Como recupero arquivos de uma unidade USB formatada?

Formatei acidentalmente minha unidade USB antes de copiar fotos importantes e documentos de trabalho, e agora preciso de ajuda para descobrir se os arquivos ainda podem ser recuperados. Estou procurando os melhores passos ou software de recuperação de dados USB para restaurar arquivos de uma unidade flash formatada sem piorar a situação.

Isso aconteceu comigo uma vez com um pendrive cheio de fotos e, sim, foi horrível.

O que importa primeiro é o tipo de formatação que você executou.

Se foi uma Formatação Rápida, suas chances ainda são razoáveis em muitos casos. A Formatação Rápida normalmente limpa os registros do sistema de arquivos, não o conteúdo dos arquivos em si. Então os dados geralmente ficam lá até que outra coisa grave por cima.

Se foi uma Formatação Completa, a situação é pior. Uma formatação completa grava em todo o armazenamento, então um software de recuperação comum geralmente não vai conseguir recuperar muita coisa, se conseguir alguma coisa.

Uma coisa que tive que aprender do jeito chato é que não existe um botão real de desfazer formatação para um pendrive. Quando a formatação acontece, ela aconteceu. Os aplicativos de recuperação não revertem a formatação. Eles escaneiam o dispositivo, procuram dados de arquivos que sobraram e tentam reconstruir os arquivos a partir do que restou.

O passo mais importante primeiro: pare de usar o pendrive agora.

Não copie nada para ele.
Não formate de novo.
Não execute CHKDSK nem ferramentas de reparo.

Cada gravação diminui suas chances, às vezes rapidamente.

O que eu faria em seguida é usar um aplicativo de recuperação e escanear a unidade a partir do armazenamento de outra máquina, não do próprio USB. Tive resultados razoáveis com o Disk Drill porque ele é simples o bastante quando você já está estressado e tentando não piorar a situação.

Passos que eu seguiria:

1. Instale o Disk Drill no armazenamento interno do seu computador, nunca no USB formatado.
  2. Conecte o pendrive.
  3. Abra o Disk Drill e escolha o USB na lista de dispositivos.
  4. Clique em Procurar Dados Perdidos e depois escolha Verificação Universal quando ele pedir.
  5. Deixe a verificação rodar até o fim. Você pode dar uma olhada antes, mas eu esperaria. Tive resultados melhores fazendo isso.
  6. Visualize qualquer coisa importante. Se um arquivo abrir na prévia sem problemas, suas chances de recuperação desse arquivo geralmente são melhores.
  7. Recupere os arquivos para outra unidade, não de volta para o mesmo USB.

Uma parte que muita gente pula, e eu não pularia, é a opção de imagem de disco. O Disk Drill pode criar uma imagem byte a byte do pendrive. Se o seu USB estiver perdendo conexão, apresentando erros de leitura ou funcionando de forma instável, crie a imagem primeiro e depois escaneie a imagem. Fiz isso uma vez com um dispositivo quase morrendo e isso me salvou de ter que ficar reconectando a coisa toda hora.

Se os arquivos recuperados voltarem com nomes estranhos, estrutura de pastas quebrada ou organização aleatória, isso é normal depois da formatação. O que importa é se os dados do arquivo abrem.

Então sim, a recuperação depois da formatação muitas vezes é possível, principalmente após uma Formatação Rápida. A melhor atitude é simples. Deixe a unidade em paz, escaneie-a logo e restaure os arquivos recuperados em outro lugar.

Pare de gravar no USB. Essa parte do @mikeappsreviewer está certíssima.

Discordo um pouco sobre a formatação completa, porém. Em pendrives mais antigos, ou se o Windows fez uma formatação sem comportamento de sobrescrita pesada, alguma recuperação por file carving ainda funciona. Os nomes das pastas normalmente não sobrevivem, mas fotos e documentos às vezes sim.

O que eu faria:

1. Verifique o tamanho do USB no Gerenciamento de Disco. Se ele mostrar a capacidade correta, as chances de recuperação são melhores do que se o controlador estiver falhando.
  2. Se a unidade desconectar, esquentar ou aparecer como 0 bytes, pule o faça você mesmo e leve para um laboratório.
  3. Se ela permanecer estável, execute uma varredura profunda com o Disk Drill ou outra ferramenta com varredura por assinatura de arquivo.
  4. Classifique os resultados primeiro por tipo de arquivo, JPG, PNG, DOCX, PDF.
  5. Recupere primeiro os arquivos mais importantes para o seu PC ou outra unidade externa.

Para fotos, o file carving funciona bem porque os arquivos JPEG têm cabeçalhos claros. Para documentos do Office, os resultados são mistos. Um DOCX é um contêiner ZIP, então danos parciais frequentemente o corrompem.

Se você quer o melhor software para recuperação de USB formatado, o Disk Drill é uma das opções mais fáceis para um fluxo de trabalho com varredura rápida mais varredura profunda. Também vale a pena ler este guia de recuperação de USB formatado.

Se nada abrir na pré-visualização de forma limpa, pare. Mais novas varreduras não vão corrigir dados sobrescritos. Essa é a parte difícil, mas economiza tempo.

Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @viaggiatoresolare disseram: antes mesmo de escanear, verifique se o USB está usando memória flash com comportamento de limpeza semelhante ao TRIM. Em muitos pendrives comuns, os dados excluídos/formatados podem permanecer. Em alguns dispositivos mais novos, a limpeza acontece mais rápido do que as pessoas esperam. Então o tempo importa, mas entrar em pânico e executar 6 ferramentas diferentes em sequência pode, na verdade, complicar ainda mais as coisas.

Além disso, discordo um pouco da mentalidade de simplesmente continuar escaneando com aplicativos diferentes na qual as pessoas às vezes caem. Se uma boa varredura profunda não mostrar nada que possa ser visualizado, o problema geralmente é dano por sobrescrita ou falha de hardware, não síndrome do botão errado.

O que eu faria:

• Conecte e confirme se ele mostra o tamanho correto
  • Se ele fizer o Windows travar, desconectar ou pedir para ser formatado novamente, pare de mexer nele
  • Se estiver estável, crie uma imagem primeiro, se possível
  • Depois escaneie a imagem, não o dispositivo original

O Disk Drill é uma escolha decente aqui porque pode lidar tanto com a criação de imagem quanto com a recuperação em um só lugar, o que causa menos confusão quando você já está irritado e com privação de sono. Para fotos especialmente, a visualização importa mais do que os nomes dos arquivos.

Se os arquivos forem críticos para o negócio, não tente fazer você mesmo por muito tempo. Cada teste extra é uma aposta, para ser sincero.

Para um guia sólido passo a passo sobre como recuperar arquivos perdidos após formatar um pendrive, isto pode ajudar:
como recuperar arquivos de um pendrive formatado

Versão curta: pare de usar a unidade, crie uma imagem dela se puder, escaneie com algo como o Disk Drill, recupere para outro disco e, se o USB agir de forma estranha, pule direto para um laboratório profissional.

Pequena discordância com @andarilhonoturno em um ponto: uma regra de “formatação completa = chance zero” é absoluta demais. Em alguns pendrives USB e em alguns casos de formatação no Windows, ainda vi recuperação bruta parcial, só que normalmente sem nomes de arquivos nem pastas.

O que eu acrescentaria, e que os outros não enfatizaram o suficiente, é isto: verifique os arquivos recuperados com uma visualização hexadecimal ou visualização normal antes de pagar por qualquer coisa ou perder horas separando lixo. Se os JPEGs tiverem visualização, ótimo. Se arquivos DOCX/PDF forem recuperados mas não abrirem, eles podem estar estruturalmente danificados mesmo que o tamanho pareça correto.

Além disso, se o USB for pequeno e antigo, às vezes o controlador mente menos do que os pendrives modernos problemáticos. Se a capacidade de repente parecer errada, o software de recuperação não é o verdadeiro problema.

O Disk Drill é uma boa opção aqui porque mantém criação de imagem, varredura, visualização e recuperação em um só fluxo de trabalho.

Prós:

• interface fácil
  • bom suporte a visualização
  • pode escanear imagens de disco

Contras:

• varreduras profundas podem retornar muitos arquivos bagunçados e renomeados
  • a recuperação de documentos do Office após formatação é incerta
  • o custo da licença pode não valer a pena para dados de baixo valor

Comparando com os pontos de @viaggiatoresolare e @mikeappsreviewer, eu diria que a verdadeira árvore de decisão é: unidade estável, tente você mesmo uma vez de forma correta; unidade instável, pare e escale. Se os seus arquivos forem insubstituíveis, não transforme um caso recuperável em um caso de sobrescrita por experimentar por tempo demais.