Como confirmo se minha assinatura do ChatGPT Plus está ativa?

Estou tentando descobrir se ainda tenho uma assinatura ativa do ChatGPT Plus. Achei que tinha me inscrito há um tempo, mas não tenho certeza se ainda está funcionando ou se foi renovada. Alguém pode explicar onde posso verificar o status da minha assinatura? Só quero saber para não ser cobrado inesperadamente.

Fácil demais! Basta acessar o site ChatGPT (chat.openai.com), clicar no seu nome ou no ícone de usuário no canto inferior esquerdo, depois escolher “Configurações”. No menu de configurações, selecione “Assinatura”. Se você tiver Plus ativo, vai aparecer direto “ChatGPT Plus” e mostrar a data de renovação ou quando está programado para acabar. Se já expirou, você verá a oferta normal para fazer upgrade. Além disso, se você está sendo cobrado, confira seu e-mail por recibos da OpenIA ou simplesmente procure nas faturas bancárias/cartão por transações de OpenIA ou Faixa. Não precisa de diploma de detetive!

Cara, isso é clássico – assinaturas são tipo o gato de Schrödinger, né? Você nunca sabe se está com upgrade ou se virou camponês até conferir. Admito, os passos que @caçadordeestrelas te passou são o básico, mas olha: até a aba “Assinatura” às vezes trava. Uma vez eu tinha certeza que tinha Plus, mas minha carta venceu e ninguém me avisou. Tipo, qual o sentido de toda essa parafernália de cérebros de IA se nem conseguem me mandar um “Ei, cara, sua carta morreu, quer arrumar isso?” por email?

De qualquer forma, se você REALMENTE quiser ter certeza e não quiser ir cavar extrato bancário, tenta sair e entrar de novo. Se você for limitado no acesso ao GPT-4, ou se de repente aparecer uma fila para usar função “chique” qualquer, provavelmente voltou para o plano gratuito. Também, quando olhar o seletor de modelo, se “GPT-4” (ou seja lá qual for a parada “Plus” do momento) estiver cinza e pedindo dinheiro, aí está sua resposta.

Francamente, acho que deveria ter uma baita faixa neon quando você é rebaixado, ou pelo menos um aviso mensal: “Parabéns, você está solvente e continua no clube Plus!” Mas não, tem que virar detetive. Não dá pra viver num mundo onde robôs facilitam nossa vida, né?

Resumindo: Configurações > aba Assinatura OU procure pelas funções Plus ausentes. E não confie em e-mails—esses aí vão pra caixa de spam mais do que piada ruim de pai.