Apaguei acidentalmente as fotos das minhas férias de um cartão SD enquanto transferia arquivos para o meu computador, e agora não consigo encontrá-las em lugar nenhum. Essas fotos são muito importantes e ainda não tirei nenhuma nova foto no cartão. Existe uma maneira segura de recuperar fotos apagadas de um cartão SD antes que elas sejam perdidas para sempre?
Eu mesmo fiz isso uma vez com um cartão SD cheio de uma viagem, fotos, clipes curtos, tudo. Os primeiros minutos foram ruins. A solução foi menos dramática do que o pânico.
O primeiro passo é o que mais importa. Pare de usar o cartão. Tire-o da câmera, telefone, drone, seja lá no que ele estiver, e deixe-o em paz.
Quando arquivos são excluídos de um cartão SD, o cartão geralmente não apaga os dados da foto ou do vídeo imediatamente. O que é removido primeiro é o mapa de arquivos, a parte que diz ao dispositivo onde cada arquivo está. O cartão então trata esses locais como espaço livre. Seus dados muitas vezes ainda ficam lá até que novos arquivos sejam gravados por cima. Se você continuar fotografando, aumenta as chances de perda permanente.
Ignore as ferramentas de reparo do sistema operacional. Eu não executaria CHKDSK no Windows nem o First Aid no macOS para isso. Essas ferramentas visam reparar problemas no sistema de arquivos, não recuperar mídia excluída. Nessa situação, elas tendem a piorar as coisas ao limpar entradas das quais você ainda precisa para a recuperação.
O que eu faria em vez disso:
- Use um leitor de cartão adequado
Conecte o cartão SD ao seu computador com um leitor dedicado. Tive mais sorte com isso do que usando a câmera via USB. Isso dá ao aplicativo de recuperação um acesso mais limpo ao cartão.
- Execute um software de recuperação feito para cartões SD
Das coisas que testei, Disk Drill foi o que eu sempre acabava usando para cartões de memória. A varredura é completa, e a ferramenta de visualização economiza tempo. Você pode verificar se as fotos e vídeos que ele encontrou são utilizáveis antes de recuperá-los. Gostei dessa parte mais do que esperava, porque isso me impediu de restaurar uma pilha de arquivos corrompidos.
Se os seus arquivos ausentes forem vídeos de uma GoPro, Canon ou de um drone, há um detalhe extra. Esses dispositivos costumam armazenar vídeo em partes espalhadas pelo cartão. Alguns aplicativos de recuperação trazem essas partes de volta na ordem errada, então o arquivo abre, mas reproduz mal, ou nem reproduz. O Disk Drill tem o Advanced Camera Recovery para esse tipo de caso. Ele foi feito para reconstruir esses fragmentos de vídeo em arquivos funcionais. No Windows, a camada gratuita permite recuperar até 100 MB, o que é suficiente para um teste.
- Se você precisa de algo gratuito, existe uma compensação
PhotoRec é a opção sem custo que as pessoas mencionam por um motivo. Funciona. Também é difícil de usar.
Ele roda em uma interface de linha de comando. Sem visualizações. Sem nomes de arquivo originais. Sem estrutura de pastas. Ele despeja os arquivos recuperados em grandes montes com nomes genéricos, então você acaba separando uma bagunça manualmente. Se o seu cartão tinha algumas fotos de família, tudo bem. Se tinha anos de arquivos RAW, JPEGs e clipes misturados, prepare-se para uma longa noite.
As pessoas também mencionam muito o Recuva e o Windows File Recovery. Minha opinião:
O Recuva é aceitável para exclusões simples, embora eu o tenha visto ter dificuldade com formatos RAW de câmeras.
O Windows File Recovery parece básico demais e, em FAT32 ou exFAT, que é o que a maioria dos cartões SD usa, não foi meu favorito nem um pouco.
- Recupere para uma unidade diferente
Esta parte não é negociável. Não salve os arquivos restaurados de volta no mesmo cartão SD.
Quando o aplicativo perguntar onde colocar os arquivos recuperados, escolha a unidade do seu computador ou uma unidade externa. Se você gravar dados recuperados no cartão que está escaneando, corre o risco de sobrescrever os arquivos ausentes antes que a recuperação termine. Eu sei que isso parece óbvio agora, mas as pessoas fazem isso na pressa.
Versão curta:
Pare de usar o cartão.
Use um leitor de cartão.
Execute um software de recuperação.
Evite CHKDSK e First Aid.
Salve os arquivos recuperados em outro lugar.
Se você não gravou coisas novas por cima dos arquivos excluídos, suas chances são bem boas. Execute a varredura primeiro, depois veja o que as visualizações mostram. Isso geralmente diz rapidamente se o cartão ainda pode ser recuperado.
Sim, suas fotos ainda têm uma boa chance de recuperação, já que você não gravou novos dados no cartão SD.
Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer disse: verifique primeiro o seu computador antes de escanear o cartão. Se você excluiu durante uma movimentação, alguns arquivos podem acabar em lugares estranhos:
Pesquise por tipo de arquivo: .jpg, .png, .cr2, .nef, .mp4.
Verifique a Lixeira.
Veja a pasta de importação que o seu aplicativo de fotos usa.
No Windows, pesquise em Este Computador pela data em que a foto foi tirada.
No Mac, verifique as importações do Fotos e Apagados Recentemente.
Se eles não estiverem lá, faça primeiro um backup de imagem completo do cartão SD e depois trabalhe a partir da cópia. Eu prefiro isso a escanear o cartão original imediatamente. Ferramentas como USB Image Tool ou dd fazem isso. Se o software de recuperação der problema, você ainda terá a imagem bruta do cartão. Muita gente pula esta etapa.
Para recuperação, o Disk Drill é uma escolha sólida porque lida bem com formatos comuns de fotos em cartão SD e visualiza os arquivos rapidamente. Se o cartão começar a desconectar ou ficar lento na leitura, pare e faça um clone dele primeiro.
Este guia me ajudou com o processo:
tutorial passo a passo de recuperação de fotos de cartão SD
Pequena discordância com o conselho generalizado de não usar ferramentas do sistema. Eu não executaria um reparo primeiro, verdade. Mas depois de recuperar seus arquivos, faz sentido verificar o cartão em busca de erros antes de confiar nele novamente.
Sim, provavelmente.
Como você não tirou novas fotos no cartão SD, suas chances ainda são bem boas. Essa parte importa mais do que qualquer outra coisa. A exclusão em cartões SD geralmente só remove primeiro a entrada do índice, não os dados reais da imagem imediatamente.
Algumas coisas que eu faria de um jeito um pouco diferente de @mikeappsreviewer e @hoshikuzu:
- Se isso aconteceu durante uma movimentação, verifique se os arquivos foram copiados, mas ficaram ocultos em alguma pasta estranha de importação/cache no computador. Às vezes o aplicativo de transferência termina só pela metade e deixa coisas em armazenamento temporário.
- Também verifique qualquer aplicativo de fotos em nuvem no computador. Lightroom, Fotos, OneDrive, iCloud, Dropbox, Google Fotos, todos adoram criar silenciosamente duplicatas ou importações temporárias que ninguém lembra.
Se os arquivos realmente sumiram, então sim, use um software de recuperação. O Disk Drill é uma escolha sensata para fotos de férias apagadas de um cartão SD porque lida bem com formatos comuns de câmera e permite visualizar antes de restaurar. Essa parte da visualização é enorme, porque mostra rápido se a recuperação é real ou só miniaturas inúteis. Recupere tudo para o seu computador, não de volta para o cartão SD.
Uma pequena discordância com o pessoal do imagem o cartão primeiro não importa o quê: se o cartão estiver saudável e montar normalmente, uma varredura normal em estilo somente leitura costuma ser suficiente para usuários domésticos. Clonar é inteligente, mas nem sempre é obrigatório, a menos que o cartão esteja apresentando falhas.
Isto também pode ajudar: Etapas de recuperação de fotos do cartão SD para imagens e vídeos apagados
Se o cartão começar a desconectar, esquentar ou pedir para ser formatado, pare de mexer nele e considere uma recuperação profissional antes de piorar a situação.
Um ângulo extra: verifique se o cartão SD tem uma pasta remanescente no estilo DCIM/.Trashes/lost+found que o seu navegador de arquivos está ocultando. No macOS e em algumas câmeras, itens excluídos podem permanecer em lugares incomuns que as visualizações normais ignoram. Ativar arquivos ocultos vale 30 segundos antes de uma recuperação mais profunda.
Discordo um pouco do conselho de clonar primeiro todas as vezes. É uma ótima ideia se o cartão estiver instável. Se ele for lido perfeitamente, eu primeiro faria uma verificação rápida sem gravação e veria o que aparece. Menos atrito para a maioria das pessoas.
Se você for fazer a verificação, o Disk Drill faz sentido aqui.
Prós
- boa compatibilidade de visualização para fotos e muitos formatos RAW
- fácil para usuários não técnicos
- pode classificar os resultados por tipo de arquivo
Contras
- a recuperação gratuita é limitada dependendo da plataforma
- verificações profundas podem retornar muitos duplicados
- não é a opção mais barata se você só precisar disso uma vez
@hoshikuzu, @waldgeist e @mikeappsreviewer já cobriram bem as grandes regras de segurança. Meu complemento é este: após a recuperação, compare as contagens de arquivos e os carimbos de data e hora com as datas da sua viagem para não deixar passar lotes parcialmente recuperados. Isso detecta lacunas rapidamente.