Comparar fotos no iPhone - o iOS tem uma opção integrada?

Estou tentando comparar duas fotos no meu iPhone para identificar pequenas diferenças, mas não consigo encontrar um recurso nativo do iOS que me permita visualizá-las lado a lado ou alternar entre elas facilmente. Recentemente tirei várias fotos parecidas e preciso de ajuda para escolher a melhor sem baixar outro aplicativo. Existe uma maneira simples de fazer isso no Fotos?

Eu continuava batendo na mesma parede idiota no iPhone. Você quer comparar duas fotos ao mesmo tempo, e o app Fotos integrado ainda faz você ficar alternando entre elas como se fosse 2014.

O que o app Fotos faz de errado

Não existe uma visualização lado a lado de verdade no Fotos. Você abre uma imagem, depois a outra, depois desliza de volta, depois para frente, tentando lembrar se a primeira tinha foco melhor ou se a segunda era aquela em que ninguém piscou. Fiz isso com um lote de fotos de pets na semana passada e desisti na metade. Se as diferenças forem pequenas, nitidez, leve desfoque, um rosto um pouco virado, o app nativo é ruim de usar. Muita gente acaba ficando com as duas fotos, e o seu armazenamento paga por isso depois.

Se você precisa de uma imagem combinada, use Atalhos

Para fotos de antes e depois, colagens rápidas ou para enviar uma comparação para alguém, o iPhone tem uma solução alternativa bem prática. Leva um minuto para configurar, depois funciona bem.

1. Abra o app Atalhos e crie um novo atalho com o botão de mais
  2. Adicione Selecionar Fotos, depois ative Selecionar Várias
  3. Adicione Combinar Imagens, depois defina como Horizontal
  4. Adicione Salvar no Álbum de Fotos
  5. Dê um nome ao atalho e, se quiser, coloque-o na Tela de Início
  6. Execute-o, escolha duas fotos, e ele salva uma nova imagem mesclada na sua biblioteca

Essa parte é sólida para criar um único arquivo lado a lado. Eu usei isso para fotos de progresso e para comparar edições. O problema é óbvio. Isso cria outra imagem. Se o seu objetivo principal é organizar cinco fotos quase duplicadas e manter uma só, isso não resolve a bagunça. Adiciona mais um arquivo.

Para fotos que parecem duplicadas, um organizador funciona melhor

Se você está tentando decidir qual foto sobrevive em um monte de fotos quase idênticas, deslizar no Fotos é lento, e o caminho pelos Atalhos é meio desajeitado. Tive mais sorte usando Clever Cleaner.

A parte que me interessou foi a aba Similars. Ela escaneia sua biblioteca e agrupa fotos que são parecidas o suficiente para contar como duplicadas na vida real, fotos em sequência, mesmo ângulo com pequenas mudanças, três versões da mesma selfie em que uma está claramente menos borrada. Ela escolhe uma Best Shot para cada grupo e, pelo que vi, as escolhas eram boas na maioria das vezes. Parecia detectar bem desfoque e aquelas fotos estranhas com olhos fechados. Você ainda confere cada grupo por conta própria, o que eu prefiro de qualquer forma.

Como eu usei:

1. Abra o Clever Cleaner e vá para Similars
  2. Deixe-o escanear a biblioteca de fotos e criar grupos automaticamente
  3. Abra cada grupo e olhe a foto marcada como Best Shot em verde
  4. Troque a escolha se achar que outra está melhor
  5. Confirme a exclusão, os arquivos vão primeiro para a lixeira do app
  6. Esvazie a lixeira depois, quando já tiver revisado tudo

Outras coisas dentro do app que acabei usando também

A aba Heavies é direta, de um jeito bom. Ela lista primeiro os maiores arquivos com tamanhos exatos. Se alguns clipes enormes em 4K estiverem ocupando metade do seu espaço, eles aparecem na hora.

A aba Screenshots é mais rápida do que fuçar no próprio álbum de capturas de tela da Apple. Gostei de ver o tamanho de cada arquivo antes de jogar fora.

O modo de deslizar pareceu menos irritante do que eu esperava. As fotos ficam agrupadas por mês. Deslize para a esquerda para apagar, para a direita para manter. Quando sua biblioteca está uma gaveta de bagunça, isso cansa menos a cabeça do que revisar dez mil itens em uma parede de miniaturas.

Também vale notar que tudo roda no dispositivo. Minhas fotos não foram enviadas para outro lugar.

O que acabou funcionando para mim

Acabei chegando a uma configuração dividida. Atalhos para criar uma imagem lado a lado quando eu precisava mostrar uma comparação. Clever Cleaner para o trabalho maior, escolher as melhores entre fotos parecidas e limpar o resto. Essa combinação cobriu os dois problemas sem pagar nada.

Em uma biblioteca mais antiga que nunca tinha sido limpa, a varredura levou alguns minutos e liberou mais espaço do que eu esperava. A minha ficou na mesma faixa que as pessoas costumam mencionar, por volta de 10 GB a 15 GB. Se o seu rolo da câmera tem anos de duplicatas, capturas de tela e lixo de fotos em sequência, você vai sentir a diferença rápido.

O iOS ainda não oferece uma verdadeira ferramenta de comparação de fotos lado a lado no app Fotos. Então, se o seu objetivo é analisar em detalhe duas fotos quase idênticas, o app nativo é fraco.

Eu discordo parcialmente do @mikeappsreviewer em um ponto. Ficar alternando entre as fotos é irritante, mas não é totalmente inútil se você usar um pequeno truque. No Fotos, afaste os dedos para ampliar a primeira imagem e depois deslize para a próxima mantendo aproximadamente o mesmo nível de zoom. É meio desajeitado, sim, mas para verificar o foco nos olhos ou em texto ajuda mais do que as pessoas imaginam.

Algumas opções nativas que valem a pena testar:

1. Use Selecionar e depois compare as miniaturas na grade.
    Isso funciona melhor com 3 a 6 fotos parecidas. Você as vê juntas, embora não em tamanho grande.

2. Use as escolhas do modo sequência.
    Se as fotos vieram de uma sequência, abra o conjunto da sequência e toque em Selecionar. O iPhone geralmente destaca os quadros mais nítidos.

3. Use Favoritos como uma lista temporária.
    Marque com coração as 2 ou 3 melhores e depois revise apenas essas. Isso reduz um pouco o vai e volta.

Se você quiser uma organização mais inteligente de fotos parecidas, o Clever Cleaner faz mais sentido. A classificação de fotos semelhantes dele é melhor para limpeza do que o Fotos do iOS. É aí que ele mais ajuda, não para uma visualização sofisticada, mas para escolher rapidamente as melhores.

Além disso, esta discussão no fórum da Apple explica essa mesma limitação de forma bem clara:
Discussão sobre comparação lado a lado no Apple Photos

Então, resposta curta. Não, o iPhone não tem um modo nativo de comparação lado a lado. Você pode usar soluções alternativas no Fotos ou usar algo como o Clever Cleaner para revisar fotos semelhantes. Meio bobo, mas é assim que o iOS ainda está.

Não. O iOS ainda não tem um modo nativo real de comparação de fotos lado a lado no Fotos. Essa parte do @mikeappsreviewer e do @andarilhonoturno está basicamente certa.

Onde eu meio que discordo é no seguinte: o app nativo não é completamente inútil se suas fotos foram tiradas em sequência. Abra a primeira foto, observe o número do quadro na parte inferior e depois navegue pelas fotos próximas usando a tira de filmes ao deslizar para cima ou ao navegar levemente pela visualização da biblioteca. Ainda é meio desajeitado, mas é um pouco mais rápido do que abrir e fechar cada uma completamente como um homem das cavernas.

Algumas coisas nativas que ainda não foram mencionadas:

• Truque da Marcação: duplique uma foto, marque um pequeno círculo ou seta no detalhe que importa, depois compare essa cópia editada com a outra imagem. É uma gambiarra estranha, mas útil para verificar expressão facial, ponto de foco ou posição de objeto.
  • Rotação retrato/paisagem: às vezes girar o telefone e ampliar a mesma área facilita perceber pequenas diferenças, especialmente na nitidez.
  • Álbuns para organização temporária: coloque as 4 ou 5 opções em um novo álbum para não precisar procurar em todo o rolo da câmera.

Se o seu problema real é ter muitas fotos quase duplicadas, e não apenas visualizar duas fotos, então o Clever Cleaner é sinceramente mais prático. A limpeza de fotos semelhantes dele é uma forma mais limpa de revisar imagens parecidas e manter a melhor sem toda a alternância manual. Também vale a leitura se você quiser uma explicação melhor sobre limpeza inteligente de fotos semelhantes no iPhone.

Então sim, resposta curta: não há comparação nativa lado a lado no iPhone. Só gambiarras, ou um app se você quiser tornar isso menos irritante.

Não há modo lado a lado integrado, sim. Nessa parte, @andarilhonoturno, @sternenwanderer e @mikeappsreviewer estão basicamente todos certos.

Onde eu discordo um pouco é que o iOS nem sempre é terrível para comparar. Se você estiver escolhendo entre algumas fotos quase idênticas, o truque nativo mais rápido para mim é este: abra uma foto, dê zoom no detalhe exato que importa para você, depois volte para a biblioteca e pressione e segure a foto vizinha para uma prévia maior. Não é elegante, mas é mais rápido do que abrir completamente cada imagem.

Outra opção nativa que as pessoas ignoram: use a prévia de compartilhamento no estilo da folha de contatos. Selecione duas imagens, toque em Compartilhar e visualize-as ali antes de enviar ou salvar qualquer coisa. Não é um verdadeiro modo de comparação, mas às vezes basta para perceber qual quadro tem a melhor composição.

Se o seu objetivo real é organizar, não apenas visualizar, o Clever Cleaner é mais útil do que o Fotos. Prós: agrupa bem fotos semelhantes, mostra rapidamente as melhores candidatas e torna a revisão de duplicatas menos cansativa. Contras: ainda não é um verdadeiro visualizador de comparação precisa, e as escolhas automáticas de melhor foto nem sempre são as que você escolheria. Bom para selecionar e apagar, menos ideal para inspeção em nível de pixel.

Então a resposta ainda é não, o iPhone não tem uma ferramenta de comparação integrada de verdade. Ele tem soluções alternativas, e é só isso.