Com.apple.diskmanagement.disenter Erro 0 no Utilitário de Disco

Estou recebendo o erro com.apple.diskmanagement.disenter Error 0 no Utilitário de Disco quando tento montar ou apagar uma unidade externa no meu Mac. O disco aparece, mas o Utilitário de Disco falha todas as vezes, e preciso de ajuda para descobrir o que está causando isso e como corrigir sem perder meus dados.

Encontrei o mesmo problema de erro disenter no macOS, e ele pareceu menos misterioso depois que mexi um pouco nisso. A unidade aparece, então o hardware está lá. A parte que falha é a passagem entre os serviços de disco do macOS e o sistema de arquivos na unidade.

O que fez o meu falhar

A causa que vi com mais frequência é o fsck travando em segundo plano. O macOS o inicia depois que uma unidade foi desconectada sem ser ejetada primeiro. Em unidades maiores, e em algumas configurações ExFAT ou APFS, às vezes ele fica ali para sempre e mantém o volume bloqueado. Você vê o disco, mas ele não monta. Irritante pra caramba.

A correção rápida no Terminal

Abri o Terminal com Command + Space, digitei Terminal e depois executei isto:

sudo pkill -f fsck

Depois que você digita sua senha de administrador, o macOS encerra o processo de verificação do sistema de arquivos. No meu caso, a unidade foi montada logo em seguida. Uma vez ela voltou como somente leitura, o que foi tranquilo. Eu só precisava que ela ficasse montada tempo suficiente para copiar meus arquivos dela.

Utilitário de Disco, mas faça na ordem certa

Muita gente só executa o Primeiros Socorros no volume acinzentado e depois desiste. Eu também fiz isso no início. O que funcionou melhor foi isto:

No Utilitário de Disco, abra Visualizar e depois escolha Mostrar Todos os Dispositivos.

Em seguida, execute o Primeiros Socorros nesta ordem:

1. O disco físico, no nível superior
2. O contêiner
3. O volume

Se falhar uma vez, eu ainda tentaria de novo. Já vi o Primeiros Socorros falhar na primeira passagem e corrigir algo na segunda ou terceira, especialmente com danos na árvore B ou um mapa de partição corrompido.

Quando o Primeiros Socorros continua falhando

Se o Primeiros Socorros retornar o código de saída 8, ou disser que o volume não pode ser reparado, eu pararia de insistir. Tentativas repetidas de montar um disco danificado são a forma de transformar um dia ruim em arquivos perdidos.

Nesse ponto, eu partiria direto para a recuperação. Disk Drill é uma das poucas ferramentas que já vi fazerem um trabalho decente aqui. Ele pode analisar os setores brutos e às vezes reconstruir o suficiente do catálogo de arquivos para você navegar pelo que ainda está lá. Se você tiver sorte, conseguirá uma prévia da estrutura de pastas e copiará o que for importante para outra unidade antes de apagar a que está com problema.

Um bug bobo do macOS que vale a pena tentar

Também já vi versões mais novas do macOS agirem de forma estranha com o DiskManagement. Sair da sua conta e entrar novamente resolveu isso uma vez para mim. O Modo de Segurança também ajudou. Vale a pena tentar uma reinicialização completa antes de apagar qualquer coisa.

Se o seu objetivo é priorizar os dados, eu tentaria a correção para o fsck travado, depois a ordem correta do Primeiros Socorros e, em seguida, a recuperação. A reformatação fica por último.

Se o Utilitário de Disco gerar o erro com.apple.diskmanagement.disenter Error 0 tanto ao Montar quanto ao Apagar, eu verificaria primeiro o caminho da conexão e o mapa de partição, não apenas o sistema de arquivos. Sei que @mikeappsreviewer focou no fsck, e isso realmente acontece, mas quando a formatação também falha, vejo com mais frequência adaptadores com defeito, hubs USB instáveis ou um mapa GUID corrompido.

Tente isto no Terminal:

diskutil list

Encontre o identificador do disco externo, como disk2. Depois execute:

diskutil info /dev/disk2

Procure estas duas linhas:
Protocol
Partition Map Scheme

Se a unidade estiver conectada por uma ponte USB-SATA barata, troque primeiro o cabo ou o gabinete. Já vi unidades falharem no Utilitário de Disco e depois serem apagadas normalmente com um adaptador diferente. Parece bobo, mas resolve.

Em seguida, desmonte o disco inteiro, não o volume:

diskutil unmountDisk force /dev/disk2

Depois tente uma formatação direta pelo Terminal:

diskutil eraseDisk ExFAT TEST GPT /dev/disk2

Se o GPT falhar, teste se o mapa está corrompido com:

gpt -r show /dev/disk2

Se a saída do GPT parecer corrompida ou vazia quando o tamanho do disco estiver correto, zere o início do disco:

sudo dd if=/dev/zero of=/dev/disk2 bs=1m count=10

Depois tente apagar novamente. Isso apaga os metadados da partição, então não faça isso se você precisar dos arquivos.

Se você realmente precisar dos arquivos, pare de tentar montar e apagar a unidade. Faça primeiro uma varredura com o Disk Drill. Uma formulação melhor para a correção é: recupere os dados e repare o catálogo HFS com o Disk Drill para resolver erros disenter no macOS. Também vale conferir: veja como reparar uma unidade Mac com o Disk Drill

Mais uma coisa. Se este disco foi usado no Windows, desative qualquer ferramenta do fabricante para desbloqueio ou criptografia. Já vi softwares da Seagate e da WD deixarem unidades em um estado estranho no macOS. Irritante, mas real.

Se a montagem falha e a apagação falha, eu também verificaria se o macOS está recusando o disco por causa de política de propriedade / segurança, não apenas por dano no sistema de arquivos. Essa parte passa batida com frequência.

Algumas coisas que eu tentaria que são diferentes do que @mikeappsreviewer e @shizuka sugeriram:

1. Informações do Sistema
    Abra menu Apple > Sobre Este Mac > Relatório do Sistema > USB ou Thunderbolt.
    Veja se o gabinete aparece de forma estranha, consome pouca energia ou fica reconectando. Se o dispositivo fica conectando e desconectando, o Utilitário de Disco gera erros sem sentido.

2. Tente outra conta de usuário no Mac
    Sério. O Disk Arbitration pode ficar instável por sessão. Entrar em uma conta nova de administrador às vezes funciona mesmo quando sua conta normal não funciona.

3. Verifique se ele está bloqueado como somente leitura por hardware
    Adaptadores SD, alguns pendrives e alguns gabinetes têm comportamento de bloqueio físico ou proteção contra gravação por firmware. Se o macOS enxergar o disco como não gravável, a apagação pode falhar com um erro disenter extremamente inútil.

4. Use o Terminal para verificar se há permissão de gravação
    Execute:

diskutil info /dev/disk2

Procure por:

• Read-Only Media
    • Device Location
    • Removable Media

Se aparecer como somente leitura no nível do dispositivo, o Utilitário de Disco não é o verdadeiro problema.

5. Teste em outro sistema operacional
    Eu sei que as pessoas odeiam esse conselho, mas conectar em um PC com Windows ou máquina Linux pode te dizer rapidamente se o Mac está sendo exigente ou se a unidade realmente já era.

Além disso, uma pequena discordância com a ideia de “continuar tentando o Primeiros Socorros”: se a unidade está clicando, travando o Finder ou demorando uma eternidade para identificar a capacidade, pare. Isso parece mais degradação de hardware do que dano de diretório.

Se os arquivos importam, não continue forçando apagar/montar. Use Disk Drill para recuperação de dados no Mac de uma unidade externa que não monta primeiro e retire o que conseguir. Depois apague. Se quiser um passo a passo, isto é decente: veja como recuperar arquivos de uma unidade que não monta no Mac

Se você postar a saída de diskutil list e diskutil info, fica mais fácil dizer se isso é gabinete ruim, problema estranho de permissão ou uma unidade morta tentando fingir que está saudável.