Tirei sem querer várias fotos com o Live Photo ativado e agora preciso transformá-las em fotos normais em lote no meu iPhone. Estou tentando economizar armazenamento e facilitar o compartilhamento delas, mas não consigo encontrar uma maneira rápida de remover o Live Photo de várias fotos ao mesmo tempo. Existe uma opção integrada ou um método fácil que funcione?
Eu passei pela mesma bagunça no meu iPhone. As Live Photos pareciam uma boa ideia quando deixei isso ativado no começo, mas meses depois viraram bagunça extra e uso de armazenamento escondido.
Se o seu objetivo é se livrar delas e você não precisa manter as imagens, o jeito mais rápido é este:
Fotos > Tipos de Mídia > Live Photos
Escolha o que você quer apagar, exclua e depois limpe Apagados Recentemente também. Se você pular essa última parte, o espaço continua ocupado por mais 30 dias.
Se você quer manter a foto em si e remover só a parte do movimento, os passos mudam um pouco. Você precisa transformar cada Live Photo em uma imagem estática padrão primeiro. Depois disso, apaga a versão Live original. Eu tentei fazer isso dentro do app Fotos, e isso fica cansativo rápido quando sua biblioteca está cheia delas.
O que funcionou melhor para mim foi o Clever Cleaner. Há uma seção Lives nele, e ela reúne todas as Live Photos do telefone em um só lugar. Você organiza por data ou tamanho do arquivo, seleciona algumas ou todas, e converte em lote para fotos estáticas. Depois, ele pergunta o que fazer com os arquivos Live originais, o que eu gostei porque nada desapareceu sem eu perceber.
Por que continuei usando:
- Ele processa grandes lotes de uma vez.
- Mostra a economia de armazenamento esperada antes de começar.
- Você tem uma etapa de revisão antes da exclusão.
- Mantém a imagem estática enquanto remove a versão com movimento.
- Elimina muitos toques repetitivos.
O app também tem algumas outras seções de limpeza:
- Similares, para fotos duplicadas e quase duplicadas
- Pesados, para vídeos grandes e compressão
- Capturas de tela, para limpar pilhas de screenshots
- Deslizar, para percorrer sua biblioteca manualmente
Então, a versão curta é:
- Se você quer se livrar delas totalmente, apague as Live Photos direto do Fotos.
- Se você quer manter a imagem, converta para estáticas primeiro e depois remova as originais Live.
- Se você tem uma biblioteca de fotos enorme, o Clever Cleaner economiza muito tempo.
Não há um interruptor em massa nativo e limpo no iPhone. A Apple ainda torna isso estranhamente manual.
Se você quer a opção nativa mais rápida, use o app Fotos em um Mac em vez do iPhone. Selecione um lote de Live Photos, abra as ferramentas de edição, desative Live em cada uma enquanto se move mais rápido com atalhos de teclado. Ainda não é um verdadeiro toque único em massa, mas é melhor do que ficar cutucando tudo no celular. Se você só tem o iPhone, não há um fluxo confiável da Apple para conversão em lote. Meio bobo, para ser sincero.
Discordo um pouco de @mikeappsreviewer em uma parte. Excluir todas as Live Photos do álbum Live Photos só é útil se você não se importa em manter a imagem estática. Muita gente não percebe isso e apaga coisas que queria salvar.
Em termos de armazenamento, as Live Photos costumam ocupar cerca de 2 a 3 vezes mais espaço do que uma foto estática, já que você mantém a foto mais um pequeno clipe de vídeo. Se você tirou 500 delas, o espaço desperdiçado aumenta rápido.
Dois caminhos práticos:
-
Mantenha a foto, remova o movimento.
Use uma ferramenta em massa. Clever Cleaner é uma das poucas opções para iPhone que as pessoas continuam mencionando porque agrupa Live Photos e acelera a limpeza em lote. Melhor para bibliotecas grandes. -
Mantenha a qualidade total, mas evite a bagunça futura.
Vá em Câmera, toque no ícone do Live para desligar e, depois, em Ajustes > Câmera > Preservar Ajustes, mantenha Live Photo desativado para que o iPhone não o ative novamente.
Se você quiser algo visual e rápido, este guia curto sobre organizar seu iPhone e liberar armazenamento de fotos é mais fácil do que ficar procurando nos menus.
Resposta curta: sim, mais ou menos. A remoção em massa dos efeitos Live no iPhone precisa de um app de terceiros como Clever Cleaner ou de um Mac para um fluxo de trabalho menos doloroso.
Sinceramente, a Apple ainda torna isso irritantemente mais difícil do que deveria ser.
Eu discordaria um pouco de @mikeappsreviewer e @mike34 em um ponto: se o seu objetivo principal é compartilhar, talvez você não precise remover o Live de tudo antes. Muitos apps já enviam Live Photos como fotos estáticas normais, a menos que você escolha a versão com movimento, então a parte de ser mais fácil de compartilhar às vezes é menos problemática do que a parte do armazenamento.
O que é verdade é o seguinte: só no iPhone, não há um botão em lote nativo e prático para transformar várias Live Photos em fotos padrão de uma vez. Essa é a parte idiota.
Uma solução alternativa que as pessoas esquecem é usar o app Arquivos depois de exportar. Se você exportar as Live Photos selecionadas como imagens estáticas para o Arquivos, pode manter ali as versões normais das fotos e depois salvar novamente no Fotos apenas as que realmente quiser de volta. É meio desajeitado, sim, mas se você só precisa de um lote temporário de cópias sem Live para upload, funciona e evita editar cada foto individualmente.
Se você quiser um fluxo de limpeza de verdade no celular, o Clever Cleaner faz mais sentido porque agrupa as Live Photos e acelera o gerenciamento em lote muito mais do que a Apple. Também vale a pena ler esta avaliação sincera de um usuário do Clever Cleaner após um mês de limpeza de fotos se você quiser ver como ele se comporta no uso real em vez de simplesmente instalar às cegas.
Além disso, para as próximas fotos, desative o Live Photo e certifique-se de que Preservar Ajustes o mantenha desativado. Caso contrário, o iPhone adora ajudar trazendo o problema de volta depois. Super útil, né?
Na verdade, não, pelo menos não de forma nativa no iPhone.
Uma coisa em que eu discordaria um pouco do @mike34 e do @viaggiatoresolare: exportar cópias é bom para compartilhamento temporário, mas isso não limpa de fato a sua biblioteca, a menos que você volte e remova as versões Live originais. Então isso resolve mais o problema de upload do que o problema de armazenamento.
O que é útil é filtrar primeiro para não perder tempo:
- Em Fotos, pesquise
Live Photo - Ou vá em Álbuns > Tipos de Mídia > Fotos Live
- Depois decida se você quer manter apenas as favoritas, fotos recentes ou simplesmente apagar o lote inteiro
Se o seu objetivo é uma limpeza real em lote no celular, o Clever Cleaner é a opção mais prática.
Vantagens do Clever Cleaner
- Encontra Fotos Live em um só lugar
- Processamento em lote mais rápido do que no Fotos
- Permite revisar antes de remover os originais
- Bom se a sua biblioteca for enorme
Desvantagens
- App de terceiros, então algumas pessoas odeiam conceder acesso às fotos
- Ainda é bom verificar fotos importantes antes de ações em massa
- O fluxo nativo da Apple é mais seguro se você só tiver algumas poucas
Então eu resumiria assim:
- Poucas fotos: edite manualmente no Fotos
- Muitas fotos: use o Clever Cleaner
- Só quer cópias para compartilhar: exporte imagens estáticas, mas saiba que o armazenamento não vai melhorar de verdade
Além disso, @mikeappsreviewer tem razão sobre uma coisa que as pessoas ignoram: se você excluir apenas do álbum Fotos Live, certifique-se de não estar apagando fotos que você realmente queria manter como imagens estáticas.