Excluir downloads no iPhone - Por que eles continuam voltando?

Continuo excluindo arquivos baixados no meu iPhone, mas alguns deles aparecem novamente depois no app Arquivos ou no armazenamento. Não tenho certeza se eles estão sendo baixados novamente do iCloud, do Safari ou de outro app. Preciso de ajuda para descobrir por que os downloads do iPhone continuam voltando e como removê-los permanentemente para liberar espaço.

Eu me deparei com isso no meu próprio iPhone e perdi tempo demais com isso. A parte bagunçada é que o iOS não mantém todos os downloads em um só lugar. As coisas vão parar em lugares diferentes com base em qual app as salvou. Se você quiser apagar arquivos baixados, comece pelo app Arquivos. Abra Arquivos. Toque em Explorar. Verifique tanto Em Meu iPhone quanto iCloud Drive. Abra a pasta Downloads em cada local. Toque nos três pontos. Toque em Selecionar. Escolha os arquivos. Mova-os para a lixeira. Muita gente apaga os arquivos uma vez, depois vê eles aparecerem de novo mais tarde e acha que o iPhone está com bug. O que geralmente acontecia comigo era que a pasta Apagados Recentemente ainda estava com eles. Dentro de Arquivos, vá para Locais. Abra Apagados Recentemente. Apague tudo lá também. Se você pular isso, esses arquivos ficam ali por 30 dias. Eu vi a sincronização do iCloud piorar isso em um iPhone e um iPad. Um arquivo parecia ter sumido em um dispositivo, depois aparecia de novo mais tarde. Irritante pra caramba. Se um arquivo se recusar a ser apagado, duas coisas funcionaram para mim. Feche o Safari completamente. Reinicie o telefone. Às vezes um download parcial fica travado porque o iOS ainda acha que o arquivo está em uso. Se ainda assim não sair, volte para Arquivos e tente lidar com Apagados Recentemente diretamente. Em um iPhone, eu mantive pressionado o item Apagados Recentemente na barra lateral e consegui forçar a remoção quando o caminho normal pelo toque não fazia nada. Correção estranha, mas eu vi funcionar. Outro ponto que as pessoas confundem é a lista de downloads do Safari. Quando você toca na seta no Safari e pressiona Limpar, você está apenas apagando a lista de histórico. O arquivo continua no seu telefone. Para remover o arquivo de verdade, volte para Arquivos e apague-o lá. Você pode reduzir a bagunça da lista mudando os ajustes do Safari. Ajustes > Safari > Downloads Depois defina Remover Itens da Lista de Downloads como: Após Um Dia ou Após Download Bem-sucedido Isso mantém o Safari mais limpo, mas seu armazenamento ainda enche a menos que você remova os próprios arquivos. Além disso, nem todo download vai para Arquivos. Fotos e vídeos salvos de navegadores ou apps sociais muitas vezes vão parar em Fotos. Conteúdo offline de apps como Netflix, Spotify ou Podcasts fica dentro desses apps. Arquivos não vai mostrar esses downloads. Para downloads baseados em app, abra o app e limpe por lá. Se você quiser uma visão mais ampla, verifique: Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone Isso é o mais próximo que o iOS oferece de uma tela central de limpeza. Eu usei isso para identificar apps inchados rapidamente. Para mim, o problema maior era a velocidade. Meu telefone começou a ficar lento, os apps pausavam, o teclado travava, a câmera demorava mais para abrir. Eu verifiquei o armazenamento e encontrei uma pilha de downloads antigos, vídeos duplicados e lixo salvo aleatório. Perto de 40 GB. Quando o armazenamento fica lotado, o telefone parece estranho. Eu percebi isso na hora. Na parte de mídia, acabei usando Clever Cleaner. O que se destacou para mim foi a simplicidade. Sem parede de assinatura, sem spam de anúncios, sem bobagem tentando arrancar dinheiro de você depois da primeira varredura. Ele também mantém o processamento no dispositivo, o que importava para mim porque eu não queria minha fototeca enviada para algum lugar. A parte que eu mais usei foi a seção Heavies. Ela organizava a mídia por tamanho de arquivo, então encontrei vídeos gigantes rapidamente. A seção Similars também ajudou. Ela detectou fotos quase duplicadas que meu iPhone tinha ignorado. Eu gostei de ver o tamanho do arquivo ao lado de cada item porque você sabe quanto vai economizar ao apagar algo antes de tocar no botão. Coisa pequena, mas útil. Um último detalhe, porque isso também me confundiu. Se você apagar em Arquivos, esvazie Apagados Recentemente em Arquivos. Se você apagar em Fotos, esvazie Apagados Recentemente em Fotos também. Até que as duas lixeiras sejam esvaziadas, seu armazenamento muitas vezes não volta. Essa foi a parte que eu deixei passar na primeira vez.