Meu disco rígido externo de repente parou de montar no meu Mac, embora ainda apareça no Utilitário de Disco. Tenho arquivos importantes nele e realmente preciso acessar os dados sem apagar ou reformatar a unidade. Estou procurando maneiras seguras de solucionar o problema de uma unidade externa que não monta no Mac e recuperar o acesso, se possível.
Eu conheço bem demais essa situação. Você conecta uma unidade externa e o macOS age como se nada tivesse acontecido. Nenhum ícone na área de trabalho. Nada no Finder. Nenhuma árvore de pastas, nenhum aviso, nenhuma pista. A sensação fica ruim rapidamente. Mesmo assim, eu não presumiria ainda que o disco acabou. Isso já aconteceu nos meus próprios Macs e, mais de uma vez, o disco em si estava bem. A conexão, as configurações do Finder ou um processo do sistema travado eram o que estava causando isso.
Comece primeiro pelas coisas mais simples. Já perdi tempo indo direto para ferramentas de reparo e deixei passar um cabo com defeito.
Método 1: Descartar a conexão
Esta é a verificação chata, mas economiza tempo.
- Desconecte a unidade externa do seu Mac.
- Se ela estiver passando por um hub, adaptador ou dock, remova tudo isso e conecte-a diretamente ao Mac.
- Troque para outra porta USB ou Thunderbolt.
- Substitua por um cabo que você já sabe que funciona.
- Teste a unidade em outro Mac, ou até mesmo em um PC com Windows, se for o que você tiver por perto.
- Observe sinais de vida, rotação, vibração, LEDs indicadores, qualquer ruído de inicialização. Se ela ligar, pelo menos você sabe que está recebendo energia.
Já tive um caso em que o único problema era um cabo barato de uma gaveta. Parecia bom. Não estava.
Método 2: Verifique o Finder
Às vezes, a unidade está montada e o Finder é quem a está ocultando.
- Abra o Finder.
- Vá para Finder > Ajustes. Em versões mais antigas do macOS, é Finder > Preferências.
- Abra a aba Geral.
- Certifique-se de que Discos externos esteja ativado.
- Depois, abra a aba Barra lateral.
- Certifique-se de que Discos externos também esteja ativado ali.
- Volte ao Finder e veja se a unidade aparece.
Sim, parece bobo quando isso resolve, mas acontece.
Recupere os arquivos primeiro com o Disk Drill
Se o disco aparecer no Utilitário de Disco, mas não montar, eu removeria os arquivos antes de tentar reparos. Já vi pessoas executarem o Primeiros Socorros, depois apagarem, e então perceberem que a única cópia das fotos estava naquele disco. Ordem errada.
Disk Drill lê o dispositivo de forma mais direta, então não depende de o macOS montar o disco da maneira usual.
- Instale e abra o Disk Drill.
- Encontre a unidade não montada na lista.
- Se o disco parecer instável, use primeiro o Backup byte a byte e crie uma imagem completa.
- Aguarde até que a imagem seja concluída.
- Escaneie a unidade original ou o arquivo de imagem.
- Veja os resultados recuperados.
- Visualize os arquivos importantes para verificar se abrem corretamente.
- Selecione o que você quer recuperar.
- Salve os arquivos recuperados em outra unidade. Não os grave de volta no disco com problema.
Quando seus dados estiverem em algum lugar seguro, você terá margem para testar correções sem piorar a situação.
Interrompa um processo fsck travado
Um problema estranho do macOS que continuo vendo é uma verificação do sistema de arquivos travada. Se o sistema achar que o disco foi removido da forma errada, ele pode iniciar o fsck em segundo plano e depois ficar assim para sempre.
- Abra o Terminal.
- Execute: sudo pkill -f fsck
- Pressione Return.
- Digite sua senha de administrador se o macOS solicitar.
- Aguarde alguns segundos e veja se a unidade é montada.
Já vi unidades aparecerem quase imediatamente depois de encerrar esse processo. Parece aleatório, mas funciona com frequência suficiente para valer a tentativa.
Redefina a NVRAM no Intel ou reinicie o Apple Silicon
Às vezes, o problema está em um nível mais alto do sistema. As configurações de armazenamento e o estado do hardware ficam estranhos de vez em quando.
Para Macs Intel:
- Desligue o Mac.
- Pressione o botão liga/desliga.
- Imediatamente, mantenha pressionadas as teclas Option + Command + P + R.
- Continue segurando por cerca de 20 segundos.
- Solte e deixe o Mac iniciar normalmente.
- Conecte a unidade novamente e teste.
Para Macs Apple Silicon:
- Desconecte a unidade.
- Reinicie o Mac normalmente.
- Espere até que o macOS carregue completamente.
- Reconecte a unidade e verifique novamente.
Já tive casos em que reiniciar corrigiu problemas estranhos de armazenamento que eu não conseguia explicar. É irritante, mas é isso.
Última etapa, reformate o disco
Se nenhuma das etapas anteriores ajudar e seus arquivos já tiverem sido recuperados, a formatação é a opção de limpeza.
- Abra o Utilitário de Disco.
- Clique em Visualizar > Mostrar Todos os Dispositivos.
- Selecione o disco físico, não um de seus volumes.
- Clique em Apagar.
- Dê um nome à unidade. Escolha APFS se você a usa apenas com Macs. Escolha exFAT se precisar que funcione tanto com macOS quanto com Windows.
- Clique em Apagar e aguarde.
Depois que a formatação terminar, desconecte a unidade, conecte-a novamente e veja se ela é montada normalmente. Se ainda falhar após uma formatação limpa, eu começaria a suspeitar do próprio hardware. Nessa fase, substituir a unidade geralmente faz mais sentido do que perder outra tarde tentando resolvê-la.
O padrão ao qual sempre volto é simples. Primeiro recupere os arquivos. Depois conserte o disco. Unidades podem ser substituídas. Seus dados não.
Se a unidade aparecer no Utilitário de Disco, eu não partiria logo para apagar. Falhas de montagem no Mac muitas vezes vêm de um sistema de arquivos danificado, um mapa de partição com problema, pouca energia no barramento ou do macOS recusando o volume após uma ejeção insegura. É um problema diferente de uma unidade morta.
Algumas coisas que eu tentaria e que o @mikeappsreviewer não cobriu:
-
No Utilitário de Disco, clique em Visualizar, Mostrar Todos os Dispositivos. Selecione primeiro o volume e depois clique em Montar. Se falhar, selecione o contêiner ou disco pai e verifique qual formato ele informa. Se o formato parecer errado ou em branco, a tabela de partição pode estar danificada.
-
Execute isto no Terminal:
diskutil list
Encontre o identificador do seu disco externo, como disk4s2, depois execute:
diskutil mountDisk /dev/disk4
ou
diskutil mount /dev/disk4s2
Às vezes o Utilitário de Disco falha e o Terminal funciona. Meio idiota, mas sim. -
Verifique o log enquanto conecta a unidade:
log stream --predicate 'process == ‘kernel’ --info
Se você vir erros de I/O, desconexões repetidas ou mídia não presente, isso aponta mais para hardware, gabinete ou energia. -
Se for um HDD antigo com prato giratório em um gabinete USB, remova-o do gabinete e conecte com um adaptador SATA para USB confiável. Eu discordo um pouco da ideia de focar no disco primeiro todas as vezes. Já vi a placa do gabinete falhar muito mais vezes do que a unidade em si.
-
Tente o modo de segurança no Mac e depois reconecte a unidade. Ferramentas de NTFS ou de segurança de terceiros às vezes bloqueiam montagens.
-
Se o volume for NTFS, instale o driver adequado ou teste no Windows. O macOS lê NTFS, mas volumes NTFS danificados muitas vezes montam mal.
Antes de reparar, recupere os arquivos se puder. O Disk Drill é uma escolha sólida para um disco rígido externo que não monta no Mac, já que muitas vezes ele enxerga volumes que o Finder não vê. Se a unidade estiver clicando, lenta ou desconectando, faça um clone primeiro.
Além disso, este tópico cobre bem um erro relacionado de montagem no Mac:
corrigindo o erro 49153 de unidade externa no Mac
Se o Primeiros Socorros relatar erros de catálogo ou de nó, mas não conseguir repará-los, eu pararia de mexer no disco e retiraria os dados primeiro. Basta uma gravação ruim para piorar tudo.
Se o Utilitário de Disco vê a unidade, eu verificaria se o macOS está se recusando a montá-la automaticamente por causa de um ponto de montagem obsoleto ou de uma flag de propriedade estranha. Isso passa despercebido com muita frequência.
Abra o Terminal e execute:
diskutil list
Encontre o volume externo e depois verifique se o macOS acha que ele já está montado em algum lugar com problema:
mount
Se você vir o disco listado com um caminho estranho, desmonte e monte novamente manualmente:
diskutil unmountDisk force /dev/diskX
sudo mkdir -p /Volumes/TestMount
sudo mount -t hfs /dev/diskXs1 /Volumes/TestMount
Se for APFS ou exFAT, use diskutil mount em vez de forçar o tipo de sistema de arquivos. Às vezes o Finder simplesmente nunca acompanha.
Outra coisa que eu tentaria, e que nem @mikeappsreviewer nem @andarilhonoturno realmente exploraram, é verificar corrupção de compartilhamento/permissões. No Utilitário de Disco, selecione o volume e olhe o painel de informações. Se “Owners Enabled” estiver estranho, tente:
sudo diskutil disableOwnership /Volumes/YourDriveName
Isso já corrigiu para mim alguns discos que aparecem mas não abrem.
Além disso, se o Spotlight estiver engasgando com o disco, ele pode travar o acesso. Desative a indexação para esse volume:
sudo mdutil -i off /Volumes/YourDriveName
Se a unidade estiver visível mas instável, eu pessoalmente clonaria ou recuperaria os dados antes de fazer muita coisa. Concordo com os outros nisso. O Disk Drill é útil especificamente porque pode escanear um disco rígido externo que não monta no Mac e extrair os arquivos para outro disco primeiro. Se você quiser uma explicação decente, esta análise completa do Disk Drill para recuperação de dados no Mac explica o lado da recuperação de forma bem clara.
Uma pequena discordância, porém: eu não começaria matando processos fsck aleatórios, a menos que os logs realmente sugiram que esse seja o problema. Às vezes isso deixa um disco problemático ainda mais estranho, para ser sincero.
Se a montagem pelo Terminal falhar, publique o texto exato do erro de diskutil mount e o formato do sistema de arquivos mostrado no Utilitário de Disco. Isso geralmente revela a verdadeira história rapidamente.
Eu acrescentaria uma verificação na qual nenhuma das outras realmente se apoiou: ver se o volume está falhando apenas no Finder, não no nível do dispositivo de bloco. No Terminal, execute:
diskutil info /dev/diskXsY
Procure por File System Personality, Read-Only Media e Volume Read-Only. Se o macOS o colocou em somente leitura por causa de corrupção, isso explica muita coisa. Eu discordo um pouco de tentar muitas tentativas de reparo logo no início. Gravações repetidas em uma unidade instável são como algo recuperável se tornar irrecuperável.
Tente também Informações do Sistema > USB / Thunderbolt e confirme se o chipset da ponte está negociando corretamente. Se a unidade aparecer/desaparecer ali, isso aponta mais para o firmware do gabinete do que para dano no sistema de arquivos.
Se o SMART estiver disponível, verifique:
diskutil info /dev/diskX | grep SMART
Se disser que está falhando ou que não é suportado pelo gabinete, teste com outro gabinete/adaptador antes de confiar em qualquer resultado de reparo.
Para recuperação com foco nos dados primeiro, Disk Drill é razoável aqui.
Prós: consegue ver discos não montados, criar imagem de unidades instáveis, visualização simples.
Contras: o tempo de varredura pode ser longo, varreduras profundas às vezes perdem a estrutura original das pastas, os recursos completos de recuperação são pagos.
Então, minha ordem seria: verificar a visibilidade do hardware, checar o estado de somente leitura, inspecionar o comportamento do SMART/gabinete e então recuperar para outro disco com o Disk Drill antes de qualquer reparo sério. @andarilhonoturno, @mike34 e @mikeappsreviewer já cobriram bem os comandos comuns de montagem, então eu focaria primeiro em delimitar se isso é dano no sistema de arquivos ou hardware instável.