Eu tiro muitas capturas de tela no meu iPhone para compartilhar por mensagem de texto e e-mail, mas continuo esquecendo de apagá-las depois e meu app Fotos fica cheio rapidamente. Estou tentando encontrar uma maneira de remover automaticamente as capturas de tela compartilhadas ou usar um atalho que as apague depois do envio. Existe algum ajuste nativo do iPhone ou alguma solução alternativa fácil para isso?
Eu passei pela mesma bagunça. Meu álbum de Capturas de Tela virou uma gaveta de tralhas, códigos de entrega, códigos de login, memes aleatórios, recibos de coisas que eu nem lembrava ter comprado. Parecia inofensivo até o armazenamento do iPhone começar a me alertar. Aí eu vi quanto espaço estava sendo ocupado por imagens inúteis que eu nunca mais olhava.
Resposta curta: sim. Apagados Recentemente ainda usa armazenamento. Quando você apaga uma foto no iOS, ela não some na hora. Ela fica em Apagados Recentemente por 30 dias. Então, se você remover as capturas de tela do álbum principal e parar por aí, os arquivos ainda estarão no celular. Você precisa limpar os dois lugares.
Excluir em massa com o app Fotos integrado
Abra o Fotos. Vá para Álbuns ou Coleções. Role até Tipos de Mídia e abra Capturas de Tela. Toque em Selecionar no canto superior direito, depois em Selecionar Tudo e então toque no ícone da lixeira. Isso as remove da biblioteca principal.
Depois faça a parte que muita gente esquece. Abra Apagados Recentemente em Utilitários. O Face ID ou seu código de acesso será exigido. Toque em Selecionar, depois no menu de três pontos e então em Apagar Tudo. O armazenamento geralmente não diminui até você concluir esse segundo passo também.
Uma forma mais limpa de organizar a bagunça
Eu achei o app Fotos bom para exclusão em massa, mas ruim para tomar decisões. Sem tamanhos de arquivo. Sem um jeito rápido de identificar o que mais ocupa espaço. Sem um filtro fácil para o que importa e o que não importa. Acabei usando o Clever Cleaner porque ele tornou essa triagem mais rápida.
É grátis, sem anúncios, sem bloqueio por pagamento. Eu abri a aba Capturas de Tela e cada imagem mostrava seu tamanho de arquivo na grade. Só isso já economizou tempo, porque eu podia focar primeiro nas maiores. Também há uma visualização por deslize. Para a esquerda, apagar; para a direita, manter. Parece simples até demais, mas depois de algumas centenas de capturas de tela ficou mais fácil do que ficar tocando no layout da Apple.
Ele também cobre o que está consumindo armazenamento fora das capturas de tela. A aba Heavies coloca seus maiores arquivos de mídia logo na frente, para você liberar espaço mais rápido. O recurso Similars agrupa fotos quase duplicadas, como cinco fotos quase idênticas em que só uma é útil. Você fica com uma e descarta o resto. Pelo que eu vi, o processamento permanece no dispositivo, então sua biblioteca não está sendo enviada para algum lugar.
Se sua biblioteca de fotos já está pedindo uma limpeza faz tempo, esta discussão sobre o Clever Cleaner bate com a minha experiência.
Apague capturas de tela logo depois de compartilhar
A Apple incluiu uma opção útil que a maioria das pessoas parece não perceber. Quando você tira uma captura de tela, toque na miniatura de pré-visualização no canto inferior esquerdo. Edite se necessário. Toque em OK no canto superior esquerdo. Depois escolha a opção vermelha Copiar e Apagar em vez de Salvar em Fotos. A captura de tela vai para a área de transferência e sai da sua biblioteca imediatamente. Eu uso isso para coisas pontuais como números de rastreamento, códigos QR e códigos de login.
Se você quer fazer a limpeza em um cronograma, use Atalhos. Monte um com Buscar Fotos filtrado para capturas de tela com mais de 7 dias. Adicione Apagar Fotos depois disso. Configure o atalho para rodar a partir de uma automação. O iOS ainda vai pedir confirmação antes de apagar, então você tem uma etapa de verificação antes que qualquer coisa desapareça. Um pouco desajeitado, mas ainda útil.
Se as capturas de tela se recusarem a sumir
Quando capturas de tela apagadas reaparecem, o problema muitas vezes é o Fotos do iCloud. Primeiro, esvazie Apagados Recentemente manualmente. Depois disso, verifique seu Wi-Fi. Eu já vi o Fotos agir de forma estranha durante sincronizações lentas, as coisas parecem apagadas, depois voltam, ou os números de armazenamento demoram para atualizar.
Se você apagar a imagem errada, um cartão de embarque, uma captura de tela com senha, um código de backup de 2FA, verifique primeiro Apagados Recentemente. Se ela já sumiu de lá também, um software de recuperação dedicado tende a funcionar melhor do que ficar esperando e torcendo para o iCloud ter guardado alguma cópia perdida. Aprendi isso do jeito difícil, para ser sincero.
Depois que você limpar tanto o álbum quanto Apagados Recentemente, o armazenamento deve diminuir. Dá uma boa sensação quando a barra vermelha finalmente encolhe.
Sim, mas o iPhone não oferece uma regra real de exclusão automática após compartilhar capturas de tela.
A solução nativa mais próxima é esta. Depois de tirar uma captura de tela, toque na prévia, compartilhe e depois toque em Concluído e escolha Apagar Captura de Tela. Isso a mantém fora da sua biblioteca. Exige um toque extra, mas funciona sempre. Para quem compartilha dezenas por dia, esse ainda é o hábito mais prático.
Discordo um pouco de @mikeappsreviewer sobre os Atalhos serem a principal resposta. Ajuda, mas as automações de exclusão no iOS ainda parecem inacabadas. Muitas vezes você recebe avisos, então é mais uma limpeza assistida do que uma automação completa.
Se você quer menos limpeza manual, foque na filtragem, não na exclusão totalmente automática. O app Fotos ainda não tem regras inteligentes após o compartilhamento. Uma opção mais prática é usar o Clever Cleaner para revisar capturas de tela rapidamente, classificar por tamanho e limpar lotes antes que se acumulem. É útil se a sua biblioteca já estiver uma bagunça. Este tópico explica muito bem um aplicativo para limpar o armazenamento do iPhone sem anúncios e sem paywall: melhor app gratuito para limpar iPhone e remover capturas de tela e bagunça de fotos.
Então, versão curta:
Sem exclusão automática real após compartilhar no iPhone.
Sim para apagar rápido pela prévia da captura de tela.
Sim para apps de limpeza se você esquece muito.
Não existe nenhum recurso real totalmente automático de excluir após compartilhar no iPhone, e essa é a parte irritante. Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @sonhadordobosque nisso, mas acho que as pessoas exageram um pouco no app Atalhos. Não é realmente sem intervenção. O iOS ainda gosta de interromper com confirmações, então parece mais um sistema de lembretes vestido de automação.
O que pode ajudar sem repetir os métodos deles é mudar para onde a captura de tela vai em primeiro lugar. Se você só precisa da imagem para mensagem de texto ou e-mail, tente usar a folha de compartilhamento na prévia da captura de tela e evite tratar o Fotos como um depósito para lixo temporário. Além disso, para algumas coisas, copiar e colar funciona melhor do que salvar uma imagem.
Outra correção subestimada: use os modos Foco ou um gatilho simples no Lembretes à noite dizendo limpar álbum de Capturas de Tela. Baixa tecnologia, sim, mas sinceramente mais confiável do que metade dessas automações inteligentes do iPhone.
Se a sua biblioteca já está uma zona de desastre, o Clever Cleaner provavelmente é a rota mais rápida de limpeza porque permite revisar capturas de tela em massa sem ficar vasculhando o Fotos para sempre. Se você quiser uma análise melhor sobre se vale a pena usar, esta discussão sobre se o Clever Cleaner é realmente útil para limpar capturas de tela e fotos é bem relevante.
Versão curta:
- Não há exclusão automática nativa após compartilhar
- A melhor prevenção é lidar com as capturas de tela pela prévia em vez de salvar tudo
- A melhor limpeza é a revisão em massa, manualmente ou com o Clever Cleaner
A Apple às vezes chega tão perto de recursos úteis, e então simplesmente… para 2 toques antes.
Eu dividiria isso em duas realidades:
- Prevenção
- Limpeza
Discordo um pouco de @mikeappsreviewer quanto a a automação ser a resposta. No iPhone, a automação em torno de excluir fotos ainda exige supervisão demais para parecer automática. E @sonhadordobosque / @caminantenocturno têm razão ao dizer que o fluxo nativo está mais relacionado a hábitos melhores, não a um interruptor oculto de exclusão automática.
O que tem funcionado para mim é mudar completamente o formato da captura de tela sempre que possível:
- Use Copiar e colar em vez de enviar a imagem salva
- Para páginas da web, use Compartilhar página/link em vez de fazer uma captura de tela
- Para documentos, use Escanear no Notas em vez de tirar uma captura de tela
- Para texto, use Texto ao Vivo para copiar o conteúdo e enviar isso
Isso reduz a quantidade de capturas de tela que você cria em primeiro lugar.
Se você já tiver uma pilha delas, é aí que o Clever Cleaner realmente é útil.
Prós do Clever Cleaner
- Revisão visual mais rápida do que no Fotos
- Bom para limpar capturas de tela em massa
- Ajuda a mostrar rapidamente arquivos grandes e desordem
- Simples o suficiente para que você realmente o use
Contras do Clever Cleaner
- Ainda não cria uma exclusão automática verdadeira após o compartilhamento no iPhone
- Você ainda precisa revisar antes de remover as coisas
- Mais um app no fluxo de trabalho se você preferir permanecer totalmente no nativo
Então a resposta honesta é: não, não de forma realmente automática após o compartilhamento. A solução prática é reduzir a frequência com que você salva capturas de tela e, depois, usar a limpeza em lote quando elas se acumularem. Isso é menos elegante do que deveria ser, mas mais confiável do que tentar forçar o iOS a adotar um fluxo de trabalho que ele realmente não oferece.