos.

O que funcionou melhor para mim foi clonar o disco primeiro, e depois lidar com a recuperação na cópia.

A ideia é simples. Faça uma imagem completa setor por setor do disco com falha para um destino saudável. Depois pare de usar o original. A partir daí, examine a imagem, não o hardware danificado. Se a origem morrer no meio do processo mais tarde, você ainda terá tudo o que foi legível durante a etapa de criação da imagem.

Usei o Disk Drill para esse tipo de caso. As pessoas falam principalmente dele para arquivos excluídos, mas a parte que me interessava era o recurso Drive Backup.

Em discos instáveis, a versão 6 mais recente lida com áreas problemáticas de um jeito mais inteligente do que as ferramentas antigas que testei. Quando encontra blocos ilegíveis, ela não fica ali para sempre moendo a unidade até virar pó. Ela pula adiante, copia primeiro as áreas fáceis, depois volta e tenta novamente as zonas problemáticas em blocos menores. Esse comportamento importa. Menos estresse no hardware morrendo, melhores chances de extrair mais dados antes que a unidade desista.

O que eu fiz, passo a passo:

1. Primeiro, consiga outra unidade

Use uma unidade de destino saudável com pelo menos a mesma capacidade da unidade danificada. Mais espaço é bom. Menos espaço é um beco sem saída.

2. Faça a imagem

Crie uma imagem byte por byte da unidade com falha. Essa parte demora. Já tive uma execução que levou a maior parte de um dia. Se a unidade tiver setores fracos, pausas são normais. Não fique cancelando e reiniciando, a menos que a ferramenta esteja totalmente travada.

3. Trabalhe a partir da imagem

Depois de ter o arquivo de imagem, anexe-o ou carregue-o no software de recuperação. Examine a imagem, não o disco original. Isso reduz o desgaste na origem e mantém seu processo repetível.

4. Recupere para um terceiro local

Não salve os arquivos recuperados de volta na unidade ruim. Não os despeje no destino do clone se puder evitar. Use outro disco. Eu sei que parece exagero, mas evita dores de cabeça.

Quando eu pararia a tentativa caseira e pagaria um laboratório:

Sons mecânicos

Cliques, rangidos, chiados, bipes, falhas ao girar. Se você ouvir qualquer uma dessas coisas, eu pararia de mexer com software. Esses são sinais de hardware, não de sistema de arquivos.

A unidade não aparece corretamente

Se a BIOS não a detectar, a capacidade aparecer errada ou ela ficar conectando e desconectando sem parar, a recuperação em casa fica arriscada muito rápido.

Os arquivos valem dinheiro de verdade

Se perder os dados custaria mais do que a conta do laboratório, pule a experiência. Laboratórios como Gillware ou Techchef existem por um motivo. Eles abrem unidades em ambientes controlados e trocam peças quando necessário. O preço é feio, muitas vezes entre $500 e $3,000 pelo que vi, mas para registros comerciais, fotos, documentos legais, seja o que for, a conta muda.

Depois da recuperação, se você ainda quiser testar a unidade, pode executar chkdsk /r no PowerShell ou fazer uma formatação completa no Windows. Não formatação rápida. Completa. Isso força uma varredura da superfície para que as áreas ruins sejam marcadas.

Eu ainda aposentaria a unidade. Quando setores defeituosos começam a aparecer, a confiança cai muito. Eu nunca mais coloco arquivos importantes em um disco depois que ele começa com esse comportamento. Talvez ele sobreviva mais seis meses. Talvez seis horas. Eu não aposto mais nisso.

E sim, configure backups depois disso. A regra 3-2-1 é entediante até você precisar dela. Três cópias, dois tipos de mídia, uma cópia em outro lugar.

Sim, mas apenas em um caso específico. Se a unidade ainda lê de forma estável o suficiente, copie primeiro os arquivos mais importantes, um por um, e pare no momento em que os erros de leitura começarem a se acumular. Isso é triagem, não recuperação.

Eu discordo um pouco de @mikeappsreviewer em um ponto. A clonagem completa nem sempre é o primeiro passo se você só precisa de alguns arquivos pequenos e a unidade ainda está tranquila, sem cliques, sem desconexões, sem travamentos longos. Uma imagem completa lê o disco inteiro. Isso significa mais movimento do cabeçote, mais calor, mais tempo em um hardware com falha. Se o seu objetivo são 20 GB de documentos de família em uma unidade de 4 TB morrendo, a cópia seletiva às vezes é a opção com menos estresse.

Regras que eu uso:

1. Copie primeiro o que é insubstituível.
    Documentos, fotos, arquivos de projeto. Pule filmes, jogos, instaladores.

2. Comece com pastas que abrem rápido.
    Se uma pasta travar o Explorer, volte. Não continue insistindo nela.

3. Use ferramentas somente leitura, se possível.
    No Linux, o ddrescue é melhor do que a maioria das ferramentas com interface gráfica para discos problemáticos. No Windows, o Disk Drill é uma boa opção para criar imagens ou recuperar arquivos se a cópia normal falhar.

4. Não execute testes longos SMART, CHKDSK, desfragmentação ou ferramentas de reparo primeiro.
    Eles adicionam leituras ou gravações. Má ideia em um disco fraco.

5. Observe o comportamento da unidade.
    Se a velocidade de transferência cair para zero por minutos, as temperaturas subirem ou a unidade desaparecer, pare.

Se você quiser uma explicação simples sobre setores com falha, isto é razoável,
o que significam setores defeituosos em um disco rígido

Se os arquivos já não abrem, eu faria isto:
Copie primeiro os arquivos fáceis.
Depois faça uma imagem parcial ou completa.
Depois execute o software de recuperação na imagem, não na origem.

Se o disco faz barulho, esqueça o faça você mesmo. Nesse ponto, você corre o risco de transformar uma unidade recuperável em lixo eletrônico.

Você pode recuperar sem clonar primeiro, mas eu só gosto desse plano se você estiver fazendo pura triagem. Ou seja: pegue alguns arquivos indispensáveis e pare. Não uma sessão completa de recuperação.

Concordo com @nachtschatten mais do que com @mikeappsreviewer nesse ponto específico. Se a unidade ainda está montando normalmente, não está clicando e não está desaparecendo, tentar copiar primeiro alguns arquivos pequenos e insubstituíveis pode ser o mal menor. Uma clonagem completa lê tudo, inclusive lixo com o qual você não se importa. Dito isso, se as leituras começarem a travar, aborte a missão rápido.

Minha versão:

• Use outra máquina ou um USB de boot, se possível, para que a unidade doente não seja tocada constantemente pelo sistema operacional.
  • Copie primeiro os menores arquivos críticos. Documentos antes de vídeos.
  • Evite ficar navegando demais. Cada visualização de miniatura significa mais leituras.
  • Se uma pasta travar, pule-a. Não continue forçando tentativas de novo como um maníaco.

Onde discordo um pouco de ambos é sobre SMART. As pessoas ou ignoram isso ou tratam como verdade absoluta. Não é nenhuma das duas coisas. Verifique os dados de saúde SMART em busca de setores realocados, setores pendentes e erros de leitura, mas não confie em um status falso de Bom. Isto explica esse problema muito bem: por que o SMART pode dizer que uma unidade está saudável quando seus dados já estão em risco

Se a cópia normal falhar, então sim, faça uma imagem e trabalhe a partir dela. O Disk Drill é bom para isso porque você pode criar uma imagem do disco e depois escanear a imagem em vez de desgastar o original repetidamente. Esse é o caminho DIY mais seguro.

Regra importante: nada de CHKDSK primeiro. Nada de desfragmentação. Nada de instalação de reparo. Nada dessas gracinhas do Windows. Esse tipo de coisa é para consertar discos, não para salvar arquivos.

Se a unidade estiver clicando, sumindo ou ficando leeeenta a ponto de congelar por minutos, pare totalmente com o DIY. É aí que as pessoas transformam uma unidade ruim em uma unidade morta.

Somente se você tratar isso como triagem de emergência, não recuperação.

Sou um pouco menos focado em clonagem primeiro do que @mikeappsreviewer, e bem próximo de @nachtschatten e @nachtdromer nessa parte. Se a unidade ainda estiver estável o suficiente para montar e você precisar de apenas alguns arquivos pequenos insubstituíveis, pegar esses primeiro pode ser mais inteligente do que forçar uma leitura completa do disco inteiro. Mas no segundo em que ela começar a travar, ficar offline ou apresentar erros de CRC repetidos, pare.

Uma coisa que eu acrescentaria e que não foi enfatizada o suficiente: evite abrir arquivos em seus aplicativos nativos, se possível. Copie primeiro, verifique depois. Um PST, PSD ou projeto de vídeo danificado pode fazer o aplicativo insistir nos mesmos setores fracos repetidamente só para tentar visualizá-lo.

Minha regra prática:

• Poucos arquivos críticos, unidade ainda estável: cópia seletiva
  • Muitos arquivos ou já instável: crie uma imagem o quanto antes
  • Cliques, problemas de rotação, desconexões: nada de faça você mesmo

Sobre o Disk Drill especificamente:

Prós:

• fluxo de trabalho de criação de imagem fácil
  • pode escanear uma imagem em vez do disco original
  • decente se você quiser um único aplicativo para imagem de backup e recuperação de arquivos

Contras:

• não é a ferramenta mais profunda para todos os casos extremos de sistema de arquivos
  • tentativas repetidas em unidades muito comprometidas ainda levam tempo
  • os recursos pagos podem não parecer valer a pena se tudo o que você precisa é criação bruta de imagem

Então sim, você pode recuperar sem clonar primeiro, mas apenas nessa janela estreita de pegar o essencial e recuar. Depois disso, cada leitura extra é uma aposta.