Apaguei acidentalmente fotos e documentos importantes do meu pendrive e depois percebi que os arquivos excluídos do USB não vão para a Lixeira. Preciso de ajuda para encontrar a melhor maneira de recuperar arquivos de um pendrive antes que sejam sobrescritos. Existem etapas ou ferramentas de recuperação seguras que realmente funcionam?
Já passei por isso com pen drives antes. Excluir de um USB não é o mesmo que excluir do seu drive principal. Muitas vezes isso ignora a Lixeira, então parece definitivo na hora. Ainda assim, excluído nem sempre significa apagado.
A primeira coisa que eu faria é parar de mexer no pen drive. Não copie arquivos para ele. Não renomeie nada. Não tente formatar. Não faça uma limpeza. Quando um arquivo é excluído, o espaço geralmente é marcado como livre, e novos dados gravam por cima depois. Em um pen drive pequeno, isso acontece rápido. Já perdi um conjunto de fotos uma vez porque copiei uma pasta de volta para o mesmo pen drive. Foi uma burrada, e eu sabia que não devia ter feito isso.
O que eu faria primeiro
- Desconecte o USB e deixe-o quieto até você estar pronto para escaneá-lo.
- Baixe as ferramentas apenas para o seu computador ou outra unidade.
- Salve os arquivos recuperados em outro lugar, nunca de volta no mesmo USB.
- Pule as ferramentas de reparo por enquanto, a menos que a unidade esteja com dificuldade para montar ou ler.
Antes de executar um software de recuperação, eu verificaria uma coisa simples. Abra a unidade e torne os arquivos ocultos visíveis. Já vi casos em que os arquivos não foram excluídos de forma alguma, eles foram ocultados após uma falha, atributos incorretos ou lixo de malware. Também procure por pastas ocultas do tipo lixeira, como $RECYCLE.BIN, RECYCLER, RECYCLED ou .Trashes se o dispositivo foi usado em um Mac. Na maioria das vezes isso não vai resolver, mas leva um minuto e não custa nada.
Ferramenta de recuperação com a qual eu começaria
Se os arquivos importam, eu iria direto para o Disk Drill. Não estou dizendo que ele conserta toda bagunça. Estou dizendo que o fluxo de trabalho é mais fácil de lidar quando você está tentando não piorar as coisas. O recurso de visualização também ajuda bastante. Eu odeio vasculhar uma pilha de arquivos sem nome só para descobrir que metade deles está corrompida.
Os passos são simples o bastante:
- Instale o Disk Drill no seu computador, não no pendrive.
- Conecte o USB e selecione-o na lista de unidades.
- Execute uma verificação normal de dados perdidos.
- Deixe terminar. Não interrompa antes da hora se os arquivos importam.
- Use a busca, os filtros por tipo de arquivo e a visualização para reduzir os resultados.
- Recupere para o seu computador, outro USB ou uma unidade externa.
A parte da visualização é mais importante do que as pessoas pensam. Se um arquivo abre na visualização, suas chances geralmente são melhores. Se o nome original do arquivo e o caminho da pasta aparecem, melhor ainda. Se tudo o que você recebe são nomes como recovered_file_001, ainda pode conseguir seus dados de volta, mas organizar tudo depois é um saco. Já passei por isso. É horrível, mas é melhor do que perder tudo.
Por que esta ferramenta tende a funcionar bem em unidades USB
A maioria das unidades flash usa FAT32, exFAT ou NTFS. O Disk Drill lida bem com eles. Ele lê os registros normais do sistema de arquivos quando ainda estão intactos. Se os registros estiverem danificados, ele também faz a varredura por assinaturas de arquivo. Isso ajuda quando a unidade foi removida incorretamente, começou a apresentar falhas ou sofreu alguma corrupção antes de a exclusão acontecer.
E o Recuva?
Você também pode experimentar o Recuva. Eu o trataria como uma opção de reserva, não minha primeira escolha. Ele é mais antigo, funciona apenas no Windows, e tive resultados variados com qualquer coisa fora dos tipos de arquivo comuns. Para alguns JPGs, PDFs ou documentos do Word excluídos, claro, vale a pena tentar. Para um USB mais bagunçado com tipos de arquivo mistos, eu ainda começaria com o Disk Drill porque é mais fácil analisar o que ele encontra.
O que eu não faria
Eu não executaria o CHKDSK imediatamente só porque alguém em um fórum disse run chkdsk. O CHKDSK é para reparo do sistema de arquivos. Não é uma ferramenta de recuperação de arquivos apagados. Às vezes, ele altera a estrutura da unidade o suficiente para tornar a recuperação mais difícil depois. Minha regra continua a mesma todas as vezes: primeiro recuperar, depois reparar.
Quando o software já não é mais a resposta
Se o USB não aparecer de jeito nenhum, for lido como 0 bytes, continuar desconectando ou o conector estiver torto, pare de mexer com software. Isso começa a parecer falha de hardware. Nessa etapa, um laboratório de recuperação faz mais sentido se os arquivos forem importantes. Os aplicativos de recuperação precisam que a unidade permaneça legível. Se o hardware estiver falhando, eles não farão muita coisa.
Exclusões em USB ignoram a Lixeira na maioria das vezes, então não perca tempo procurando lá. Sua melhor chance é tratar a unidade como evidência.
Primeiro, pare de usar o USB. Cada nova gravação reduz as chances de recuperação. Em armazenamento flash, a sobrescrita acontece rápido.
Algumas coisas que eu verificaria antes de escanear:
- Teste o USB em outro PC e em outra porta USB.
- Abra o Prompt de Comando e execute attrib -h -r -s /s /d X:*.* com X sendo a letra do seu USB. Já vi arquivos voltarem de atributos ocultos/do sistema após malware ou uma ejeção incorreta.
- Verifique o Histórico de Arquivos, OneDrive, Google Drive, sincronização do Fotos ou anexos antigos de e-mail. Documentos e fotos muitas vezes existem em mais de um lugar.
Eu discordo um pouco do @mikeappsreviewer em um ponto. O Recuva é bom para exclusão acidental simples em pendrives FAT32 ou exFAT saudáveis. É antigo, sim, mas para arquivos JPG, DOCX, PDF comuns, ele ainda dá conta do recado. Se não encontrar nada útil, siga em frente rápido.
Se você quiser a opção mais prática, use o Disk Drill. Ele tende a organizar melhor os resultados, e a visualização ajuda a economizar tempo quando os nomes dos arquivos sumiram ou ficaram bagunçados. Instale no seu PC, escaneie o USB e depois restaure os arquivos para outra unidade. Não de volta para o mesmo pendrive. As pessoas fazem isso e depois se perguntam por que a recuperação falhou.
Se o USB pedir para formatar, mostrar RAW ou cair a conexão no meio da varredura, faça primeiro uma imagem da unidade se a sua ferramenta oferecer suporte. Escaneie a imagem, não o pendrive instável. Isso reduz desgaste e problemas aleatórios de desconexão.
Se a unidade estiver corrompida em vez de apenas com arquivos excluídos, isto também ajuda:
assista a este guia rápido para recuperar dados de uma unidade USB corrompida
Se o USB mostrar 0 bytes ou esquentar, pare. Software não vai consertar hardware morrendo.
As exclusões em USB são estranhas porque o arquivo geralmente ignora a Lixeira, mas eu questionaria um pouco a ideia de partir direto para todo app de recuperação que as pessoas mencionam. Às vezes, a solução mais rápida é verificar se os arquivos foram excluídos pelo app da câmera/celular e ainda existem no dispositivo de origem ou na sincronização em nuvem. Isso é muito ignorado.
Se os arquivos realmente sumiram, minha ordem seria:
- Fazer primeiro uma imagem byte a byte do USB se os dados forem realmente importantes.
- Executar a recuperação na imagem, não no pendrive original.
- Recuperar apenas para outra unidade.
Essa é a parte que tanto @mikeappsreviewer quanto @kakeru tocaram indiretamente, mas acho que criar a imagem primeiro é a opção mais segura quando possível. Pendrives podem ficar instáveis rápido, e repetir a varredura no original várias vezes é como as pessoas transformam um dia ruim em algo pior.
Em relação ao software, o Disk Drill é uma escolha sólida porque lida bem com sistemas de arquivos USB e facilita a organização de fotos/documentos sem caos total. Se você quiser uma visão mais clara dos recursos e do fluxo de trabalho, esta análise do Disk Drill e passo a passo de recuperação em USB vale a pena.
Mais uma coisa: se suas fotos vieram de uma câmera, verifique se a unidade era exFAT e se a câmera criou arquivos sidecar ou de banco de dados. Recuperá-los pode ajudar a reconstruir o contexto. É meio nerd, mas importa. Além disso, ainda não execute ferramentas de formatação/reparo. É assim que algo recuperável vira nope bem rápido.
Uma coisa que eu acrescentaria que @kakeru, @mike34 e @mikeappsreviewer só abordaram em parte: verifique se os arquivos foram excluídos por meio de um app que mantém seu próprio cache ou histórico de pastas de exportação. Editores de foto, salvamento automático do Office, importações do WhatsApp Desktop e ferramentas de transferência de câmera às vezes deixam cópias no PC mesmo quando a versão no USB já sumiu. Pesquise no computador pela extensão do arquivo e classifique por data de modificação antes de se aprofundar na recuperação.
Também discordo um pouco da abordagem de escanear imediatamente custe o que custar. Se o USB ainda estiver saudável e os arquivos tiverem sido apenas excluídos logicamente, sim, faça a varredura logo. Mas se o Windows travar ao abrir o pendrive, cada reconexão pode piorar as coisas. Nesse caso, faça uma imagem primeiro ou use uma ferramenta que consiga trabalhar de forma mais cuidadosa.
Sobre o Disk Drill, já que ele continua sendo mencionado:
Prós
- fácil de filtrar fotos, documentos e vídeos
- a pré-visualização é útil antes de restaurar
- lida bem com formatos comuns de USB
- razoável para recuperações confusas com arquivos misturados
Contras
- varreduras profundas podem retornar muita coisa inútil
- os limites da recuperação gratuita dependem da plataforma
- não faz milagres se a própria memória flash estiver falhando
Se você quiser uma ordem prática, a minha seria:
- Procure no computador por cópias duplicadas ou locais.
- Verifique partições ocultas no Gerenciamento de Disco.
- Se a unidade estiver estável, faça uma varredura com o Disk Drill.
- Recupere apenas para outra unidade.
- Se os resultados forem ruins, tente uma segunda ferramenta como Recuva ou PhotoRec.
Se o USB aparecer como RAW, 0 bytes ou desconectar aleatoriamente, pare de insistir em correções por software e pense em problema de hardware. Esse é o ponto em que a chance de recuperação cai bastante.