Eu formatei acidentalmente meu cartão SD na câmera antes de fazer backup das fotos, e agora estou tentando descobrir se há alguma maneira de recuperá-las. O cartão tem fotos e vídeos importantes, e eu não o usei desde a formatação. Preciso de ajuda com as melhores opções de recuperação de cartão SD, quais softwares são seguros para usar e quais etapas devo evitar para não piorar a situação.
Eu tive quase o mesmo problema no verão passado com uma filmagem de drone. Eu estava correndo para fazer mais um voo antes do pôr do sol, vi um aviso estranho de armazenamento no app e toquei em Formatar cartão SD sem pensar. Alguns segundos depois caiu a ficha. Eu não tinha copiado nenhuma das imagens gravadas de mais cedo naquele dia. Passei mal na hora.
A parte boa, se é que existe uma, é esta: uma formatação geralmente não apaga tudo do cartão da forma como as pessoas imaginam.
Na maioria das vezes, a menos que você tenha feito uma formatação completa no computador ou usado uma das poucas câmeras com recurso de apagamento por hardware, o dispositivo fez uma formatação rápida. O que mudou foi a tabela de arquivos, não todos os blocos brutos de dados.
A versão simples é esta. Seu celular, câmera ou computador deixa de ver os arquivos antigos e marca o cartão como espaço livre. As fotos e vídeos muitas vezes ainda ficam no cartão até que novos dados sejam gravados por cima. Então, depois da formatação, você está contra o tempo. Os arquivos ainda estão lá, mas estão vulneráveis.
Se você quiser a melhor chance de recuperação, faça estas coisas agora.
-
Pare de usar o cartão.
Retire-o imediatamente. Não grave mais vídeo. Não tire fotos de teste. Se o cartão SD tiver uma trava de bloqueio, deslize-a. Eu fiz isso no segundo em que percebi o que tinha acontecido, e isso me impediu de piorar a situação. -
Ignore os velhos consertos pelo prompt de comando.
Muitas postagens antigas dizem para executar CHKDSK ou usar attrib no Windows. Eu não mexeria em nenhum dos dois para isso. Essas ferramentas lidam com problemas no sistema de arquivos e arquivos ocultos. Elas não revertem uma formatação, e podem gravar alterações no cartão. -
Use um leitor de cartão adequado.
Conecte o cartão SD ao computador com um leitor de cartão USB. Não o deixe na câmera e conecte a câmera por cabo. Algumas câmeras não expõem o cartão de forma limpa o suficiente para que um software de recuperação o examine bem. -
Use um software de recuperação feito para esse trabalho.
Fazer isso manualmente não é realista. Você precisa de um software que leia o cartão no nível bruto dos setores. Isso importa ainda mais para vídeo, já que os arquivos de vídeo muitas vezes acabam divididos em partes pelo cartão. -
Salve os arquivos recuperados em outro lugar.
Isso pega muita gente. Se o aplicativo encontrar seus arquivos perdidos, restaure-os no disco do computador ou em um SSD externo. Não os grave de volta no mesmo cartão SD. Se fizer isso, você começará a sobrescrever outros arquivos perdidos.
Quanto ao software, tive o melhor resultado com o Disk Drill.
Eu testei algumas ferramentas mais baratas primeiro. Elas recuperaram algumas fotos, mas os clipes de vídeo estavam uma bagunça. Reprodução quebrada, arquivos parciais, durações estranhas, alguns clipes nem abriam. Imagens de drone e vídeo de câmera costumam ficar fragmentados, então aplicativos de recuperação fracos tendem a pegar pedaços fora de ordem.
O que ajudou no meu caso foi o modo de recuperação focado em câmeras do Disk Drill. Ele fez um trabalho melhor com arquivos de vídeo divididos, e eu pude visualizar o que ele encontrou antes de restaurar qualquer coisa. No Windows, também há uma pequena cota gratuita de recuperação, 100 MB da última vez que verifiquei, o que foi suficiente para eu testar se os clipes recuperados estavam intactos antes de continuar.
Então, a ordem que eu seguiria é bem simples:
Retire o cartão.
Trave-o.
Use um leitor de cartão.
Faça a varredura com o Disk Drill.
Recupere os arquivos para outra unidade.
Depois espere. As varreduras profundas demoram um pouco. A minha demorou. Mesmo assim, ver os clipes antigos aparecendo um por um foi um enorme alívio.
Se você ainda não gravou nada novo no cartão, suas chances ainda são razoáveis.
Se você parou de usar o cartão, suas chances ainda são razoáveis. Formatar na própria câmera muitas vezes é apenas uma reinicialização rápida do sistema de arquivos, mas eu também não presumiria que todos os arquivos estejam intactos. Vídeos falham com mais frequência do que fotos, especialmente se a câmera gravou em partes.
Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto importante: não grave nada novo no cartão. Discordo um pouco sobre a parte da trava de bloqueio ser uma grande proteção. Em muitos adaptadores SD isso ajuda, mas em muitos dispositivos é apenas um sinalizador de proteção contra gravação, não uma proteção real de hardware. Ainda assim, vale a pena fazer isso.
Meu conselho: primeiro faça uma imagem byte a byte do cartão SD e depois trabalhe a partir da imagem. Isso mantém o cartão original intocado caso alguma ferramenta de varredura não encontre arquivos ou corrompa as prévias. No Windows, o HDD Raw Copy Tool funciona. No Mac ou Linux, dd ou ddrescue. Depois execute o software de recuperação na imagem, não no cartão. Demora mais, mas é mais seguro.
Se as fotos eram JPG, RAW, MP4, MOV, AVCHD, essas são assinaturas comuns e as ferramentas costumam encontrá-las após a formatação. Os nomes dos arquivos e a estrutura das pastas podem ter desaparecido. Os carimbos de data podem ou não ser recuperados. Mantenha expectativas realistas.
Disk Drill é uma escolha sólida para isso porque lida bem com recuperação de fotos e vídeos e é fácil de analisar após uma varredura profunda. A melhor forma de dizer isso é: recupere fotos e vídeos apagados de um cartão SD com o Disk Drill no seu computador e depois salve os arquivos restaurados em outra unidade. Essa parte importa muito.
Mais uma coisa que as pessoas costumam ignorar. Se o cartão começar a desconectar, ler devagar ou apresentar erros de E/S, pare as varreduras e clone-o primeiro. Mídia flash com falha piora rápido. Esse pequeno detalhe salva as pessoas.
Se você quiser uma explicação visual rápida, este guia de recuperação de fotos e vídeos de cartão SD cobre o fluxo básico.
Se você realmente não usou o cartão desde a formatação na câmera, suas chances ainda são razoáveis. Concordo com @mikeappsreviewer e @reveurdenuit nas questões principais, mas eu acrescentaria uma coisa que as pessoas subestimam: verifique que tipo de formatação sua câmera realmente faz. Algumas câmeras apenas recriam a estrutura de pastas. Outras fazem uma limpeza mais agressiva, e alguns modelos mais novos podem aparar o armazenamento flash de um jeito que prejudica bastante a recuperação.
Então, antes de executar 5 aplicativos de recuperação diferentes em sequência, pesquise o modelo exato da sua câmera junto com format type ou quick format. Isso pode economizar tempo e alinhar as expectativas. As fotos geralmente voltam com mais facilidade do que os vídeos. Arquivos RAW costumam ser recuperados sem problemas, mas os nomes podem ter sumido. É nos vídeos que as coisas ficam feias rápido.
Além disso, eu não ficaria obcecado em recuperar a árvore de pastas original. Foque primeiro no conteúdo recuperável. Metadados e uma organização certinha são meio que um luxo neste estágio.
Se você quiser o caminho mais simples, o Disk Drill é uma das melhores opções para recuperação de fotos e vídeos em cartão SD, especialmente quando você precisa organizar uma bagunça de arquivos encontrados. Eu começaria por aí antes de entrar num buraco sem fim de freeware suspeito.
Também vale a leitura se você estiver comparando ferramentas: melhor software de recuperação de dados para fotos, vídeos e cartões SD
Uma pequena discordância em relação ao conselho de sempre: se os arquivos forem absurdamente importantes, não continue reescaneando o cartão original repetidamente só para ver se outro modo encontra mais. É assim que as pessoas acabam sendo descuidadas e cometendo erros. Uma passada cuidadosa, ou faça um clone primeiro se puder. Diferença pequena, grande benefício.
Um ângulo que eu acrescentaria ao que @reveurdenuit, @andarilhonoturno e @mikeappsreviewer já abordaram: verifique se o cartão é SD, SDHC ou SDXC e qual sistema de arquivos a câmera usou. Cartões exFAT, especialmente os SDXC maiores usados para clipes de vídeo longos, podem ser mais problemáticos após uma formatação na câmera porque a recuperação pode encontrar grandes blocos brutos com metadados ausentes. Isso não significa que a filmagem foi perdida, apenas que alguns reprodutores vão se recusar a abri-la até que seja reparada.
Discordo um pouco de que o conselho trava de bloqueio = segurança seja muito útil em todos os casos. É um bom hábito, mas a proteção real é não montá-lo em nada que possa gravar miniaturas, logs ou dados de indexação.
Se os arquivos forem muito importantes, eu na verdade evitaria tentar primeiro uma pilha de ferramentas gratuitas. Cada montagem extra, visualização e nova varredura é outra chance de erro do usuário. Escolha uma ferramenta decente, teste com cuidado e fique com ela. O Disk Drill é uma escolha razoável aqui porque tende a se sair bem com cartões de câmera e oferece uma interface mais limpa para organizar arquivos JPG, RAW, MP4 e MOV recuperados.
Prós do Disk Drill:
- Bom suporte para formatos comuns de foto e vídeo
- A visualização ajuda a filtrar lixo antes da recuperação
- Mais fácil para usuários não técnicos do que muitos aplicativos de recuperação
Contras do Disk Drill:
- A recuperação completa geralmente exige a versão paga
- Os resultados da varredura profunda podem ser confusos e perder os nomes originais
- A recuperação de vídeo ainda é imprevisível se os clipes tiverem sido muito fragmentados
Mais uma dica prática: após a recuperação, verifique os vídeos avançando até o meio, não apenas abrindo o primeiro segundo. Muitos clipes recuperados estão intactos só parcialmente.