Meu iPhone tem apresentado lentidão, os aplicativos demoram mais para abrir e a rolagem parece travada, mesmo eu ainda tendo bastante armazenamento disponível. Estou tentando descobrir se isso pode ser causado pelo iOS, pela saúde da bateria, por aplicativos em segundo plano ou por outro problema de desempenho e preciso de ajuda para solucionar isso.
Se o seu iPhone está quase sem armazenamento, sim, isso com certeza pode fazer o celular parecer lento. Isso não é algum mito inventado de solução de problemas. O iOS precisa de espaço extra para arquivos temporários, cache de apps, tarefas em segundo plano, atualizações e memória virtual. Quando não sobra espaço suficiente, o celular inteiro pode começar a agir de forma estranha.
O conselho mais comum é manter cerca de 10% a 20% do armazenamento livre. Quando você fica com apenas alguns GB, pode surgir aquela sensação irritante de travamento: a rolagem engasga, o teclado demora para acompanhar sua digitação, os apps travam antes de abrir, coisas assim. Pode parecer que o celular envelheceu cinco anos de uma hora para outra.
Também vale a pena verificar mais algumas coisas. Se a lentidão começou logo depois de uma atualização do iOS, espere um pouco. Nas primeiras 48 a 72 horas, o celular pode estar fazendo vários processos em segundo plano, como reindexar fotos, atualizar dados de apps e limpar arquivos. Deixá-lo conectado no Wi‑Fi e carregando durante a noite por algumas noites geralmente ajuda a estabilizar.
Se já passou mais de uma semana e ele ainda continua ruim, verifique a Saúde da Bateria nos Ajustes. Quando a capacidade máxima cai abaixo de 80%, o iOS pode limitar o desempenho para evitar desligamentos aleatórios. O calor também pode causar redução de desempenho, então se o celular estiver no sol ou preso em uma capa grossa enquanto já está quente, ele pode diminuir a velocidade sozinho para proteger o hardware.
Dito isso, o armazenamento é a primeira coisa que eu verificaria. Muita gente não percebe quanto lixo vai se acumulando com o tempo: fotos que parecem duplicadas, vídeos antigos em 4K, capturas de tela aleatórias, gravações de tela e arquivos grandes que você nem lembrava que existiam. Limpar isso manualmente é horrível, especialmente se você tem anos de fotos.
Uma ferramenta que ajudou com isso é o Clever Cleaner. Ainda assim, eu teria cautela com apps de limpeza em geral porque muitos deles são armadilhas de assinatura, mas este é gratuito, não joga anúncios na sua cara e não esconde os recursos úteis atrás de um paywall.
A parte útil é a forma como ele organiza tudo. A seção Heavies classifica as mídias pelo tamanho do arquivo, então fica fácil encontrar os vídeos enormes e gravações de tela que estão ocupando espaço. Ele também mostra os tamanhos dos arquivos direto nas miniaturas, o que torna as decisões mais rápidas. A seção Similars agrupa fotos quase duplicadas, como quando você tirou várias da mesma cena e só precisa manter uma. Ele também pode sugerir qual é a melhor para manter.
Em termos de privacidade, ele processa a biblioteca no celular em vez de enviar suas fotos para outro lugar. Depois de limpar uma boa quantidade de arquivos desnecessários, o celular deve ter mais espaço para respirar, e isso pode fazer uma diferença bem perceptível se o problema era o armazenamento.
Não se esqueça desta parte: depois de apagar fotos ou vídeos, abra o Fotos, vá em Álbuns, role até Apagados Recentemente e escolha Apagar Tudo. Caso contrário, esses arquivos podem ficar lá por 30 dias e continuar ocupando espaço.
Antes de fazer uma redefinição de fábrica, eu tentaria nesta ordem:
- Se você acabou de atualizar o iOS, espere alguns dias.
- Certifique-se de que o Modo de Pouca Energia não esteja ativado.
- Limpe o cache do Safari nos Ajustes.
- Verifique o armazenamento e tente manter uma quantidade razoável livre, de preferência pelo menos 10GB ou mais.
- Se o problema forem as Fotos, use algo como o Clever Cleaner para encontrar os arquivos grandes e fotos semelhantes em vez de organizar tudo manualmente.
Uma redefinição deve ser o último recurso, não o primeiro. Muitas vezes, liberar armazenamento corrige a lentidão sem precisar apagar tudo do celular.
A desvantagem sorrateira de uma bateria desgastada é que ela pode fazer o telefone parecer travado mesmo quando o armazenamento está normal. Se você realmente tem bastante espaço livre, verifique Ajustes > Bateria > Saúde da Bateria e Carregamento e veja a Capacidade de Desempenho Máximo antes de apagar metade das suas fotos; a página de desempenho da bateria da Apple explica esse comportamento de limitação. A limpeza do armazenamento ajuda quando ele está baixo, mas uma rolagem engasgada com muito espaço livre geralmente aponta mais para bateria, calor ou um aplicativo com erro rodando em segundo plano.
Armazenamento livre não é a mesma coisa que margem de desempenho. Se você tem, digamos, 30 ou 50 GB livres, eu não começaria pela limpeza de fotos como principal suspeita. Um iPhone lento com bastante espaço disponível com mais frequência está lidando com calor, bateria fraca, uma atualização recente do iOS se estabilizando ou algum app ou serviço consumindo recursos em segundo plano.
Uma coisa rápida que as pessoas esquecem: verifique se a lentidão acontece em todo lugar ou só depois de abrir certos apps. Se o Safari com 200 abas, um app social, uma VPN, um app de teclado ou um widget ao vivo estiverem com problema, o telefone inteiro pode parecer lento mesmo que o armazenamento pareça normal. Reinicie o telefone, deixe-o conectado no Wi‑Fi durante a noite se você atualizou recentemente e depois teste antes de mudar dez configurações de uma vez. Eu também desativaria o Modo de Pouca Energia durante o teste, já que isso pode piorar a sensação das animações e da atualização dos apps.
Eu contestaria um pouco a ideia de limpar o armazenamento primeiro a menos que ele esteja realmente quase cheio. Ferramentas de limpeza como o Clever Cleaner podem ser úteis se o Fotos estiver inchado, mas não vão corrigir uma bateria desgastada, superaquecimento ou um app com falha. Se a Saúde da Bateria disser que o gerenciamento de desempenho está ativo, isso é um indício muito maior do que o número de armazenamento. Se a bateria parecer boa e o telefone ainda estiver travando depois de reiniciar e alguns dias após a atualização, então eu consideraria remover apps instalados recentemente ou redefinir todos os ajustes antes de fazer o processo completo de apagar e restaurar.