Apaguei acidentalmente todas as fotos do meu cartão SD enquanto tentava liberar espaço, e algumas delas eram fotos de família das quais não fiz backup em nenhum outro lugar. Preciso de ajuda para descobrir se a recuperação de fotos do cartão SD é possível e quais medidas devo tomar imediatamente para recuperar as fotos excluídas antes que desapareçam de vez.
Já passei por isso mais de uma vez, e o principal é agir rápido. Se você apagou fotos de um cartão SD e parou de usá-lo imediatamente, suas chances geralmente são boas.
O que acontece após a exclusão é menos dramático do que as pessoas pensam. A maioria das câmeras e computadores não apaga os dados da imagem na hora. Eles removem a entrada da tabela de arquivos, então o cartão parece vazio, mesmo que os dados da foto ainda estejam lá. Assim que novas fotos ou vídeos forem gravados no cartão, os dados antigos começam a ser substituídos. Então o primeiro passo é parar. Nada de mais fotos. Nada de mais vídeos. Não copie absolutamente nada para ele.
Se eu fosse fazer isso no meu próprio cartão, começaria com Disk Drill. Já usei em cartões de câmera, gravações de drone, um microSD de Switch e um cartão de dash cam que parecia perdido, mas não estava. É mais fácil do que a maioria das ferramentas de recuperação que já testei, e lida com mídia SD melhor do que muito software gratuito.
O que mais me chamou a atenção foi como ele lida com mais do que uma exclusão simples. Se o cartão virou RAW, aparece como ilegível, foi corrompido ou você o formatou por engano, ainda há chance. Ele também lê os tipos de imagem mais comuns, JPG, PNG, CR2, NEF, ARW, DNG, além de outros formatos RAW da Canon, Nikon, Sony, Fujifilm e outras.
Vídeo é onde muitas ferramentas falham. Cartões SD de GoPro, drones e câmeras mirrorless costumam armazenar clipes em fragmentos. Já vi aplicativos baratos de recuperação trazerem de volta metade de um arquivo ou um clipe sem visualização. O Disk Drill se saiu melhor nisso para mim. Não é perfeito, mas ainda assim é melhor.
Esta é a forma como eu lidaria com isso.
- Retire o cartão SD imediatamente.
- Use um leitor de cartão e conecte-o ao computador. Eu evito conectar pela câmera quando posso.
- Instale e abra o Disk Drill.
- Escolha o cartão SD na lista de unidades.
- Clique em “Procurar dados perdidos” e execute a Verificação Universal.
- Espere a verificação terminar. Não tenha pressa nessa parte.
- Abra “Revisar itens encontrados” e verifique a categoria Imagens.
- Visualize os arquivos antes de recuperá-los. Se uma foto abrir normalmente na visualização, geralmente considero isso um bom sinal.
- Salve os arquivos recuperados em outro lugar, nunca de volta no mesmo cartão SD.
Mesmo quando o cartão parece em branco ou pede para você formatá-lo, eu não presumiria que as fotos sumiram. Já tive cartões que apareceram como RAW e mesmo assim devolveram a maioria das imagens. Às vezes o sistema de arquivos é danificado enquanto os dados da foto continuam lá.
Uma coisa que aprendi da maneira difícil: se o cartão começar a desconectar, travar o aplicativo ou apresentar falhas, primeiro faça um backup em imagem e trabalhe a partir dessa cópia. Uma imagem byte a byte cria um clone completo do cartão, o que é mais seguro do que forçar o original repetidamente. O Disk Drill inclui essa opção.
O nível gratuito já é suficiente para testar. Você pode fazer varredura e visualizar arquivos em ambas as plataformas. No Windows, ele permite recuperação gratuita de até 100 MB. No Mac, o uso gratuito é mais voltado para visualização, então se você precisar recuperar muito conteúdo, provavelmente vai esbarrar rapidamente na versão paga.
Se você quiser outras opções, estas são as que eu manteria na caixa de ferramentas.
- PhotoRec. Gratuito, feio, eficaz. Já usei quando não me importava com os nomes dos arquivos. Muitas vezes ele recupera os arquivos, mas você perde a estrutura de pastas e os nomes, o que transforma a organização depois em uma bagunça.
- DiskGenius. Combina mais se o cartão tiver problemas de partição ou danos no sistema de arquivos. A interface é mais técnica, com mais ajustes para mexer.
- DiskDigger. Vale conferir se o cartão está em um telefone Android e você não tem um PC por perto. É menos capaz do que as ferramentas para desktop. As verificações profundas geralmente exigem root.
Última observação, e isso importa. Se o cartão tiver dano físico, desaparecer aleatoriamente ou o computador nunca detectá-lo, o software não vai ajudar muito. Já vi gente continuar tentando até o cartão piorar. Nesse ponto, um laboratório de recuperação é a opção mais segura, mesmo que seja doloroso pagar por isso.
Sim, a recuperação de fotos do cartão SD é possível se você parou de usar o cartão rápido o suficiente. Os arquivos excluídos geralmente permanecem no cartão até que novos dados os sobrescrevam. Então, seu primeiro passo é simples. Pare de usar o cartão SD agora. Não tire mais fotos. Não mova arquivos para ele. Não o formate.
Concordo com @mikeappsreviewer em uma parte, a velocidade importa muito. Onde eu divirjo um pouco é nisto. Eu começaria fazendo uma imagem completa do cartão SD primeiro, se as fotos forem muito importantes. Trabalhar em uma cópia reduz o risco se o cartão estiver instável ou se você clicar na coisa errada enquanto estiver cansado e estressado.
Minha ordem seria:
- Trave o cartão SD, se ele tiver uma chave de proteção contra gravação.
- Coloque-o em um leitor de cartões, não na câmera.
- Crie uma imagem de disco do cartão no seu computador.
- Escaneie a imagem, não o cartão original.
- Recupere os arquivos para o seu computador ou para uma unidade externa.
Quanto ao software, o Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação de fotos de cartão SD porque visualiza bem as imagens, oferece suporte a formatos de foto RAW e lida com cartões excluídos ou formatados sem muita configuração. Se o cartão era de um telefone ou câmera e agora aparece como vazio, RAW ou corrompido, ele ainda tem uma boa chance. A visualização importa. Se a foto aparecer limpa na visualização, as chances de recuperação são melhores.
Se você quiser um guia visual, este passo a passo de recuperação de fotos de cartão SD é fácil de acompanhar.
Mais uma coisa. Se o cartão faz cliques, desconecta ou não é detectado de jeito nenhum, pule mais tentativas caseiras. É aí que os laboratórios fazem valer o que cobram.
Sim, talvez. Mas a resposta é menos “excluído = sumiu” e mais “excluído = com o tempo contado.”
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @ombrasilente, mas sou um pouco menos otimista se você apagou tudo de dentro da câmera ou do telefone e depois continuou mexendo no cartão. Mesmo só alguns arquivos novos podem destruir exatamente as fotos com que você mais se importa. Então a grande regra continua sendo: pare de usar, ponto final.
Uma coisa que eu acrescentaria e na qual eles não bateram tanto: verifique se isso foi uma exclusão de verdade ou um falso alarme causado por dano no sistema de arquivos. Às vezes as fotos ainda estão lá, mas o diretório do cartão foi corrompido, então ele parece vazio. Nesse caso, a recuperação pode ser melhor do que as pessoas esperam. Além disso, se você usou o cartão em um telefone Android, procure pastas ocultas como DCIM, LOST.DIR ou pastas de lixeira criadas por apps antes de presumir que tudo sumiu.
Se você quer ter menos dor de cabeça, use o Disk Drill. Ele é bom para recuperação de fotos em cartão SD porque a pré-visualização é realmente útil, e isso importa mais do que as pessoas pensam. JPGs e RAWs que podem ser visualizados geralmente significam que os dados do arquivo estão intactos o suficiente para serem salvos. Eu também classificaria os resultados primeiro por tipo de arquivo e chances estimadas de recuperação, não pelo nome da pasta, porque a estrutura de pastas muitas vezes já era mesmo.
Pequena discordância com o conselho de “sempre fazer imagem primeiro”: se o cartão estiver saudável e totalmente legível, eu não acho que criar uma imagem seja obrigatório em todo caso normal de exclusão. É bom fazer, sim. Obrigatório, não. Se o cartão estiver instável, aí sim, crie a imagem antes até de respirar perto dele.
Além disso, salve os arquivos recuperados no seu computador ou em outra unidade, não de volta no cartão SD. Parece óbvio, mas as pessoas fazem isso e depois se perguntam por que a recuperação piorou. Já passei por isso, cometi esse erro idiota uma vez kkk.
Se nada decente aparecer na pré-visualização, tente depois uma ferramenta de segunda etapa como o PhotoRec. Ele é feio demais, mas às vezes encontra coisas que outros apps deixam passar. Nomes bagunçados, pastas bagunçadas, ainda melhor do que nada.
E se você quiser mais casos do mundo real, vale dar uma olhada neste tópico: Ajuda com recuperação de fotos de cartão SD de usuários do Reddit.
Se o cartão não for detectado de forma consistente, ficar absurdamente lento ou apresentar erros de leitura, pare com as tentativas caseiras antes que piore. Esse é o ponto em que o software começa a ser mais esperança do que plano.
Vou discordar de um ponto de @ombrasilente e @cacadordeestrelas. Fazer uma imagem primeiro é inteligente, mas nem sempre é o melhor primeiro passo se você está usando uma configuração doméstica básica e o cartão está perfeitamente legível. Um trabalho longo de imagem em um leitor barato pode desperdiçar tempo ou até falhar no meio do processo. Às vezes, uma verificação somente leitura primeiro é a forma mais rápida de confirmar a situação.
O que eu faria em vez disso é o seguinte: verificar se as fotos foram excluídas normalmente ou se o cartão apenas perdeu seu índice. No Windows, veja Propriedades e espaço usado. Se o cartão parecer vazio, mas ainda mostrar espaço usado, isso geralmente significa dano no diretório, não exclusão real. Nesse caso, as chances de recuperação costumam ser melhores.
O Disk Drill é uma boa escolha aqui porque lida tanto com arquivos excluídos quanto com sistemas de arquivos corrompidos sem muita complicação.
Prós:
- pré-visualização fácil para JPG e RAW
- boa filtragem por tipo de arquivo
- pode recuperar de cartões SD formatados ou corrompidos
- interface mais limpa que o PhotoRec
Contras:
- a recuperação gratuita é limitada
- verificações profundas podem retornar muitas duplicatas inúteis
- não é o mais barato se você só precisa dele uma vez
Se o Disk Drill deixar passar coisas, o PhotoRec ainda vale uma segunda tentativa. Feio, mas teimoso. E sim, salve tudo em outra unidade, não de volta no cartão. @mikeappsreviewer estava certo sobre uma coisa acima de tudo: quanto menos você mexer no cartão agora, melhores serão suas chances.