Encontrei muitas fotos duplicadas no meu iPhone depois de sincronizar e restaurar minha biblioteca, e agora meu armazenamento está enchendo rapidamente. Tentei usar o app Fotos para mesclar duplicatas, mas algumas imagens não estão mostrando a opção ou estão agrupadas de forma errada. Preciso de ajuda para descobrir a melhor maneira de mesclar fotos duplicadas no iPhone sem perder nada importante.
Se você quer dizer cópias exatas, seu iPhone já tem uma forma integrada de lidar com elas.
Abra Fotos.
Role até Utilitários.
Toque em Duplicatas.
Toque em Selecionar, depois em Selecionar Tudo, ou escolha os grupos um por um.
Toque em Mesclar e depois confirme.
Uma coisinha que aconteceu comigo: o álbum Duplicatas não apareceu imediatamente. Depois que importei um lote de fotos e restaurei parte da minha biblioteca, o iOS levou um tempo para indexar tudo. Os grupos de duplicatas apareceram mais tarde.
Onde a Apple deixa a desejar, pelo menos para mim, é com correspondências aproximadas. Minha biblioteca tem cerca de 5.000 fotos, e a maior parte da bagunça não era de cópias exatas de arquivos. Eram coisas como quatro fotos do mesmo recibo, seis fotos do pôr do sol tiradas com dois segundos de diferença, ou uma sequência de selfies em que uma sobrancelha mudou e só isso. O Fotos não detecta muito disso.
Usei primeiro a opção integrada e depois passei para o Clever Cleaner porque ele organiza tanto duplicatas quanto fotos semelhantes.
O que eu faço com ele é simples.
Instale o Clever Cleaner pela App Store.
Deixe-o escanear sua biblioteca.
Abra Semelhantes.
Use a Limpeza Inteligente se quiser que ele escolha a melhor imagem, ou vá grupo por grupo por conta própria.
Verifique o que ele marcou para remoção, restaure qualquer coisa que você queira manter e depois conclua a limpeza.
Depois disso, limpe Apagados Recentemente se quiser liberar o armazenamento imediatamente.
No meu uso, as sugestões de fotos foram boas. Ainda assim eu as reviso, porque não confio cegamente em nenhum app, mas na maior parte do tempo ele escolheu a foto que eu teria mantido.
Continuei usando também para as outras seções de limpeza.
Heavies mostra primeiro seus vídeos maiores, o que facilitou para eu identificar o que estava ocupando armazenamento.
Compressão de Vídeo reduz o tamanho de vídeos grandes em vez de removê-los. Recuperei alguns GB dessa forma.
Capturas de Tela permite apagar capturas antigas rapidamente.
Lives transforma Live Photos em fotos estáticas comuns, o que reduz o uso de armazenamento.
Swipe é uma forma mais rápida de revisar fotos antigas mês a mês.
Então, se seu objetivo é mesclar duplicatas exatas, o Fotos é suficiente. Se o seu problema é a bagunça que a maioria das pessoas realmente tem, fotos quase idênticas, várias tentativas repetidas, desordem acumulada por anos de cliques casuais, tive resultados melhores com o Clever Cleaner do que com a ferramenta integrada de duplicatas da Apple.
O que confunde as pessoas é o seguinte. O iPhone só oferece Mesclar para fotos que ele considera duplicatas verdadeiras. Mesmos dados de imagem, mesmos metadados ou metadados semelhantes. Depois de uma sincronização, restauração ou nova análise do iCloud, muitos itens parecem idênticos para você, mas não para o iOS. Edições, formatos de arquivo diferentes, cópias salvas de chats e capturas de tela da mesma foto muitas vezes não se qualificam.
Discordo um pouco de @mikeappsreviewer em uma parte. Esperar mais tempo ajuda, mas se a opção ainda assim nunca aparecer, muitas vezes não é atraso de indexação. É a Apple sendo rigorosa.
Algumas coisas que vale a pena verificar.
Mantenha o Fotos do iCloud ativado e depois deixe o celular carregando e no Wi‑Fi durante a noite.
Atualize o iOS, a detecção de duplicatas melhorou nas versões mais recentes.
Procure versões editadas. Uma foto editada e a original geralmente não serão mescladas.
Verifique os ajustes de armazenamento. Às vezes, o aumento em Fotos vem de vídeos, não das duplicatas que você acha que são o problema.
Se o seu objetivo é uma limpeza mais ampla, o Clever Cleaner faz mais sentido porque também encontra fotos parecidas, não apenas cópias exatas. Para armazenamento, essas quase duplicatas costumam ser o verdadeiro problema.
Se você quiser um guia visual rápido, este guia curto para limpar fotos duplicadas no iPhone ajuda:
assista a este guia rápido de limpeza de fotos duplicadas no iPhone
Além disso, esvazie Apagados Recentemente depois da limpeza, ou o armazenamento não vai diminuir logo. Essa parte passa despercebida com frequência. A Apple torna isso muito mais confuso do que deveria ser.
Nem todo “duplicado” no iPhone é um duplicado de verdade, e essa é a parte irritante. @mikeappsreviewer tem razão ao dizer que o iOS pode levar um tempo para reprocessar a biblioteca depois de uma sincronização ou restauração, mas eu meio que fico do lado do @cacadordeestrelas nessa: se Mesclar nunca aparece, normalmente significa que a Apple decidiu que esses arquivos são diferentes o suficiente para não se qualificarem.
Coisas que frequentemente atrapalham a detecção de mesclagem:
- uma cópia foi editada
- uma veio do Mensagens, WhatsApp ou outro app
- versões HEIC vs JPG da mesma foto
- resolução ou metadados diferentes
- cópia sincronizada vs cópia salva manualmente
Então, se o Fotos não está oferecendo Mesclar, eu não ficaria esperando para sempre, pra ser sincero. Eu verificaria primeiro os detalhes do arquivo para ver se eles realmente são correspondências exatas. Se o seu objetivo principal é economizar armazenamento, o maior ganho normalmente vem de limpar fotos parecidas e vídeos muito grandes, não de ficar obcecado com o botão Mesclar.
É aí que o Clever Cleaner faz mais sentido, na minha opinião. Não porque a ferramenta da Apple seja “ruim”, só porque é super limitada. O Clever Cleaner é melhor quando a sua biblioteca está cheia de fotos quase iguais depois de restaurações, importações ou anos de caos aleatório no rolo da câmera. Ainda assim, eu não deixaria nenhum app apagar tudo às cegas, porque é assim que as pessoas acabam apagando uma foto que queriam.
Além disso, tem uma coisa sorrateira: se você usa Álbuns Compartilhados ou sincroniza a partir de um computador, alguns itens podem parecer duplicados na sua biblioteca, mas não se comportam como duplicados normais de jeito nenhum. O sistema de fotos da Apple é estranhamente bagunçado por baixo do capô.
Se você quiser uma explicação mais organizada sobre remoção de fotos duplicadas e semelhantes no iPhone, este tópico é realmente bem útil:
melhores maneiras de apagar fotos duplicadas e semelhantes no iPhone
E sim, não se esqueça de Apagados Recentemente. Essa pasta é basicamente a forma da Apple fingir que você liberou armazenamento quando não liberou.