Por que meu iPhone trava tanto até em coisas simples?

Meu iPhone ficou muito lento, mesmo quando estou apenas abrindo aplicativos, digitando ou rolando a tela. As tarefas básicas continuam travando, e isso está começando a afetar o uso no dia a dia. Não tenho certeza se isso é causado pelo armazenamento, pela saúde da bateria, por problemas do iOS ou por outra coisa, e preciso de ajuda para descobrir o que verificar e como corrigir.

Ver um iPhone caro engasgando em coisas como digitar, abrir apps ou simplesmente rolar a tela é irritante. Eu passei por isso também, e evitaria uma restauração completa de fábrica no início. Na maioria dos casos, a solução é menor e menos destrutiva.

Se você atualizou o iOS recentemente, dê um pouco de tempo a ele

Essa parte passa despercebida com frequência. Depois de uma grande atualização do iOS, o celular muitas vezes fica lento por um tempo porque está ocupado em segundo plano. Ele reindexa fotos, reconstrói dados dos apps e reorganiza arquivos do sistema para a nova versão. Durante esse período, a CPU é bastante exigida. Você percebe isso primeiro no teclado, depois nas animações e depois em pausas aleatórias ao abrir apps.

O que eu fiz foi simples. Deixei o celular carregando, conectado ao Wi-Fi, durante a noite, por duas ou três noites. Isso ajudou mais do que eu esperava. Reiniciar também eliminou alguns comportamentos temporariamente estranhos depois da atualização.

Se uma semana inteira passar e a lentidão continuar, eu pararia de culpar a atualização em si.

O armazenamento geralmente causa isso

Esse foi o principal para mim. iPhones precisam de espaço livre. Não só para seus arquivos, mas também para dados temporários do sistema, cache dos apps e todo o lixo que o iOS grava enquanto funciona. Quando o espaço livre fica muito baixo, o desempenho cai de formas que você sente na hora. Os apps abrem mais devagar. Digitar fica travando. Os menus pausam sem motivo algum.

Pelo que eu vi, ficar acima de mais ou menos 10 a 20 por cento de espaço livre faz diferença. Abaixo disso, o celular começa a parecer cansado.

Fotos e vídeos normalmente são a bagunça

Limpar manualmente uma biblioteca enorme é uma tarefa horrível. Tentei fazer do jeito antigo e não cheguei a lugar nenhum. Depois usei o Clever Cleaner, e isso tornou a limpeza muito menos dolorosa.

Estas foram as partes que achei úteis:

1. A seção Similares agrupou fotos quase iguais, não só duplicatas exatas. Então, se você tirou seis fotos da mesma coisa com pequenas mudanças, ele agrupa tudo e marca a Melhor Foto. Limpei uma pilha de lixo de uma vez só.
  2. A seção Pesados organizou primeiro os maiores arquivos, com tamanhos exatos. Isso deixou óbvio para onde o espaço tinha ido. Clipes antigos em 4K e gravações de tela esquecidas estavam perto do topo.
  3. A seção Capturas de Tela mostrava o tamanho dos arquivos em cada miniatura. Eu não esperava que capturas de tela fossem um problema tão grande, mas as minhas tinham se acumulado em gigabytes.
  4. Ele fazia tudo no próprio celular. Nada saía do dispositivo, o que era importante para mim.

Depois que removi cerca de 15 GB e esvaziei Apagados Recentemente no app Fotos, a lentidão sumiu. E sim, você precisa esvaziar Apagados Recentemente por conta própria. Se não fizer isso, os arquivos ainda ficam lá por 30 dias e continuam ocupando armazenamento. A Apple esconde essa limpeza um passo a mais, o que é um pouco irritante.

Configurações que vale a pena verificar

Se o seu armazenamento já parece bom, ou se você quer extrair mais velocidade, estas são as configurações que eu verificaria em seguida.

Modo de Pouca Energia

Se você deixa isso ativado o tempo todo, desative e teste de novo. Isso reduz o desempenho para economizar bateria. Uma troca válida se você está com 8 por cento em um aeroporto. Uma troca ruim se o seu celular parece lento todos os dias.

Atualização em 2º Plano

O caminho é Ajustes > Geral > Atualização em 2º Plano.

Eu desativei isso para apps que não tinham motivo para continuar atualizando em segundo plano. Apps de notícias, apps de compras, coisas aleatórias. Isso reduziu parte da carga em segundo plano e fez o celular parecer menos sobrecarregado.

Reduzir Movimento

O caminho é Ajustes > Acessibilidade > Movimento.

Ativar Reduzir Movimento ajudou em dispositivos mais antigos. Isso remove alguns efeitos de transição, então o celular tem menos carga visual. Não vai consertar um dispositivo com problema, mas fez o meu parecer mais fluido.

Atualize seus apps

Isso parece óbvio, mas apps desatualizados depois de uma atualização do iOS viram uma bagunça. Alguns ficam mal otimizados para a nova versão no começo. Atualizar tudo pela App Store resolveu uma lentidão estranha em alguns apps para mim.

A saúde da bateria importa mais do que as pessoas pensam

Antes de perder tempo com soluções profundas, verifique Ajustes > Bateria > Saúde da Bateria.

Se a capacidade máxima estiver abaixo de 80 por cento, o iOS pode reduzir o processador de propósito para evitar desligamentos aleatórios. Nesse ponto, o celular pode parecer gasto não importa que limpeza ou mudança de configuração você tente. Já vi gente correr atrás de soluções de software por dias quando a bateria era o verdadeiro problema o tempo todo.

Trocar a bateria geralmente é mais barato do que trocar o celular, e nessa situação isso costuma ajudar mais do que ficar ajustando configurações por horas.

Tente isto antes de uma limpeza completa

Se nada do que foi dito acima ajudar depois de uma semana, eu tentaria Redefinir Todos os Ajustes.

O caminho é Ajustes > Geral > Transferir ou Redefinir iPhone.

Isso não apaga seus apps, fotos nem arquivos pessoais. Redefine ajustes de rede, preferências de tela e outras coisas em nível de sistema que às vezes ficam bagunçadas depois de uma grande atualização. Já vi isso corrigir uma lentidão persistente quando nada mais resolvia.

Então minha ordem seria:

1. Espere alguns dias depois da atualização.
  2. Reinicie o celular.
  3. Libere espaço de armazenamento.
  4. Esvazie Apagados Recentemente.
  5. Verifique Modo de Pouca Energia, Atualização em 2º Plano, Reduzir Movimento e atualizações de apps.
  6. Verifique a saúde da bateria.
  7. Use Redefinir Todos os Ajustes.
  8. Só então pense em uma redefinição completa.

Uma limpeza completa é a solução mais barulhenta, não a primeira mais inteligente.

Se a lentidão aparece ao digitar, rolar a tela e alternar entre apps, eu também olharia para a pressão na RAM e o comportamento dos apps, não só para armazenamento ou bateria.

Algumas coisas que eu verificaria antes de apagar qualquer coisa:

1. Excesso de abas no Safari.
    Se você mantém mais de 100 abas abertas, o Safari consome memória. Feche-as. O mesmo vale para o Chrome.

2. Excesso de widgets na Tela de Início.
    Clima, ações, notícias, fitness, widgets da tela bloqueada. Eles continuam puxando dados. Remova alguns e teste por um dia.

3. App problemático fora de controle.
    Abra Bateria e veja a atividade dos apps nas últimas 24 horas e nos últimos 10 dias. Se um app mostrar uso enorme em segundo plano, exclua-o e reinstale. Já vi apps sociais causarem lentidão no telefone inteiro. Muito irritante.

4. Lentidão no teclado.
    Teclados de terceiros costumam ser os culpados. Volte para apenas o teclado da Apple e teste. A lentidão no texto preditivo também acontece quando vários teclados estão ativados.

5. Ajustes de Acessibilidade.
    Desative o Reconhecimento de Som se estiver ligado. Também desative as Legendas ao Vivo se estiverem ativadas. Esses recursos continuam ouvindo ou processando em segundo plano, e iPhones mais antigos sentem isso.

6. Calor.
    Se o seu iPhone fica quente o tempo todo, o desempenho cai rápido. Carregar enquanto joga, carro quente, capa grossa, área com sinal ruim. Tudo isso deixa ele mais lento.

Discordo um pouco do @mikeappsreviewer em um ponto. Esperar depois de uma atualização do iOS ajuda, mas se o seu telefone está lento há semanas, não continue esperando e torcendo. Tem outra coisa errada.

Se o armazenamento está apertado, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner. Além disso, esta análise é útil se você quiser uma explicação direta do que ele faz na limpeza do iPhone e na velocidade do armazenamento, veja esta análise do Clever Cleaner para iPhone e guia de limpeza de armazenamento.

Se o seu iPhone for mais antigo, como XR, 11 ou SE 2020, alguma lentidão nas versões mais novas do iOS também é sinceramente normal. Não é legal, mas é verdade.

Eu também olharia para uma coisa em que nem @mikeappsreviewer nem @cacadordeestrelas realmente insistiram o suficiente: serviços de rede e teclado.

Se a lentidão acontece ao digitar, abrir a busca ou carregar apps, tente isto:

• Desative o ditado por um dia e teste
    Ajustes > Geral > Teclado > Ativar Ditado
  • Desative temporariamente as Sugestões da Siri na Busca
    Às vezes a indexação do Spotlight + sugestões fica estranha
  • Apague os dados de sites do Safari
    Ajustes > Safari > Limpar Histórico e Dados dos Sites
  • Verifique apps de VPN / bloqueador de anúncios / DNS
    Eles podem deixar a abertura de apps muito mais lenta do que as pessoas imaginam
  • Saia do iCloud e entre novamente apenas como último passo de software
    Eu sei que algumas pessoas odeiam fazer isso, mas bugs de sincronização do iCloud podem fazer o telefone parecer com problema

Eu meio que discordo do pessoal do “provavelmente é a saúde da bateria”, a menos que o telefone seja mais antigo ou realmente mostre sintomas de limitação de desempenho. Uma bateria fraca importa, sim, mas muitos iPhones lentos na verdade só estão presos sincronizando, indexando ou lidando com armazenamento lotado e mídia inútil.

Verifique também Ajustes > Privacidade e Segurança > Análises e Melhorias > Dados de Análise. Se você vir o mesmo app ou processo travando repetidamente, isso é uma pista. Reinstale esse app primeiro.

Se o seu armazenamento estiver lotado de fotos, capturas de tela e vídeos enormes, o Clever Cleaner é honestamente uma das formas mais fáceis de liberar espaço sem perder uma hora organizando tudo manualmente. Se você quiser uma explicação sólida, esta análise prática do Clever Cleaner para liberar armazenamento do iPhone rapidamente explica isso com bastante clareza.

Se o telefone ainda estiver lento depois de tudo isso, eu suspeitaria de aquecimento, bateria falhando ou simplesmente hardware envelhecido, para ser sincero. Alguns iPhones mais antigos em versões mais novas do iOS simplesmente ficam meio capengas.

Um ângulo que acho que @cacadordeestrelas, @mike34 e @mikeappsreviewer não enfatizaram o suficiente é a qualidade do sinal celular. Se você mora ou trabalha em uma área com sinal fraco, o iPhone pode parecer estranhamente lento até em coisas simples porque os apps continuam tentando novamente chamadas de rede em segundo plano. Você percebe isso como travamentos ao abrir apps, busca demorando, pausas no teclado em alguns apps e drenagem de bateria. Teste rápido: use-o por um tempo em um Wi‑Fi forte com o celular desligado e veja se a lentidão muda.

Verifique também o Mail. Uma conta de e-mail travada pode prejudicar a capacidade de resposta mais do que as pessoas esperam. Remova e adicione novamente a conta com problema se o Mail continuar travando ou buscando para sempre.

Uma leve discordância: eu não partiria para Redefinir Todos os Ajustes rápido demais. Primeiro verifique Análises do iPhone, logs de pânico e se algum serviço está em loop.

Se o problema for armazenamento bagunçado, o Clever Cleaner é bom para reduzir a desordem de fotos.

Prós: fácil de verificar capturas de tela, duplicatas, vídeos grandes, interface simples.
Contras: apps de limpeza podem agrupar demais fotos semelhantes, ainda precisam que você revise as coisas, e o ganho de armazenamento não vai ajudar se o problema real for bateria, calor ou um app com bug.

Se a lentidão acontece em todo lugar, especialmente com calor, eu suspeitaria de bateria ou hardware envelhecido antes de fazer qualquer coisa drástica.