Eu apaguei acidentalmente as filmagens das minhas férias gravadas na GoPro do meu cartão SD antes de fazer backup, e estou realmente esperando que haja uma maneira de recuperar os vídeos. Esses clipes são lembranças importantes da minha viagem, e eu ainda não gravei nada novo no cartão. Qual é a melhor maneira de recuperar com segurança vídeos apagados da GoPro?
Sim, isso dói. Já aconteceu comigo com um cartão SD depois de um passeio, e o primeiro erro que quase cometi foi continuar usando a câmera.
Pare de usar o cartão agora. Nada de novos clipes, nada de formatar, nada de executar reparo, nada de clicar no aviso “verificar e corrigir” do seu computador. Quando filmagens da GoPro são apagadas, os dados geralmente permanecem no cartão por um tempo. O problema é simples: novas gravações sobrescrevem os blocos antigos e suas chances caem rápido.
Verificações rápidas antes de usar um software de recuperação
- Se você paga por uma assinatura GoPro, entre na conta e verifique a Biblioteca de Mídia na nuvem e também a pasta Lixeira.
- Coloque o cartão de volta na câmera uma vez e veja se a GoPro oferece seu próprio reparo de arquivos.
- Navegue pelo cartão em busca de arquivos LRV. Essas são as cópias de visualização em baixa resolução. Não são ideais, embora eu já tenha visto elas salvarem um clipe que as pessoas achavam que tinha sumido para sempre.
Se os arquivos não aparecem mais na visualização do cartão, eu passaria para o Disk Drill. Já usei ele antes com mídias de câmera, e ele se saiu melhor do que alguns dos aplicativos de recuperação mais comuns que testei. A parte que vale a pena observar no caso de arquivos da GoPro é o modo Recuperação Avançada de Câmera:
https://www.youtube.com/watch?v=scXxMU5rJt0
Por que isso importa. As gravações da GoPro costumam ser armazenadas em fragmentos, às vezes muitos deles. Um único clipe pode ficar espalhado por todo o cartão. Muitas ferramentas de recuperação encontram pedaços de dados, mas falham na hora de remontar o vídeo. Você acaba com um nome de arquivo, uma miniatura e um clipe que não abre, ou que reproduz metade do primeiro minuto e para. Já vi exatamente essa bagunça.
O modo de câmera do Disk Drill é voltado para esse problema específico. Ele tenta reconstruir gravações fragmentadas de câmeras de ação, câmeras veiculares, drones e dispositivos semelhantes. Ele também oferece suporte aos formatos da GoPro, incluindo MP4 e LRV.
Pequenas coisas que importam
- Use um leitor de cartões. Não conecte a própria GoPro se puder evitar.
- Salve os arquivos recuperados em outro lugar, nunca de volta no mesmo cartão SD.
- Se o cartão apresentar erros, desconectar ou parecer instável, faça primeiro uma imagem byte a byte e escaneie a imagem, não o cartão original.
Se você não gravou muito desde que a filmagem sumiu, suas chances ainda são razoáveis. Não perfeitas, mas razoáveis. Eu não esperaria muito, viu. ![src=]()
Pare de usar o cartão SD. Nessa parte, @mikeappsreviewer acertou. Se você gravou novos clipes depois da exclusão, a recuperação piora rapidamente.
Uma coisa que eu acrescentaria: não confie nos nomes dos arquivos nem nas prévias se o software de recuperação encontrá-los. Vídeos da GoPro часто voltam com índices corrompidos. Um clipe pode parecer normal na varredura, mas falhar em 2:13 ou ficar sem áudio. Então, quando recuperar, teste cada arquivo.
Minha ordem seria:
1. Trave o cartão com um adaptador, se o seu tiver uma chave.
2. Faça primeiro uma imagem do cartão SD, se o seu computador o ler sem problemas.
3. Faça a varredura da imagem, não do cartão.
4. Recupere para o seu computador ou para uma unidade externa.
Discordo um pouco sobre colocar o cartão de volta na GoPro para reparo. Se as imagens forem importantes, eu evitaria deixar a câmera gravar qualquer coisa. Câmeras fazem coisas estranhas com arquivos de banco de dados.
O Disk Drill continua sendo uma escolha sólida aqui porque lida bem com vídeo excluído de cartões SD, e a recuperação de MP4 da GoPro é um dos casos de uso mais comuns. Se o cartão for exFAT, as entradas excluídas geralmente continuam recuperáveis até serem sobrescritas. Se ele foi formatado, as chances dependem de ter sido uma formatação rápida ou se você continuou gravando depois.
Verifique também se há arquivos divididos. A GoPro costuma gravar filmagens longas como capítulos, então um “vídeo perdido” pode ser de 3 a 10 MP4s separados.
Para um guia passo a passo, isto me ajudou a entender a recuperação de cartão de câmera sem perder tempo:
assista a este guia fácil para recuperar vídeos excluídos de um cartão SD de câmera
Se o cartão continuar desconectando, parar de montar ou apresentar erros de leitura, pare de mexer nele e faça primeiro um clone. Essa parte importa mais do que as pessoas pensam. Aprendi isso da maneira mais difícil.
Eu seria um pouco mais cauteloso do que @mikeappsreviewer com a ideia de colocar de volta na GoPro e deixar ela tentar reparar. Se esses forem clipes de férias únicos na vida, eu trataria o cartão como evidência e manteria a câmera longe dele. As câmeras adoram gravar pequenos arquivos de manutenção justamente quando você menos quer.
O que eu faria e que ainda não foi realmente enfatizado o suficiente é verificar se a sua filmagem ausente já foi exportada automaticamente para algum lugar. No Windows, procure em Vídeos, Imagens, Downloads e no cache de importação do seu aplicativo de edição. No Mac, verifique Fotos, importações do Captura de Imagem, bibliotecas do Final Cut, bibliotecas do iMovie e a pasta Filmes. Muita gente acha que a cópia no SD era a única cópia e depois encontra metade da viagem parada em uma pasta temporária de importação. Parece bobo, mas isso acontece direto.
Além disso, se a sua GoPro criou gravações segmentadas, não procure apenas por um nome de arquivo. Procure segmentos relacionados com horários próximos. Às vezes a recuperação encontra o clipe 2 e o clipe 3, mas não o clipe 1, então as pessoas presumem que tudo foi perdido.
Se o cartão for lido normalmente, faça primeiro uma imagem completa e depois trabalhe a partir dela. Se você quiser o caminho mais direto, o Disk Drill continua sendo uma das melhores opções para recuperação de vídeo apagado da GoPro em cartões SD, especialmente quando os MP4 estão fragmentados. Mas, depois da recuperação, execute os arquivos primeiro no VLC. O VLC frequentemente reproduz MP4s danificados da GoPro que outros players se recusam a abrir, e isso pode dizer se o vídeo realmente está lá antes de você entrar em pânico.
Mais uma coisa que eu acrescentaria ao que @sternenwanderer disse: se os clipes recuperados não tiverem duração ou mostrarem 0 bytes em alguns players, tente remuxá-los, e não apenas repará-los. Às vezes um contêiner corrompido é o problema inteiro.
Também encontrei um tópico útil aqui caso você queira outra perspectiva sobre recuperação de vídeo da GoPro Hero 8:
Discussão e soluções para recuperação de vídeo perdido da GoPro Hero 8
Então, sim, apagado nem sempre significa perdido. Sobrescrito geralmente significa. Grande diferença.
Concordo em grande parte com @sternenwanderer, @voyageurdubois e @mikeappsreviewer sobre a regra principal: não gravar mais nada nesse cartão. Onde eu divirjo um pouco é nas expectativas. Mesmo que a recuperação funcione, os clipes da GoPro podem voltar tecnicamente como recuperados, mas ainda assim com falhas na linha do tempo, capítulos ausentes ou metadados corrompidos, então avalie o sucesso pela reprodução real do início ao fim, não pela quantidade de arquivos.
Algumas coisas que ainda não foram enfatizadas o suficiente:
- Verifique as pastas ocultas no cartão. A GoPro às vezes deixa para trás arquivos auxiliares, miniaturas ou restos parciais de capítulos que ajudam a identificar o que existia.
- Se você usa macOS, evite arrastar muito o cartão no Finder. O Spotlight e a geração de miniaturas geralmente são inofensivos, mas ainda prefiro montar em modo somente leitura quando possível.
- Se os arquivos ausentes foram excluídos muito recentemente, a qualidade da recuperação costuma ser melhor a partir da estrutura original do sistema de arquivos do que apenas de uma varredura profunda. Então, se uma ferramenta oferecer os dois modos, execute os dois.
O Disk Drill é uma escolha razoável aqui.
Prós:
- Bom para varreduras em cartão SD
- Pode encontrar MP4s excluídos e gravações fragmentadas de câmera
- A interface é fácil quando você está estressado e não quer pensar demais
Contras:
- A visualização pode ser enganosa em arquivos GoPro danificados
- Varreduras profundas podem retornar muitos resultados bagunçados com nomes genéricos
- A recuperação é paga se você realmente quiser restaurar os arquivos
Uma pequena discordância em relação ao conselho habitual: eu não gastaria muito tempo testando vários aplicativos diferentes, um após o outro, no cartão original. Manipulação demais, chances demais de cometer erros. Escolha uma ferramenta séria como o Disk Drill, faça a varredura em uma imagem, se possível, recupere para outra unidade e depois verifique cada clipe no VLC ou em outro player mais tolerante. Se um arquivo abrir, mas não permitir navegar corretamente, faça um remux antes de assumir que ele está perdido.
Se você gravou por cima da filmagem excluída, as chances caem muito. Se não gravou, você ainda tem uma chance real.