Meu iPhone está quase sem armazenamento, e apagar apps, fotos e mensagens antigas só ajuda por pouco tempo. Estou tentando descobrir se existe alguma maneira realista de aumentar o armazenamento do iPhone ou se comprar um iPhone novo com mais memória é a escolha mais inteligente. Estou procurando conselhos sobre custo, backups, iCloud e se vale a pena trocar de aparelho.
Se você está apenas tentando conseguir mais espaço utilizável no seu iPhone, eu não partiria direto para substituir o aparelho ou fazer algo arriscado com o hardware. Existem maneiras mais fáceis de lidar com isso, e elas geralmente custam muito menos.
O principal é mover as coisas que não precisam ficar no aparelho o tempo todo. Fotos e vídeos geralmente são os maiores vilões, especialmente se você grava muito vídeo.
O armazenamento externo é provavelmente a solução mais simples
Você pode encontrar unidades flash compatíveis com iPhone que se conectam à porta de carregamento, seja Lightning nos iPhones mais antigos ou USB-C nos mais novos. Elas são práticas porque você pode copiar fotos e vídeos antigos do telefone sem realmente perdê-los.
Algumas unidades externas também funcionam com aplicativos que podem salvar vídeo diretamente na unidade. Se a sua configuração oferecer suporte a isso, os arquivos grandes de vídeo nem chegam ao armazenamento interno.
Apenas verifique o formato da unidade antes de depender dela. Os iPhones geralmente funcionam com formatos como exFAT ou APFS, então você não vai querer comprar algo complicado e depois descobrir que o telefone não consegue lê-lo corretamente.
O armazenamento em nuvem é melhor se você quiser acesso em qualquer lugar
Se você ainda quiser que seus arquivos pareçam estar no seu celular, o iCloud é a opção mais fácil. Com o recurso Otimizar Armazenamento do iPhone ativado, o celular mantém versões locais menores das suas fotos e armazena os originais em resolução total no iCloud até você precisar deles.
Google Drive e Dropbox também podem funcionar, especialmente se você não quiser usar o iCloud para tudo. Eles só exigem mais organização manual porque não se integram ao app Fotos de forma tão fluida.
Depois, limpe o que já está no telefone
Antes de apagar coisas aleatórias, vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone. Essa tela dá uma visão muito melhor do que realmente está ocupando espaço.
Para muitas pessoas, o problema é a biblioteca de fotos. O álbum Duplicados da Apple é útil para cópias exatas, mas não encontra tudo. Fotos quase duplicadas, capturas de tela, Live Photos e vídeos grandes ainda podem ocupar muito espaço. É aí que algo como o Clever Cleaner pode ajudar. Ele agrupa fotos semelhantes, sugere a melhor para manter, organiza vídeos por tamanho, converte Live Photos em imagens estáticas normais e facilita a remoção de capturas de tela. Isso pode liberar muito mais espaço do que procurar lentamente no app Fotos manualmente.
Os apps são outro alvo fácil. Se houver apps que você quase nunca abre, Desinstalar Apps Não Usados remove o app em si, mas mantém seus documentos e dados. Se você reinstalá-lo depois, suas coisas voltam.
As Mensagens também valem a pena verificar. Conversas antigas podem guardar anos de vídeos, GIFs e imagens sem que você perceba. Configurar as mensagens para serem apagadas após um período definido pode evitar que isso se acumule novamente.
Quanto à atualização do armazenamento interno
Na prática, não. Você pode ver assistências técnicas ou vídeos no YouTube mostrando trocas do chip de armazenamento do iPhone e, tecnicamente, esse tipo de microsoldagem pode ser feito. Mas é arriscado, altamente especializado e não é suportado pela Apple.
Se algo der errado, a placa lógica pode ser danificada. Mesmo que funcione, você provavelmente estará abrindo mão de qualquer garantia restante ou de futuras opções de serviço da Apple.
Eu investiria o dinheiro em um SSD externo decente ou em um pen drive para iPhone antes de confiar em alguém para substituir o chip de armazenamento. Uma configuração mais segura é manter mídias antigas em armazenamento externo, usar armazenamento em nuvem para os arquivos que você quer ter disponíveis o tempo todo e limpar a biblioteca local de vez em quando.
Verifique sua capacidade atual e valor de revenda antes de gastar dinheiro com acessórios. Um iPhone de 64GB que continua ficando sem espaço vai continuar sendo incômodo mesmo com o iCloud, porque apps, atualizações, caches e dados do sistema ainda precisam de espaço local. Se você pretende ficar com o telefone por mais alguns anos, compre um modelo com mais armazenamento e deixe de lado a ideia de trocar o chip de armazenamento.
Você não consegue transformar um iPhone apertado de 64GB em um aparelho confortável de 256GB com truques de limpeza.
O armazenamento interno é o armazenamento interno. Para usuários comuns, ele não pode ser expandido de forma prática. Sim, uma assistência técnica em nível de placa talvez consiga substituir o chip NAND, mas isso está mais para uma cirurgia do que para um upgrade. Não é como trocar um SSD em um notebook. Se o telefone tem suas fotos, aplicativos bancários, mensagens e autenticação em dois fatores, eu não faria dele o experimento.
O ponto que acho que as pessoas ignoram é que os iPhones precisam de espaço de sobra. Se você está sempre com 62GB usados de 64GB, o telefone vai continuar irritante mesmo depois de você apagar alguns vídeos. As atualizações precisam de espaço. Os aplicativos acumulam cache de novo. As mensagens voltam a crescer. Os Dados do Sistema podem inflar. Aplicativos de streaming baixam prévias e arquivos offline. Mapas, podcasts, música, redes sociais e navegadores consomem armazenamento silenciosamente com o tempo.
Então eu decidiria com base na frequência com que o problema volta, não em se você consegue liberar espaço hoje.
Se você libera 10GB e o telefone fica cheio de novo em duas semanas, compre o modelo com mais armazenamento quando puder. Você está lutando contra o seu uso normal.
Se você libera 10GB e ele continua bem por meses, fique com o telefone e mude seus hábitos.
Se a maior parte do armazenamento são fotos e vídeos, o Fotos do iCloud com a opção Otimizar Armazenamento do iPhone pode funcionar, mas entenda o detalhe: o Fotos do iCloud é um sistema de sincronização, não um depósito separado. Se você apagar uma foto no app Fotos, pode apagá-la do iCloud também. Muita gente se prejudica com isso. Para arquivamento de verdade, coloque cópias em outro lugar primeiro, como um computador, um disco externo ou outra pasta na nuvem que não seja apenas um espelho da biblioteca do seu telefone.
Unidades externas são boas para tirar vídeos grandes do telefone, mas eu não trataria um pendrive minúsculo como a única cópia de algo importante. Eles se perdem, entortam, corrompem ou acabam largados em uma gaveta. Se for importante, mantenha duas cópias. Telefone mais nuvem, nuvem mais computador, disco externo mais computador, tanto faz. Só não deixe em um único pendrive solitário.
Aplicativos de limpeza podem ajudar com as tarefas chatas, especialmente capturas de tela duplicadas, fotos semelhantes e vídeos enormes. O Clever Cleaner foi mencionado acima, e esse tipo de aplicativo faz sentido se a bagunça estiver no rolo da câmera. Mesmo assim, eu verificaria o que ele quer apagar antes de tocar em confirmar. Às vezes, a melhor foto não é a que o aplicativo acha que é melhor.
Uma redefinição de fábrica é a solução alternativa mais rápida, porém imperfeita, que ninguém gosta de mencionar. Faça backup corretamente, apague o telefone, restaure e, às vezes, o problema estranho de cache/Dados do Sistema diminui bastante. É irritante, e não vai resolver um telefone que realmente é pequeno demais para o seu uso, mas pode ganhar tempo se o número de armazenamento parecer suspeitamente inflado. Não faça isso de forma casual, a menos que você tenha certeza de que o backup está completo.
Minha regra seria:
Se o telefone é de 64GB e você tira muitas fotos ou grava muitos vídeos, pare de tentar fazer isso funcionar no longo prazo.
Se ele é de 128GB e só recentemente ficou cheio, limpe-o e mude os hábitos de armazenamento de fotos e vídeos.
Se a bateria está fraca, o telefone é antigo e o armazenamento está apertado, invista o dinheiro em um iPhone novo com mais armazenamento em vez de acessórios.
Se o telefone está ótimo no restante e você só precisa descarregar mídias antigas, armazenamento em nuvem ou um disco externo é a resposta mais barata.
Ao comprar o próximo, não escolha o armazenamento com base em quanto você usa hoje depois de uma limpeza. Escolha com base em quanto você usa quando está com preguiça, porque esse é o número real. Se você já encheu 64GB uma vez, comprar outro telefone de 64GB é apenas marcar o mesmo problema de novo.
Faça um backup completo criptografado antes de excluir ou mover qualquer coisa. Essa é a etapa chata, mas importa mais do que as pessoas pensam, porque a limpeza do armazenamento é exatamente quando alguém apaga acidentalmente a única cópia de um vídeo ou de um anexo antigo de mensagem que queria depois.
Concordo com os outros que “fazer upgrade do armazenamento” é basicamente o alvo errado. Se você quer dizer o armazenamento interno do iPhone, trate-o como fixo. A rota de troca do chip pode existir no mundo das assistências técnicas, mas não é um caminho normal de upgrade, e eu não confiaria meu telefone principal a isso, a menos que o telefone já fosse um aparelho reserva.
O meio-termo mais barato é descobrir se o espaço está sendo usado pelos seus arquivos ou por lixo de aplicativos. Se o problema for o Fotos, armazenamento em nuvem ou uma unidade externa podem te dar mais tempo. Se Instagram, TikTok, Safari, Spotify, Podcasts, Mensagens e “Dados do Sistema” continuarem enchendo de novo, então você está apenas alugando alívio. Excluir e reinstalar alguns aplicativos grandes e pesados em cache pode liberar espaço rapidamente, mas é temporário e irritante ter que repetir.
Clever Cleaner ou as próprias ferramentas da Apple para duplicados podem ser úteis se o rolo da câmera estiver cheio de capturas de tela, fotos em sequência e fotos parecidas. Só não espere que esse tipo de limpeza resolva um telefone que já era pequeno demais desde o início.
Meu limite prático seria este: se você consegue liberar de 15 a 20GB sem mexer nas coisas com que se importa, fique com o telefone por enquanto. Se conseguir liberar até 5GB já parecer uma negociação consigo mesmo, pare de gastar dinheiro em torno do problema e guarde para o próximo iPhone com mais armazenamento. O custo oculto de um telefone pequeno demais é a necessidade constante de ficar administrando tudo.