O armazenamento do meu iPhone está quase cheio, e notei que os apps estão ocupando muito espaço no Armazenamento do iPhone. Quero liberar espaço sem excluir os apps de fato, porque ainda os uso todos os dias. Existe uma maneira de apagar dados dos apps, cache ou documentos no iPhone sem remover os apps?
A tela de armazenamento do seu iPhone é enganosa de um jeito que confunde muita gente. Eu passei pela mesma bagunça. Você olha para seus apps, conta talvez uns 20, nenhum parece enorme, aí Aplicativos está ocupando uma fatia gigante do armazenamento. Parece errado, mas o iOS está contando mais do que apenas o download do app.
Aplicativos inclui algumas coisas diferentes:
Dados do usuário. Logins, ajustes salvos, conteúdo baixado, preferências.
Arquivos de suporte. Recursos extras, arquivos de idioma, coisas que o app precisa em segundo plano.
Cache. Normalmente esse é o principal. Apps sociais salvam imagens e vídeos localmente. Jogos mantêm recursos armazenados. Navegadores guardam dados de sites. Com o tempo, essa pilha engorda mesmo quando você não instala nada novo.
Então sim, o número cresce com o uso, não só com novos apps.
Também existe uma divisão entre Aplicativos e Dados do Sistema. Muita gente confunde os dois. O armazenamento de aplicativos está ligado aos apps que você instalou. Dados do Sistema são coisas do lado do iPhone, como fontes, vozes da Siri, logs, dicionários e arquivos de indexação. Ambos crescem. Você tem mais controle sobre a parte dos apps.
Se você quer recuperar espaço sem apagar o telefone, eu começaria por aqui:
Desinstalar apps sem apagar dados:
Vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone.
Escolha um app.
Toque em Desinstalar App.
Isso remove o app em si, mas mantém seus documentos e dados. Quando você o reinstala, suas coisas ainda estão lá. Eu usei isso em apps que não tocava havia semanas e ajudou rápido.
Limpar cache dentro dos apps:
Alguns apps deixam você fazer isso nas próprias configurações. O Telegram deixa. O Safari também, nas configurações principais do iPhone:
Ajustes > Safari > Limpar Histórico e Dados dos Sites
Para apps sem botão de limpar cache, a velha solução burra ainda funciona melhor. Apague o app e reinstale. Chato, sim. Eficaz, também sim.
Aprendi isso depois que meu telefone começou a parecer quebrado. A câmera abria devagar. Apps travavam. O aviso de Armazenamento Quase Cheio continuava aparecendo. Quando o espaço livre fica muito baixo, o iOS começa a ficar lento. Pelo que vi, manter cerca de 6GB livres faz diferença. O sistema precisa de espaço para reorganizar arquivos.
Tentei limpar tudo manualmente e me cansei de correr atrás de lixo escondido. No fim, usei um app de limpeza para organizar os arquivos mais rápido. O que encontrei foi o Clever Cleaner:
O que mais me chamou atenção foi o layout. Ele agrupava a mídia por tamanho de arquivo, então eu conseguia ver o que estava ocupando armazenamento sem ficar vasculhando menus por uma hora. Também mostrava os tamanhos das capturas de tela uma por uma, o que parece pequeno até você perceber quantas capturas inúteis vão se acumulando. Eu tinha muito mais do que imaginava, rs.
Também há uma seção de fotos semelhantes. Eu tiro três ou quatro versões da mesma foto o tempo todo e esqueço delas. Ele encontrou várias.
A outra coisa com que eu me importava era a privacidade. Ele fazia a análise no dispositivo, então minhas fotos não estavam sendo enviadas para algum lugar. Depois que limpei cerca de 15GB, o telefone voltou ao normal. Menos lentidão, menos travamentos, a câmera abriu rápido de novo.
Se o número de Aplicativos parece grande demais, normalmente é cache e dados de app, não alguma instalação misteriosa que você deixou passar. Comece desinstalando sem apagar dados, limpe o cache onde o app permitir, depois apague e reinstale os mais teimosos. Esse foi o caminho mais curto que encontrei.
Não, não da forma como a tela de Armazenamento faz parecer.
“Aplicativos” é um total. Inclui o arquivo do app mais seus documentos, downloads, mídia offline e lixo temporário. Você não recebe um botão oculto para apagar apenas o armazenamento do app enquanto mantém todos os apps intactos. O iOS não expõe isso de forma limpa para a maioria dos apps.
Concordo com parte do que @mikeappsreviewer disse, mas discordo de uma coisa. Excluir e reinstalar nem sempre é a melhor opção para apps que você usa todos os dias. Alguns apps lidam mal com rascunhos, downloads ou arquivos locais. Você perde coisas e depois passa uma hora entrando de novo nas contas. Não vale a pena, a menos que o app seja conhecido por consumir muito armazenamento.
Melhor abordagem para apps de uso diário:
- Verifique as próprias configurações do app em busca de Downloads, Armazenamento ou Redefinir Cache.
- Remova primeiro o conteúdo offline. Spotify, Netflix, YouTube, Podcasts, Google Maps, todos eles consomem gigas rapidamente.
- Limpe os anexos do Mensagens. Vídeos antigos nas conversas ocupam espaço sem chamar atenção.
- Revise o app Arquivos, em No Meu iPhone. Os apps despejam dados lá.
- Defina o Mensagens para manter por 1 ano ou 30 dias se você precisar de espaço.
- Ative Otimizar Armazenamento do iPhone em Fotos se as fotos ocuparem uma grande parte.
Falando em números, já vi um app social mostrar 1 GB de tamanho do app e 8 GB de dados. O problema são os dados, não o binário do app.
Se você quiser uma maneira mais rápida de encontrar lixo de mídia, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner. Ele ajuda a localizar fotos duplicadas, vídeos grandes e capturas de tela rapidamente. Além disso, pessoas discutindo apps gratuitos de limpeza para iPhone falaram coisas razoáveis aqui, o que usuários de iPhone dizem sobre o Clever Cleaner para liberar armazenamento.
Então, resposta curta: não, normalmente você não pode apagar o armazenamento de “Aplicativos” sem afetar o app de alguma forma. Você precisa reduzir dados do app, arquivos offline ou cache. Essa é a parte que está enchendo seu celular, não o ícone em si.
Na verdade, não, pelo menos não da forma limpa que as pessoas esperam.
O que o iOS chama de Aplicativos é meio que uma categoria de pacote. Você não pode simplesmente tocar em um botão mágico e dizer delete a bagunça do app, mas mantenha o app exatamente como está. A Apple deixa esse controle principalmente nas mãos dos desenvolvedores dos apps, o que é… irritante, sinceramente.
Concordo com partes do que @mikeappsreviewer e @byteguru disseram, mas acho que às vezes as pessoas focam demais nos caches e esquecem das coisas sem graça que consomem espaço silenciosamente todos os dias:
- notas de voz no Mensagens
- cópias editadas no Fotos
- anexos de e-mail baixados
- episódios de podcast marcados como salvos
- listas de leitura do navegador com páginas offline
- dados de apps sincronizados do iCloud de volta para o telefone
Esse último passa despercebido com frequência. Você apaga algumas coisas locais, e aí o iCloud prestativamente coloca tudo de volta. Muito divertido.
Algumas coisas que eu verificaria e que ainda não foram mencionadas:
- app Mail: se você usa o app Mail nativo com uma conta enorme, às vezes remover e adicionar a conta novamente reduz o cache local de e-mails
- Podcasts: defina episódios antigos já reproduzidos para exclusão automática
- apps do tipo WhatsApp/Discord/Slack: gerencie o armazenamento de dentro do app, especialmente em chats com muita mídia
- app Arquivos: classifique por tamanho, não por nome. Quase ninguém faz isso e depois fica se perguntando para onde foram 12 GB lol
- app Notas: documentos escaneados podem ficar estranhamente grandes
Além disso, reinicie o telefone depois da limpeza. Parece bobo, mas os cálculos de armazenamento do iOS podem demorar para acompanhar e não atualizar imediatamente.
Se o problema real for mais bagunça de fotos e vídeos do que os binários dos apps, o Clever Cleaner é realmente útil para identificar duplicatas, capturas de tela e arquivos de mídia grandes rapidamente. Se você quiser uma análise mais detalhada, esta análise do Clever Cleaner para liberar armazenamento do iPhone explica bem claramente o que ele faz.
Então, a versão curta é: não, normalmente você não pode apagar o armazenamento de apps sem afetar o app de alguma forma. Mas você pode reduzir o que o app mantém, cortar a bagunça sincronizada ou baixada e atacar a desordem de mídia que provavelmente está fazendo o problema parecer pior do que realmente é. A Apple torna isso muito mais desajeitado do que deveria.
Resposta curta: não.
O que você pode fazer é forçar o iOS a reduzir parte do espaço usado por alguns apps sem destruir totalmente sua configuração. Uma coisa que eu acrescentaria além do que @byteguru, @waldgeist e @mikeappsreviewer já explicaram é isto: alguns apps nativos recalculam mal até depois de uma atualização do iOS ou de um ciclo de sincronização. Já vi Música, Mail e Fotos mostrarem armazenamento inflado que depois diminui sem nenhuma ação drástica.
Alguns truques menos mencionados:
- Verifique Ajustes > Acessibilidade > Conteúdo Falado / vozes da Siri / dicionários. As vozes baixadas podem ser enormes.
- Remova backups antigos do dispositivo no Finder/iTunes do seu computador se você sincroniza localmente. Não é espaço do telefone, mas as pessoas costumam confundir os totais.
- Em apps de streaming, reduza a qualidade do download antes de baixar novamente a mídia offline. Mesmo conteúdo, menos armazenamento.
- Em Fotos, a biblioteca compartilhada e Apagados Recentemente podem fazer o armazenamento parecer travado por mais tempo do que o esperado.
Eu discordo um pouco do conselho de apagar e reinstalar como padrão. É bom para apps teimosos, claro, mas para apps com rascunhos locais ou fluxos de login incomuns, isso pode trazer mais dor de cabeça do que economia de espaço.
Se o verdadeiro culpado for bagunça de mídia em torno dos seus apps, o Clever Cleaner é razoável para encontrar duplicatas e vídeos gigantes rapidamente.
Prós
- varredura fácil
- bom para capturas de tela e fotos duplicadas
- ajuda a localizar arquivos grandes rapidamente
Contras
- não vai limpar magicamente cache protegido de apps
- menos útil se o seu problema de armazenamento for principalmente Mensagens ou bancos de dados de apps
- as sugestões de limpeza ainda precisam da sua revisão
Então, não existe um botão oculto de excluir apenas o armazenamento dos aplicativos. O iPhone faz você atacar os dados ao redor dos apps em vez disso.