Meu cartão SD de repente aparece como corrompido depois que movi fotos e arquivos de vídeo, e agora meu telefone e computador não conseguem lê-lo corretamente. Eu realmente preciso recuperar os dados sem formatar porque ele tem arquivos importantes dos quais ainda não fiz backup. Estou procurando ajuda com maneiras seguras de reparar um cartão SD corrompido e restaurar o acesso sem perder tudo.
Eu odeio esse tipo de falha. A mensagem aparece bem quando você acabou de chegar em casa, jogou a bolsa da câmera no chão e queria uma transferência rápida de arquivos antes de dormir. Aí o Windows ou o seu celular mostra um pequeno aviso pedindo para formatar o cartão. Pare aí. Não faça isso.
Se a sua tela mostrar algo como Você precisa formatar o disco ou Cartão SD corrompido, toque para corrigir, ignore. A formatação reescreve a estrutura do sistema de arquivos. Suas fotos e vídeos ainda podem estar no cartão, mas o índice usado para encontrá-los fica danificado ou é substituído. Uma formatação rápida já torna a recuperação mais difícil. Uma formatação completa é pior.
A ordem importa. Eu sempre trato isso assim: salve os dados primeiro, mexa nos reparos depois. Se você tentar reparar o cartão antes de retirar os arquivos, corre o risco de alterar o cartão o suficiente para perder o que ainda era recuperável.
O que funcionou melhor para mim foi começar com um software de recuperação em vez das ferramentas de reparo do Windows. Tive os resultados mais tranquilos com o Disk Drill, principalmente porque ele lida com cartões danificados de uma forma mais segura do que uma varredura comum.
A parte útil é o recurso de backup byte a byte. Se o cartão estiver falhando no nível do hardware, cada leitura coloca mais pressão nele. Aprendi isso da pior forma em um antigo microSD de 128 GB. No meio de uma varredura normal, o cartão desapareceu do sistema e nunca mais voltou funcionando direito. Desde então, eu clono o cartão primeiro. Setor por setor. Depois examino o arquivo de imagem no meu computador em vez de forçar o cartão original repetidamente. Se o cartão morrer depois da clonagem, tudo bem, a clonagem é o que importa.
Depois que a varredura terminar, verifique as pré-visualizações. Se as fotos recuperadas abrirem e os vídeos puderem ser reproduzidos corretamente, salve-os em outra unidade. Não de volta no mesmo cartão SD. Eu sei que isso parece óbvio, mas as pessoas ainda fazem isso quando estão com pressa.
1. Execute o CHKDSK após a recuperação
Somente depois que seus arquivos estiverem seguros, tente o reparo do Windows. Abra o Iniciar, pesquise por cmd e depois execute o Prompt de Comando como administrador. Digite chkdsk X: /r e substitua X pela letra da unidade do cartão SD.
O parâmetro /r instrui o Windows a procurar setores defeituosos e tentar recuperar dados legíveis deles. Em um cartão maior, isso pode demorar um pouco. Deixe como está e aguarde a conclusão. Se o dano estiver no nível do sistema de arquivos e não for uma falha completa de hardware, isso às vezes faz com que o cartão possa ser montado novamente.
2. Use o TestDisk se a partição estiver ausente
Se o cartão aparecer como não alocado, ou se a partição tiver desaparecido, o CHKDSK geralmente não ajuda muito. É aí que o TestDisk entra. Ele é da velha guarda, com muito texto e nada bonito. Ainda assim, é bom. Ele verifica tabelas de partição e procura estruturas perdidas no cartão.
Eu não diria que ele é amigável para iniciantes, mas o processo é direto se você ler cada etapa. Se o TestDisk encontrar a partição ausente, ele pode gravá-la de volta. Já vi isso corrigir cartões que nem sequer apareciam corretamente no Explorador de Arquivos.
3. Formatação completa se o cartão vai continuar em uso
Se a recuperação foi feita e as ferramentas de reparo não resolveram tudo, a formatação é a última etapa. No Explorador de Arquivos, clique com o botão direito no cartão e escolha Formatar. Eu desmarco Formatação Rápida. Leva mais tempo, claro, mas força uma verificação completa no cartão e procura setores defeituosos. Para cartões SD mais novos, exFAT geralmente é a melhor opção, especialmente se você grava arquivos de vídeo maiores. O FAT32 fica limitante bem rápido quando os tamanhos dos arquivos aumentam.
Uma coisa que eu diria por experiência: se um cartão corrompeu uma vez, eu paro de confiar nele para qualquer coisa importante. Talvez volte a funcionar. Talvez não. Ainda mantenho esses cartões por perto para transferências sem importância ou uso de teste, mas não coloco neles trabalho pago, fotos de viagem ou gravações únicas. O armazenamento se desgasta. Cartões SD são baratos comparados a arquivos perdidos.
E sim, ejete o cartão corretamente antes de removê-lo. Muita corrupção começa quando a pessoa arranca o cartão no meio da gravação ou antes de o sistema concluir tudo. Parece algo pequeno até você perder um dia inteiro de fotos por causa de uma remoção feita por descuido.
Primeira coisa: pare de usar o cartão. Cada nova leitura ou gravação reduz suas chances.
Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto importante: faça a recuperação de dados primeiro. Discordo um pouco sobre partir para ferramentas de reparo cedo demais, mesmo depois de uma falha de montagem. Se tanto o seu celular quanto o PC engasgam com ele, eu primeiro descartaria problemas de conexão antes de mexer no sistema de arquivos.
Faça isto nesta ordem:
-
Tente outro leitor e adaptador.
Um leitor USB ruim causa muitos casos falsos de corrupção. Adaptadores de MicroSD para SD também falham. Já vi mais adaptadores com defeito do que cartões com defeito, sem brincadeira. -
Verifique o Gerenciamento de Disco no Windows.
Se o cartão aparecer com o tamanho correto, mesmo como RAW ou sem letra, seus dados ainda podem estar lá.
Se aparecer com 0 bytes ou continuar desconectando, o próprio cartão está morrendo. -
Use primeiro uma recuperação somente leitura.
O Disk Drill é uma escolha sólida aqui porque lida bem com cartões SD e visualiza fotos e vídeos antes da recuperação. Se o cartão ficar offline durante as varreduras, crie uma imagem primeiro e analise a imagem, não o cartão.
Se você quiser um passo a passo rápido, este vídeo ajuda: veja como o Disk Drill recupera arquivos de um cartão SD danificado -
No Linux ou Mac, tente copiar os dados brutos com ddrescue.
Isso é melhor do que a cópia padrão de arquivos quando o cartão tem setores fracos. Ele pula pontos ruins, registra o progresso e tenta novamente depois. Mais cuidadoso do que o Windows Explorer forçando leituras na marra. -
Se as fotos forem o mais importante, use file carving.
O PhotoRec ignora o sistema de arquivos corrompido e procura por assinaturas de arquivos. Os nomes dos arquivos ficam bagunçados, mas a taxa de recuperação é alta para JPG, MP4, MOV, CR2, NEF etc. -
Depois da recuperação, teste o cartão.
Use H2testw ou F3. Cartões falsos ou desgastados muitas vezes passam em uso casual, depois corrompem após transferências grandes. Isso importa se o problema começou logo depois de mover um lote de vídeos.
Mais uma coisa. Se o cartão esquentar, desconectar ou pedir formatação em todo dispositivo, aposente-o. Consertá-lo para reutilização não vale o risco de apostar seus arquivos nele uma segunda vez.
Não tente consertá-lo primeiro. É aí que eu me afasto um pouco de @mikeappsreviewer e @cacadordeestrelas. Ambos estão certos sobre parar de usar, mas em casos como este eu também verificaria se o cartão só ficou preso em um estado de montagem ruim antes de fazer qualquer tentativa de reparo.
Algumas coisas que vale a pena tentar e que ainda não foram muito abordadas:
- Limpe os contatos do cartão SD com cuidado usando um pano de microfibra seco. Parece bobo, mas resolve problemas com mais frequência do que as pessoas admitem.
- Se você estiver no Windows, abra o Gerenciador de Dispositivos e desinstale o dispositivo do cartão SD, depois reinsira-o. Às vezes a pilha de drivers fica estranha após uma transferência com falha.
- No Android, se o telefone reconhecer o cartão, tente acessá-lo por um aplicativo de gerenciador de arquivos em vez da galeria. Apps de galeria enlouquecem quando o índice de mídia quebra.
- Se o cartão montar nem que seja por 30 segundos, copie primeiro as pastas mais importantes, não tudo.
Se o sistema de arquivos estiver comprometido demais, ignore aplicativos aleatórios de reparo e vá direto para um software de recuperação. O Disk Drill faz sentido aqui porque muitas vezes consegue recuperar fotos e vídeos mesmo quando o cartão aparece como RAW ou ilegível. Eu recuperaria apenas para a unidade interna do seu computador. Não para o cartão. Não para um pendrive. Já vi esse erro vezes demais lol.
Além disso, se você quiser um passo a passo visual, este aqui é bom:
como recuperar arquivos de um cartão SD corrompido sem formatar
Mais uma opinião impopular: se isso aconteceu logo depois de mover arquivos, eu também suspeitaria de cache de gravação interrompido ou de um leitor instável, não apenas de corrupção do cartão. Então não presuma que o cartão já era até testá-lo em um leitor confiável. Se ele começar a desconectar, esquentar ou sumir do Gerenciamento de Disco, então sim, provavelmente está morrendo e a recuperação passa a ser o objetivo principal.