O armazenamento do meu iPhone está quase cheio, e percebi que meus vídeos provavelmente estão ocupando a maior parte do espaço. Gravei muita coisa ao longo do tempo, mas não consigo saber quais arquivos são os maiores ou o que devo apagar primeiro. Preciso de ajuda para encontrar os maiores vídeos no meu iPhone para liberar espaço sem remover tudo.
A Apple ainda não adicionou uma classificação simples por tamanho no Fotos, nem mesmo no iOS 26. Continuei procurando, achei que tinha deixado passar, mas não. Não está lá.
Dentro do app Fotos padrão, não há uma forma real de classificar vídeos por tamanho de arquivo. Se você só tiver alguns clipes, pode verificar um por um. Abra o vídeo, deslize para cima ou toque no pequeno ícone de i, e o iOS mostra o tamanho. Fiz isso uma vez com uma biblioteca pequena e tudo bem. Com algumas centenas de vídeos, isso vira uma chatice sem fim rapidinho.
Classificar por duração é a solução alternativa nativa mais próxima, e mesmo assim é bem imprecisa. Duração não é igual a tamanho. Um clipe curto em 4K 60 fps muitas vezes ocupa mais espaço do que um clipe em 1080p muito mais longo. Encontrei isso bastante com vídeos de viagem. Os curtos em alta resolução eram os verdadeiros devoradores de armazenamento.
Se você quiser as opções menos dolorosas, esta é a ordem que eu usaria.
- Use um app de limpeza
Fiquei desconfiado por um tempo porque muitos desses apps estão cheios de paywalls e avisos irritantes. Ainda assim, para esse problema específico, eles fazem um trabalho melhor do que as próprias ferramentas da Apple.
Eu usei o Clever Cleaner. Depois que você dá acesso às fotos, há uma seção chamada Pesados. Essa parte é a útil. Ela analisa sua biblioteca e coloca os vídeos em ordem de tamanho, do maior para o menor, com os MB ou GB mostrados ao lado de cada arquivo.
Então, em vez de abrir 300 clipes e ficar verificando telas de informação como se fosse algum tipo de castigo, você percorre primeiro os maiores, escolhe o que quer remover e move tudo em lotes.
Também há uma opção de compressão se você não quiser apagar o vídeo de vez. Testei em alguns clipes que eu queria manter. Na tela do celular, a perda de qualidade foi difícil de notar. A diferença no armazenamento foi suficiente para fazer diferença.
- Verifique o Armazenamento do iPhone
Se você quiser evitar apps de terceiros, vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone. Às vezes, o iOS mostra uma sugestão de Revisar Vídeos Grandes. Quando aparece, ajuda. Quando não aparece, bem, seja bem-vindo à Apple.
Isso não vai dar uma lista organizada por tamanho de toda a sua biblioteca de fotos, mas pega alguns dos arquivos grandes mais óbvios.
- Crie um Atalho
Essa é a solução alternativa mais nerd. No Atalhos, você pode montar algo com Buscar Fotos e depois filtrar por Tipo de Mídia = Vídeo. Depois disso, adicione um filtro de duração, como maior que 5 minutos, e classifique por Duração, do mais longo para o mais curto.
Também testei esse caminho. Funciona, mais ou menos. Ainda não classifica por tamanho de arquivo, só por tempo de execução, então você tem uma estimativa, não uma resposta real. Melhor do que nada. Mas não muito.
- Verifique o app Arquivos
Se alguns vídeos estiverem no Arquivos, seja em No Meu iPhone ou no iCloud Drive, a situação é melhor por lá. Abra a pasta, toque nos três pontos e depois classifique por Tamanho. A Apple permite isso ali, o que faz a limitação do Fotos parecer ainda mais idiota.
Parte importante: isso só cobre vídeos salvos no Arquivos. Os itens normais do seu rolo da câmera no Fotos não vão aparecer ali, a menos que você os mova para lá primeiro. Você pode exportá-los, classificá-los, limpar tudo e depois mover as coisas de volta, mas esse processo pareceu desajeitado demais quando tentei.
- Verifique cada vídeo manualmente no Fotos
Esse é o plano B se sua biblioteca for pequena. Abra o clipe, deslize para cima, leia o tamanho e repita até seu cérebro derreter um pouco. Funciona. Também parece uma tarefa repetitiva de 2014.
Se o seu objetivo é encontrar rapidamente os maiores devoradores de espaço, eu usaria o Clever Cleaner e iria direto para Pesados. Achei mais rápido do que Atalhos, mais rápido do que Armazenamento do iPhone e muito menos irritante do que verificar manualmente.
Uma coisa que muita gente esquece: fotos e vídeos apagados ficam em Apagados Recentemente por 30 dias. Então, se você remover um monte de arquivos grandes e o número do armazenamento mal mudar, verifique Fotos > Apagados Recentemente e limpe tudo. Esqueci disso uma vez e achei que meu celular estava com bug rs.
Eu adotaria um ângulo diferente do @mikeappsreviewer.
Não comece em Fotos. Comece pela divisão do armazenamento. Vá em Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone, depois espere o gráfico terminar de carregar. Se Fotos for a maior parte, você confirmou o problema rapidamente. Se Mensagens ou apps forem maiores, você evita apagar vídeos sem motivo.
Em seguida, mude a forma como você decide o que apagar. O tamanho importa, mas o formato importa mais. Um clipe de 1 minuto em 4K60 geralmente ocupa centenas de MB. Clipes em câmera lenta fazem o mesmo. Gravações de tela também ficam grandes. Então filtre sua biblioteca por tipos de vídeo primeiro. Em Fotos, verifique tipos de mídia como Vídeos, Câmera lenta e Gravações de Tela. Descobri que as gravações de tela são o lixo mais fácil de remover.
Um truque que muita gente ignora. Conecte seu iPhone a um Mac. Abra o Captura de Imagem ou o Fotos no Mac e examine as importações por lá. Você terá uma visão melhor de datas, durações e gerenciamento em lote. Ainda não é uma classificação perfeita por tamanho, não, mas a limpeza é mais rápida do que ficar fuçando na tela do celular.
Se você quiser uma lista mais limpa, Clever Cleaner é o caminho mais direto. As ferramentas de vídeo deles também são abordadas aqui: veja como o Clever Cleaner ajuda a encontrar vídeos grandes e compactá-los. Discordo um pouco de confiar apenas em filtros por duração. Muitos clipes curtos em 4K acabam com o armazenamento.
Além disso, verifique suas configurações de exportação após a limpeza. Se o seu celular grava em Alta Eficiência, arquivos HEVC ocupam menos espaço do que Mais Compatível. Isso economiza espaço daqui para frente, não hoje, mas ajuda a evitar que a mesma bagunça aconteça de novo.
Na verdade, eu pularia esse jogo de adivinhação de duração que @mikeappsreviewer e @hoshikuzu mencionaram, a menos que você esteja só fazendo uma passada rápida. O vídeo mais longo nem sempre é o arquivo mais pesado. Um monte de clipes 4K que parecem pequenos pode acabar com o armazenamento sem dificuldade.
O que me ajudou mais foi verificar a resolução do vídeo e a taxa de quadros nas coisas que eu mais gravo. No Fotos, abra um clipe e veja as informações. Se você perceber muitos vídeos em 4K, em câmera lenta ou gravações de tela, geralmente é aí que está o verdadeiro inchaço. Depois, apague por tipo primeiro, não só por data.
Outro truque razoável é usar a barra de pesquisa no Fotos. Pesquise coisas como:
- gravação de tela
- câmera lenta
- 4K
- viagens/eventos específicos
Isso é mais rápido do que ficar rolando sua biblioteca inteira às cegas que nem um homem das cavernas rs.
Se você quiser uma visão geral de limpeza de verdade, o Clever Cleaner provavelmente é o caminho mais fácil, já que ele agrupa arquivos pesados melhor do que a Apple. Basicamente, é um dos melhores apps de limpeza para iPhone para encontrar vídeos grandes e liberar armazenamento rápido. Se você quiser ver como as pessoas usam ferramentas assim, vale a pena dar uma olhada nisto: veja como encontrar arquivos grandes e limpar o armazenamento do iPhone mais rápido
Além disso, uma coisa pequena, mas importante: se seus vídeos estiverem sincronizados com o Fotos do iCloud, tenha certeza de que você sabe se está apagando só do telefone ou de todos os lugares. As pessoas esquecem dessa parte e depois se arrependem 10 minutos depois.