Apaguei acidentalmente fotos do cartão SD da minha câmera Nikon antes de fazer backup, e algumas delas são realmente importantes. Preciso de uma forma gratuita de recuperar com segurança fotos apagadas do cartão SD da Nikon sem piorar a situação. Que método de recuperação ou software realmente funciona?
Passei por isso com um cartão da Nikon há um tempo, e o primeiro passo foi chato, mas importante. Pare de usar o cartão SD agora mesmo. Se você continuar fotografando, cada foto nova grava por cima dos dados antigos, e suas chances caem rápido.
Existe recuperação gratuita, sim, mas ela só ajuda quando os arquivos excluídos ainda não foram sobrescritos. Então o momento importa mais do que o aplicativo.
Se você usa Windows, tive uma experiência razoável começando com Disk Drill. O limite gratuito é de 100 MB. Não é muito, embora para alguns JPEGs possa ser suficiente. Também ajuda como uma verificação rápida: você escaneia o cartão e vê se as fotos da Nikon ainda aparecem antes de gastar qualquer coisa.
O que eu fiz:
- Tirei o cartão SD da câmera e o coloquei em um leitor de cartões.
- Instalei o Disk Drill no meu PC, nunca no próprio cartão.
- Abri o programa, selecionei o cartão SD e depois cliquei em Search for lost data.
- Usei o Universal Scan. Para casos simples de exclusão, geralmente é a opção mais sensata.
- Esperei a varredura terminar e depois conferi as prévias primeiro.
- Marquei os arquivos que eu queria e cliquei em Recover.
- Salvei tudo no computador, não de volta no mesmo cartão SD.
Se seus arquivos perdidos passarem de 100 MB e você quiser um caminho sem custo, PhotoRec é a resposta de sempre. Funciona. Quer dizer, tem aparência tosca e parece antigo, mas as pessoas recuperam fotos com ele o tempo todo. A desvantagem é a parte irritante: sem prévia, interface feia, e os arquivos recuperados muitas vezes voltam com nomes bagunçados e sem estrutura de pastas. Ainda assim, é utilizável e continua sendo gratuito.
Uma coisa que muita gente deixa passar com equipamentos Nikon: se a sua câmera estava fotografando em RAW, ou seja, arquivos NEF, verifique o suporte da ferramenta antes de perder tempo. Alguns aplicativos gratuitos se saem bem com JPEGs e depois desmoronam com RAW.
Eu também verificaria o óbvio antes de rodar uma recuperação. Se você importa fotos com frequência, usa o SnapBridge ou sincroniza com armazenamento em nuvem, seus arquivos podem já estar salvos em outro lugar. Uma vez encontrei duplicatas em uma pasta de um notebook antigo e me senti meio idiota, pra ser sincero.
A versão curta:
- Pare de usar o cartão SD.
- Use um leitor de cartões, não a câmera via USB.
- Tente Disk Drill primeiro se 100 MB forem suficientes.
- Use o PhotoRec se precisar de uma opção totalmente gratuita e não se importar com uma configuração meio desajeitada.
Se o cartão estiver danificado, ilegível ou continuar desconectando, eu nem insistiria com ferramentas gratuitas. Nessa altura, você corre o risco de piorar tudo. Uma empresa de recuperação custa mais, sim, mas para fotos importantes isso é melhor do que ficar mexendo em um cartão morrendo até ele desistir.
Sim. Se o cartão foi apenas excluído ou formatado, a recuperação gratuita de fotos ainda funciona com bastante frequência.
Concordo com @mikeappsreviewer sobre a regra principal. Pare de usar o cartão SD da Nikon agora. Mas discordo em um pequeno ponto. Eu não começaria pela recuperação primeiro se as fotos forem muito importantes. Eu faria primeiro uma imagem completa do cartão com uma ferramenta gratuita como USB Image Tool ou Win32 Disk Imager, depois faria a varredura no arquivo de imagem em vez do cartão. Menos desgaste, menos risco se o cartão começar a se comportar de forma estranha.
Uma ordem mais segura seria assim:
- Trave o cartão SD com a chave lateral.
- Coloque-o em um leitor de cartões.
- Faça uma imagem byte a byte do cartão no seu PC.
- Execute a recuperação na imagem, não no cartão original.
- Restaure os arquivos em outra unidade.
Para opções gratuitas, o PhotoRec ainda é a ferramenta gratuita mais confiável. Ele encontra arquivos JPEG e muitos arquivos RAW NEF da Nikon, mas os nomes dos arquivos voltam feios. Se você quiser algo mais fácil para verificar primeiro, o Disk Drill é bom para visualização e pequenas recuperações no Windows. O limite gratuito é de 100 MB, então serve mais como um teste, a menos que suas fotos perdidas sejam poucas.
Se o seu cartão Nikon mostrar erros, pedir formatação ou perder a conexão, pare por aí. A recuperação por conta própria fica arriscada rapidamente.
Para mais conselhos da comunidade, este tópico tem boas sugestões de recuperação de fotos de usuários do Reddit:
melhores dicas do Reddit para recuperar fotos apagadas da câmera
Sim, há, mas eu acrescentaria uma coisa ao que @mikeappsreviewer e @sternenwanderer disseram: antes de recuperar qualquer coisa, verifique se as fotos estão apenas “ocultas” porque a estrutura de pastas da Nikon ficou estranha. No Windows, ative os arquivos ocultos e procure manualmente nas pastas DCIM. Às vezes, fotos que parecem apagadas ainda estão lá, esp após transferências interrompidas.
Se elas realmente sumiram, as opções gratuitas são basicamente:
- Windows File Recovery se você estiver no Windows e não se importar com linha de comando
- PhotoRec se quiser algo totalmente gratuito e puder tolerar nomes de arquivo bagunçados
- Disk Drill se quiser a experiência mais fácil de varredura/visualização e só precisar de até 100 MB grátis no Windows
Discordo um pouco de fazer várias tentativas com ferramentas diferentes no cartão real. Uma passada sólida já basta, mas ficar reescaneando pode sobrecarregar um cartão instável. Se o cartão apresentar qualquer sinal de instabilidade, crie uma imagem dele uma vez e depois trabalhe a partir dessa cópia.
Além disso, se as fotos estavam em uma Nikon que salva JPEG + NEF, depois classifique os arquivos recuperados por tipo. Muita gente deixa passar os RAWs recuperados porque só procura por JPG.
Mais uma coisa, e isso é chato mas real: verifique as pastas de transferência/cache da Nikon no seu computador se você já importou antes. Apagado do cartão nem sempre significa perdido em todo lugar.
Se você quiser uma visão geral simples dos aplicativos de recuperação para cartão de memória de câmera, este é um bom resumo visual:
melhor software de recuperação de cartão SD para fotos apagadas
A regra principal ainda é não gravar nada novo nesse cartão. Essa é a parte que acaba com as recuperações rapidamente.
Um ponto que eu acrescentaria ao que @sternenwanderer, @vrijheidsvogel e @mikeappsreviewer disseram: verifique se o cartão foi usado em uma Nikon com backup em slot duplo ou com RAW no cartão 1 / JPEG no cartão 2. Muita gente acha que tudo sumiu de um cartão SD quando, na verdade, metade da sessão está no segundo.
Eu também não gastaria muito tempo tentando usar todas as ferramentas gratuitas que existem. Se as fotos importam, muitas varreduras podem desperdiçar tempo e, ocasionalmente, desgastar um cartão fraco mais rápido.
Sobre o Disk Drill:
Prós
- fácil de usar
- bom suporte a visualização
- razoável para confirmar rapidamente se as fotos ainda podem ser recuperadas
- pode detectar arquivos JPEG comuns da Nikon e frequentemente arquivos NEF
Contras
- o limite de recuperação gratuita no Windows é de apenas 100 MB
- não é realmente uma recuperação gratuita ilimitada
- se o sistema de arquivos estiver muito danificado, os resultados podem ser inconsistentes
- os nomes/pastas recuperados nem sempre ficam perfeitos
Minha opinião: use o Disk Drill como uma verificação rápida do tipo “os arquivos ainda estão lá?”, não como a estratégia completa, a menos que seu lote excluído seja pequeno. Se ele mostrar pré-visualizações recuperáveis, ótimo. Se o total for maior que 100 MB, depois mude para uma opção totalmente gratuita.
Também vale a pena verificar: importações do Lightroom, importações do Fotos do Windows, pastas do Nikon NX Studio e quaisquer pastas antigas de “copiar todas as fotos” no seu PC. Estranhamente, muitas vezes a recuperação já aconteceu meses atrás e as pessoas simplesmente esqueceram onde os arquivos foram parar.