O armazenamento do meu iPhone está cheio, e estou tentando liberar mais espaço sem comprar iCloud nem trocar de celular. Já apaguei alguns apps e fotos, mas ainda diz que meu armazenamento está quase cheio. Preciso de ajuda com as melhores formas gratuitas de liberar armazenamento no iPhone e descobrir o que está ocupando tanto espaço.
Eu passei pela mesma confusão. Meu iPhone ficava reclamando do armazenamento mesmo eu tendo espaço extra na nuvem, e por um tempo achei que a Apple contava os dois como se fossem a mesma coisa. Não é assim. O armazenamento do iCloud não adiciona espaço dentro do telefone. Ele guarda cópias e arquivos sincronizados em outro lugar.
Você não pode comprar mais armazenamento interno do iPhone depois. Os chips de armazenamento são fixos na placa, então a capacidade que você comprou no primeiro dia é a capacidade com a qual vai conviver. Irritante, sim. Ainda assim, você tem algumas maneiras de liberar espaço ou tirar coisas do telefone sem assinar outra cobrança mensal.
Uma coisa que notei no meu: quando o espaço livre ficou baixo, o telefone inteiro ficou lento. A câmera demorava mais para abrir. Alternar entre apps parecia travado. Até digitar ficava com atraso de vez em quando. Eu não sabia disso no começo, mas os iPhones precisam de armazenamento livre para funcionar bem. Quando você fica perto demais de zero, o desempenho cai.
Se você quer a forma mais rápida de conferir a realidade, abra Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone. Essa tela mostra o que está ocupando o seu telefone. Para a maioria das pessoas, acabam sendo fotos, vídeos, anexos antigos de mensagens, apps que esqueceram que tinham e Dados do Sistema, que são basicamente cache e lixo residual.
Perdi tempo apagando as coisas uma por uma. Capturas de tela, fotos duplicadas, gravações de tela gigantes, tudo isso. Depois experimentei um app de limpeza, embora a maioria parecesse suspeita e cheia de testes gratuitos. O que eu mantive foi o Clever Cleaner. Ele era grátis quando usei, sem anúncios, sem barreira de assinatura aparecendo a cada dez segundos. O que mais me ajudou foi a classificação por tamanho. Há uma seção Heavies, então você pode ver os maiores arquivos primeiro em vez de ficar adivinhando.
O localizador de duplicados também ajudou. Eu tinha um monte de fotos quase idênticas porque sempre tiro três ou quatro antes de escolher uma. Ele agrupou tudo isso e tornou a limpeza menos dolorosa. Também gostei de um detalhe de privacidade. Ele faz a varredura no telefone, não enviando sua fototeca para algum servidor. Depois que limpei cerca de 12 GB, principalmente fotos duplicadas e capturas de tela antigas, a lentidão no meu telefone sumiu. Diferença absurda, sem exagero.
Se o seu objetivo é ter espaço extra sem assinatura, o armazenamento externo é o caminho mais limpo. Você pode comprar um pendrive Lightning ou um USB-C, dependendo do seu iPhone. Os drives SanDisk iXpand são o exemplo mais comum. Conecte, passe seus vídeos e fotos para ele e depois apague esses arquivos do telefone. Uma compra só e pronto. Se você já tem cartões SD de câmera por aí, um leitor Lightning-para-SD ou USB-C-para-SD também funciona.
Se você não quer gastar nada, aqui está o que eu verificaria primeiro.
- Desinstale apps não usados
Vá em Armazenamento do iPhone e ative Desinstalar Apps Não Usados, ou faça isso app por app. Isso remove o app em si, mas mantém seus documentos e dados. Se você reinstalar depois, suas coisas voltam.
- Limpe os dados do Safari
Vá em Ajustes > Apps > Safari e depois limpe Histórico e Dados dos Sites. O Safari acumula mais lixo do que as pessoas imaginam. No meu, havia uma boa quantidade de espaço presa ali.
- Verifique os anexos das mensagens
Chats em grupo devoram armazenamento. GIFs, memes, vídeos, notas de voz, tudo salvo localmente. Em Armazenamento do iPhone, procure por Revisar Anexos Grandes. Você pode limpar muita coisa dali rápido.
- Use espaço gratuito na nuvem de outros serviços
O Google Fotos oferece 15 GB grátis. O Dropbox oferece 2 GB. Não é muito, mas ainda é útil se você quiser tirar arquivos antigos do dispositivo e mantê-los acessíveis.
- Passe vídeos para um computador
Esse é o método antigo, e ainda é um dos melhores. Conecte o telefone a um Mac ou PC, copie os vídeos gigantes e depois remova-os do iPhone. Leva alguns minutos, mas funciona e não há taxa recorrente envolvida.
Então é isso: você não pode expandir o armazenamento interno do telefone em si. A Apple não deixa espaço para isso. O que você pode fazer é recuperar espaço desperdiçado, mover arquivos grandes para outro lugar e parar de pagar por armazenamento se não precisar da praticidade. Eu fiz isso primeiro manualmente, depois com um app de limpeza, e o telefone voltou ao normal de novo depois que liberei espaço suficiente.