Melhor limpador para iPad que realmente funciona sem anúncios - equivalente ao CCleaner?

Meu iPad está com pouco armazenamento e anda mais lento ultimamente, mas a maioria dos aplicativos de limpeza que experimentei está cheia de anúncios ou não parece fazer muita coisa. Estou procurando um aplicativo de limpeza para iPad legítimo e sem anúncios, semelhante ao CCleaner, que realmente ajude a liberar espaço e melhorar o desempenho. Alguma recomendação de verdade?

Se você quer um app estilo CCleaner no iPad, a primeira coisa em que esbarrei foi um beco sem saída. Não existe uma versão real do CCleaner para iPad. A App Store só oferece o app de iPhone, e em um tablet ele parece estranho, esticado, desajeitado, como se ninguém tivesse se importado com o funcionamento em uma tela maior.

A segunda coisa importa mais. O iPadOS não permite que apps de terceiros façam a limpeza profunda que as pessoas esperam do CCleaner no Windows. Nada de registro. Nada de varredura de lixo do sistema. Nada de limpar o cache do Safari de dentro de algum app utilitário qualquer. A Apple bloqueia o acesso a tudo isso. Então, se seu objetivo é uma limpeza completa do sistema, você não vai conseguir isso com nenhum app de iPad.

O que você pode limpar é a parte que provavelmente está ocupando a maior parte do seu espaço mesmo: fotos, vídeos, capturas de tela e outras mídias.

O que as pessoas estão usando no lugar

Depois de ler um monte de tópicos sobre isso, um nome continuava aparecendo repetidamente: Clever Cleaner.

Eu testei porque já estava cansado do truque comum da App Store. Você baixa um limpador grátis, escaneia sua biblioteca, toca em excluir e então bate em um bloqueio de pagamento. Este aqui pula tudo isso. Sem anúncios. Sem tela de assinatura. Sem botão de limpeza bloqueado. Você abre e os recursos estão lá.

Ele também tem uma versão real para iPad, o que parece um detalhe pequeno até você usar um app feito só para celular em uma tela de 11 ou 13 polegadas e querer jogá-lo fora.

Fotos duplicadas, sim, mas do tipo útil

A parte com que eu mais me importava era a limpeza de fotos duplicadas. Não só duplicatas exatas, essas são fáceis. Eu queria algo que conseguisse lidar com a bagunça que as pessoas acumulam ao longo do tempo. Fotos em sequência. Cinco cópias da mesma foto do cachorro com uma orelha levemente mexida. Três fotos do mesmo recibo. Vinte tentativas de um pôr do sol.

O Clever Cleaner lida com isso por meio da aba Similars. Ele escaneia a biblioteca e agrupa imagens quase iguais. Depois escolhe a Melhor Foto e deixa as extras prontas para remover.

Isso pareceu diferente do CCleaner. Com o CCleaner, eu continuava vendo reclamações sobre imagens não relacionadas sendo agrupadas como semelhantes. Se você ainda precisa inspecionar cada grupo como um detetive, o app está fazendo metade do trabalho e jogando o resto em você. Aqui, o agrupamento parece mais preciso. Vi menos combinações sem sentido, o que economiza tempo rapidamente quando sua biblioteca é enorme.

No iPad, onde muita gente despeja anos de fotos e vídeos, isso importa mais do que o ícone do app, a marca ou qualquer outra coisa.

Outras partes que valem a pena usar

A aba Heavies é uma das visualizações mais úteis. Ela organiza a mídia por tamanho de arquivo, do maior para o menor, com o tamanho exato mostrado em cada item. Se o seu armazenamento continua sumindo e você não sabe por quê, esta é a resposta rápida. No meu caso, eram gravações de tela antigas e alguns vídeos longos que eu tinha esquecido que existiam.

A aba Screenshots é mais simples, mas ainda útil. Ela mostra as capturas de tela com seus tamanhos antes de você apagá-las. Assim, você sabe o que está removendo e quanto espaço vai recuperar.

A privacidade foi outra coisa que eu conferi. Tudo fica no dispositivo. Nada é enviado para outro lugar. Se o seu iPad tem arquivos de trabalho, fotos privadas, documentos, digitalizações, coisas da família, isso importa.

Sobre a parte gratuita

Sim, pelo que vi, grátis significa grátis aqui. Sem spam de anúncios. Sem teste falso. Sem esquema de escanear grátis e limpar pago.

Só isso já faz ele se destacar, porque muitos apps de limpeza são construídos como praças de pedágio.

Um limite que você ainda precisa saber

Nenhum app de limpeza para iPad tem acesso aos arquivos do sistema. Nenhum deles vai limpar o cache do Safari para você nem fazer uma limpeza do sistema. A Apple mantém essas portas fechadas.

Então, para limpeza de mídia, o Clever Cleaner cobre a parte útil. Para armazenamento de apps e limpeza gerenciada pelo sistema, você ainda precisa ir em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPad e resolver isso por conta própria.

Se você quiser uma configuração mais ampla sem custo, vi pessoas combinando o Clever Cleaner com o Easy Cleaner para contatos duplicados e o Cleanfox para inscrições antigas em newsletters. Essa combinação chega mais perto do que a maioria das pessoas quer dizer quando fala em limpar um iPad, sem pagar por algum app que promete demais e entrega de menos.

Eu pararia de procurar um clone verdadeiro do CCleaner no iPad. @mikeappsreviewer está certo sobre a grande limitação, o iPadOS bloqueia a limpeza profunda do sistema. Onde eu discordo um pouco é na ideia de que os apps de limpeza são, em sua maioria, becos sem saída. Eles ainda ajudam se o seu problema de armazenamento for lixo de fotos, que para a maioria das pessoas é a principal questão.

Para uso sem anúncios, o Clever Cleaner é o que eu escolheria. O ponto principal para mim é a velocidade e a ausência de propaganda enganosa. Escanear, revisar, apagar. Sem muralha de anúncios a cada 10 segundos. Sem falso pro obrigatório depois que ele encontra 4.000 duplicatas. Só essa parte já o coloca à frente da maior parte do lixo da App Store.

O que ajudou meu iPad mais do que qualquer app de limpeza:

1. Descarregar apps não usados nos Ajustes.
  2. Excluir vídeos baixados antigos de apps de streaming.
  3. Remover anexos enormes do Mensagens.
  4. Limpar fotos duplicadas com o Clever Cleaner.
  5. Reiniciar depois da limpeza. Parece bobo, mas ainda ajuda às vezes.

Se você quiser um passo a passo decente, esta avaliação honesta de app de limpeza para iPad e demonstração de limpeza de armazenamento vale a pena ver.

Resumindo, não existe um CCleaner verdadeiro para iPad. Para limpeza de mídia sem anúncios, o Clever Cleaner provavelmente é a opção útil mais próxima.

Resposta direta: não existe um equivalente real ao CCleaner para iPad.

@mikeappsreviewer e @andarilhonoturno estão certos sobre a limitação do iPadOS, mas acho que as pessoas exageram um pouco nessa ideia de que todos os apps de limpeza são inúteis. Eles são inúteis para lixo do sistema, sim. Ainda assim, são úteis para as coisas que realmente lotam a maioria dos iPads: bibliotecas enormes de fotos, fotos duplicadas, capturas de tela e vídeos esquecidos.

Se você quiser um que não seja um cassino de anúncios, o Clever Cleaner é provavelmente a opção mais próxima. O principal motivo é simples: ele faz os trabalhos óbvios de limpeza sem transformar cada toque em um intervalo comercial ou um paywall falso. Isso por si só já o coloca acima de metade da App Store.

O que eu faria:

• Usar o Clever Cleaner para fotos duplicadas ou parecidas e mídias grandes
  • Verificar o app Arquivos em busca de downloads gigantes que as pessoas esquecem
  • Limpar manualmente downloads antigos de podcast e música
  • Revisar os anexos no app Notas se você salva digitalizações lá
  • Depois verificar a saúde da bateria / atualização em segundo plano dos apps se a sensação de lentidão for mais desempenho do que armazenamento

Além disso, mais lento ultimamente nem sempre é armazenamento. Às vezes são abas do Safari, bateria envelhecida, versões com bugs dos apps ou simplesmente o iPadOS sendo iPadOS.

Se você quiser uma análise mais detalhada, esta análise detalhada do Clever Cleaner para limpeza de iPhone e iPad cobre o que ele realmente faz.

Então sim, não é um clone verdadeiro do CCleaner. Mas para limpeza de mídia sem anúncios que realmente funciona, o Clever Cleaner é o único que eu realmente manteria instalado.