Apaguei acidentalmente arquivos importantes no meu PC com Windows 11 e já esvaziei a Lixeira antes de perceber que ainda precisava deles. Estou tentando encontrar uma maneira gratuita de recuperar arquivos excluídos sem correr o risco de perder mais dados ou baixar algo inseguro. O que realmente funciona no Windows 11 e o que devo fazer primeiro?
Perder o arquivo errado dá ruim rápido. Já aconteceu comigo com uma pasta de cliente, e meu primeiro erro foi entrar em pânico. O segundo erro teria sido continuar usando a unidade. Se isso aconteceu com você, pare de gravar dados nessa unidade imediatamente. Nada de downloads. Nada de instalações. Não copie coisas para ela. Mantenha o uso do sistema no mínimo, se puder.
Um arquivo excluído normalmente não some na hora. O Windows costuma remover a referência primeiro e depois espera até que novos dados sejam gravados por cima dos blocos antigos. Esse intervalo é a sua chance. Em SSDs, essa janela fica pior porque o TRIM pode apagar blocos excluídos em segundo plano. Então o tempo importa.
O que eu verificaria antes de mexer com apps de recuperação:
1. Lixeira. Já vi gente jurar que um arquivo tinha sumido e ele estava lá o tempo todo.
2. Lixeira do OneDrive, se você sincroniza com o OneDrive. A sincronização em nuvem salva as pessoas com mais frequência do que elas imaginam.
3. Histórico de Arquivos, Versões Anteriores ou qualquer ferramenta de backup que você ativou meses atrás e esqueceu.
4. Unidades externas, pendrives antigos, outro PC, anexos de e-mail, pastas compartilhadas. Já recuperei trabalho excluído a partir de um anexo enviado antes.
5. Pesquisa do Windows. Às vezes o arquivo foi renomeado ou arrastado por acidente para alguma pasta sem sentido.
Se nada disso mostrar resultado, eu passaria rápido para um software de recuperação.
Eu tive mais sorte com o Disk Drill do que com a maioria das ferramentas que o pessoal vive citando em fóruns. O principal motivo é simples. Ele não briga com você. Você escolhe a unidade, faz a varredura, filtra os resultados, visualiza o que encontrou e depois recupera para outro local. Para quem não faz recuperação de arquivos com frequência, isso importa mais do que texto bonito em um site.
Meu processo mais ou menos é este:
1. Instale o Disk Drill em outra unidade, se possível.
2. Escolha a unidade onde o arquivo perdido estava.
3. Execute a varredura e deixe terminar. Não pare na metade, a menos que saiba o motivo.
4. Pesquise por nome de arquivo, tipo ou data, se você lembrar de algum desses detalhes.
5. Visualize o arquivo antes de restaurá-lo.
6. Salve o arquivo recuperado em outra unidade, não na mesma que você escaneou.
Essa última parte importa. Se você recuperar de volta na mesma unidade, corre o risco de sobrescrever outros dados que ainda poderiam ser recuperados. Já vi gente fazer isso uma vez e depois se perguntar por que o segundo arquivo voltou corrompido.
A ferramenta de visualização é a parte de que eu mais gostei. Você consegue fazer uma checagem rápida para ver se o arquivo abre e parece intacto antes de gastar tempo restaurando lixo. Pelo que vi no uso, ela também preserva nomes de arquivos e pastas melhor do que algumas opções gratuitas, quando as informações do sistema de arquivos ainda estão lá. No Windows, a versão gratuita oferece varredura e visualização ilimitadas, além de até 100 MB de recuperação sem custo.
Se você quiser um caminho gratuito, o PhotoRec é a resposta de sempre. Funciona. Eu já usei. Também joga uma bagunça no seu colo depois da varredura. Como ele depende bastante de assinaturas de arquivo, nomes de arquivos e caminhos de pastas costumam desaparecer. Você acaba tendo que organizar pilhas de coisas com nomes como f123456.jpg dentro de pastas recup. Ótimo para resgatar muitas fotos. Bem menos divertido para encontrar um documento da terça-feira passada.
Então, se você quiser o caminho mais limpo, eu começaria com o Disk Drill. Se você quiser custo zero e não se importar com o trabalho de organização depois, o PhotoRec ainda merece seu lugar.
Sim, a recuperação gratuita no Windows 11 ainda é possível, mas suas chances caem rápido se você continuar usando o PC.
Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto importante: pare de gravar no disco. Discordo um pouco de partir direto para o PhotoRec primeiro no uso gratuito. Ele funciona, mas para documentos de escritório muitas vezes transforma a recuperação em um pesadelo de organização.
Tente esta ordem em vez disso.
1. Verifique o Windows File Recovery da Microsoft. É gratuito. Ele roda no Terminal, então é menos amigável, mas faz um trabalho mais limpo do que ferramentas só por assinatura quando o sistema de arquivos ainda tem informação suficiente.
2. Se os arquivos estavam na Área de Trabalho, Documentos ou Imagens, verifique o histórico de versões do OneDrive e a lixeira dele.
3. Se você precisa de uma interface gráfica, faça uma varredura com o Disk Drill primeiro. A varredura e a visualização gratuitas ajudam você a ver se os arquivos ainda estão lá antes de fazer alguma besteira. No Windows, o limite de recuperação gratuita é pequeno, então ele funciona melhor para alguns arquivos urgentes.
4. Se os nomes dos arquivos não importam, então use o PhotoRec.
Mais uma coisa: SSDs no Windows 11 são complicados para recuperação de arquivos excluídos porque o TRIM frequentemente limpa os blocos rápido. HDDs geralmente oferecem chances melhores.
Para um passo a passo simples, este vídeo sobre o melhor software de recuperação de dados para PCs com Windows cobre o básico muito bem.
Recupere para outra unidade. Não para a mesma. É aí que as pessoas estragam tudo.

Sim, às vezes. Nem sempre. A parte gratuita é real, a parte do tempo é o problema.
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @stellacadente sobre não usar mais a unidade, mas eu acrescentaria uma coisa que as pessoas ignoram: se os arquivos excluídos estavam na sua unidade principal C: e o Windows ainda está rodando nela, a cada minuto o sistema continua fazendo gravações em segundo plano. Então a atitude gratuita mais segura costuma ser desligar o PC e trabalhar de outro computador ou por um USB inicializável, se puder. Meio chato, mas mais seguro.
Algumas opções gratuitas que eles não abordaram muito bem:
- Verifique os caches temporários dos seus aplicativos. Word, Excel, Adobe e alguns editores mantêm cópias de salvamento automático.
- Se era um arquivo baixado, verifique o histórico de downloads do navegador e as pastas de origem.
- Procure em `C:\Users\YourName\AppData` por pastas de recuperação específicas de aplicativos.
- Se você já usou o salvamento em nuvem do Notepad, Office ou Adobe, pode haver uma versão ainda por aí.
Para recuperação gratuita real de arquivos excluídos no Windows 11, o Windows File Recovery da Microsoft é legítimo, só é feio de usar. Melhor para quem consegue lidar com comandos. Se você quiser algo mais fácil para inspecionar primeiro, o Disk Drill é útil porque você pode escanear e visualizar antes de decidir o que fazer. Eu não adoro totalmente os limites gratuitos em aplicativos de recuperação, mas para alguns arquivos críticos ainda pode ser suficiente.
Uma coisa da qual eu discordaria: as pessoas tratam o PhotoRec como a resposta gratuita padrão. Para documentos mistos, isso pode virar uma grande bagunça, para ser sincero.
Além disso, se isso foi em um SSD, prepare-se para resultados decepcionantes porque o TRIM é brutal.
Título útil da discussão: Dicas de recuperação de arquivos excluídos no Windows 11 após esvaziar a Lixeira

Eu acrescentaria um ponto que os outros só tocaram de leve: se o arquivo foi excluído de um espaço de trabalho de aplicativo, talvez você consiga recuperá-lo sem fazer recuperação em nível de bloco.
Verifique isto antes de qualquer scanner:
- pastas de AutoRecover do Office
- arquivos recentes e cache na nuvem da Adobe
- histórico de downloads do navegador
- anexos de e-mail que você enviou ou recebeu
- arquivos compartilhados do Teams, Slack, Discord, WhatsApp Desktop
- pastas de exportação de aplicativos de impressora ou scanner
- pastas temporárias do aplicativo exato que criou o arquivo
Discordo um pouco do conselho de desligar imediatamente de qualquer maneira. Em um sistema criptografado com BitLocker, desligar pode complicar as coisas se você não estiver preparado. É melhor agir rápido e evitar gravações do que criar um segundo problema.
Se você for fazer uma varredura, o Disk Drill é um meio-termo razoável depois das opções integradas/gratuitas já mencionadas por @stellacadente, @techchizkid e @mikeappsreviewer.
Prós do Disk Drill:
- pré-visualização fácil
- filtragem melhor do que a de muitas ferramentas gratuitas
- menos caótico do que a recuperação bruta por assinatura
- bom para verificar se a recuperação realmente vale a pena
Contras:
- o limite de recuperação gratuita no Windows é pequeno
- a própria instalação pode gravar no disco se você não tomar cuidado
- varreduras profundas podem retornar muito lixo e duplicatas
Melhor prática: remova a unidade e conecte-a a outro PC como unidade secundária, se possível. Isso reduz bastante o risco de sobrescrita. Se os arquivos forem realmente críticos, faça primeiro uma imagem completa da unidade e depois recupere a partir da imagem, não do original. É mais lento, mas mais seguro do que mexer repetidamente no disco em uso.