Desconectei meu disco rígido externo, reconectei-o mais tarde e agora vários arquivos estão faltando. A unidade ainda aparece, mas as pastas de que preciso ou desapareceram ou parecem vazias. Estou tentando descobrir se isso é um problema de conexão, do sistema de arquivos ou uma possível perda de dados, e preciso de ajuda para recuperar os arquivos ausentes com segurança.
Eu tive quase a mesma bagunça com um disco externo há um tempo. Conectei, abri, e uma pilha de pastas tinha sumido. Meu primeiro pensamento foi, ótimo, dei um jeito de apagar minhas próprias coisas. No fim das contas, os arquivos ainda estavam no disco, o sistema de arquivos é que tinha saído dos trilhos. Recuperei a maior parte, então eu não trataria pastas desaparecidas como uma sentença de morte logo de cara.
Primeira coisa, pare de usar o disco.
Não formate. Não mova arquivos novos para ele. Não execute ferramentas de reparo primeiro. Se seus dados ainda estiverem lá, gravar qualquer coisa nova no disco dificulta a recuperação.
Algumas verificações rápidas me ajudaram antes de eu mexer em software de recuperação:
- Ative Itens ocultos no Explorador de Arquivos.
- Veja o espaço usado no disco. Se suas pastas sumiram mas ainda aparece algo como 800 GB usados, eu consideraria isso um bom sinal.
- Troque o cabo USB ou a porta se o disco estiver se comportando de forma estranha.
- Se ele desconecta, fica lento demais ou mostra erros no sistema de arquivos, pare de fuçar nas pastas repetidamente. Fiz isso uma vez e só me deixou mais nervoso.
Se você não tiver backup, eu iria primeiro para a recuperação em vez de tentar reparar o disco. Esse foi o caminho mais seguro para mim.
Eu usei Disk Drill. Meus passos foram simples:
- Instale no disco interno do seu computador, não no externo danificado.
- Conecte o disco externo e abra o aplicativo.
- Escolha o disco com problema e clique em Procurar dados perdidos.
- Se o disco parecer instável, crie primeiro uma imagem do disco e faça a varredura da imagem em vez disso. Eu faria isso se o disco continuasse falhando. Menos desgaste no disco original.
- Deixe a varredura terminar. Visualize alguns arquivos. Recupere-os para outro disco, nunca de volta para o mesmo.
Só depois que seus arquivos importantes estiverem copiados para algum lugar seguro é que eu mexeria em reparo ou formatação.
Também há casos em que eu pularia a recuperação caseira e passaria para um profissional:
- O disco faz cliques, rangidos ou bipes.
- Ele desconecta a cada poucos segundos.
- Nenhum computador o detecta mais.
- As varreduras continuam travando porque o disco fica offline.
- Os arquivos são importantes demais para tentativa e erro.
Esses sinais apontam mais para falha de hardware do que para dano no sistema de arquivos. Software não vai salvar um mecanismo que está morrendo.
Se você conseguir recuperar seus arquivos, eu aposentaria o disco. Sei que algumas pessoas continuam usando depois de um susto desses. Eu não. Quando um disco começa a perder pastas, ficar ilegível ou corromper o sistema de arquivos sem motivo claro, minha confiança nele acaba.
Você pode verificar diagnósticos SMART e ver se o disco relata problemas de integridade. Mesmo que o relatório pareça limpo, eu no máximo o manteria para armazenamento descartável. Backups antigos, transferências temporárias, coisas que você não se importa em perder. Discos são mais baratos do que juntar de novo anos de fotos, documentos ou arquivos de trabalho. Aprendi isso do jeito mais chato.
O meu ainda girava normalmente depois da recuperação. Mesmo assim eu o substituí. Agora mantenho outro backup em um segundo disco. Custou algum dinheiro, claro, mas eliminou muito estresse depois.
Isso parece mais dano no sistema de arquivos ou uma montagem ruim do que exclusão instantânea de arquivos. Se a letra da unidade aparece e o espaço total usado ainda parece alto, seus dados muitas vezes ainda estão lá, é o índice que ficou bagunçado.
Concordo com @mikeappsreviewer em uma parte, pare de gravar na unidade. Onde eu divirjo um pouco é nas ferramentas de reparo. Vale a pena fazer primeiro uma verificação somente leitura da integridade SMART. O CrystalDiskInfo no Windows é rápido e gratuito. Se você vir setores realocados, setores pendentes ou erros de CRC, trate a unidade como instável. CRC em particular costuma apontar para um cabo ou gabinete com problema, então troque esses itens antes de supor que o disco morreu.
Também verifique isto:
- Abra o Gerenciamento de Disco. Veja se o tamanho da partição parece normal.
- Execute o chkdsk somente depois da recuperação, não antes.
- Verifique em outro PC. Às vezes o Windows mantém em cache um estado estranho da unidade.
- Se as pastas parecerem vazias, teste a busca de arquivos com Everything ou a pesquisa do Windows para nomes de arquivos conhecidos.
- Se isso for exFAT, corrupção após desconexão insegura é bem comum. Já vi isso mais de uma vez, para ser sincero.
Para recuperação, o Disk Drill é uma escolha sólida porque faz um trabalho decente reconstruindo a estrutura de diretórios perdida, não apenas a extração bruta de arquivos. Se os nomes das pastas importam, isso faz muita diferença. Recupere para um disco diferente, não de volta para o externo.
Se você quiser um guia direto sobre como recuperar arquivos após uma formatação ou de uma unidade danificada, isto também é útil:
veja como recuperar arquivos de um disco rígido formatado
Se a unidade começar a fazer cliques, ficar offline ou ler a algo como 0 a 5 MB/s com travamentos, pare. As etapas de software ficam mais arriscadas rapidamente. Nesse ponto, copie o que ainda conseguir ou procure um profissional.
Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @vrijheidsvogel disseram: verifique se você está olhando para a mesma partição/volume de antes. Às vezes, unidades externas se reconectam com um estado de montagem estranho, especialmente se tiverem mais de uma partição ou algum problema no gabinete/controladora. Já vi gente achar que os arquivos sumiram, mas o Windows estava mostrando o rótulo de volume errado ou uma visualização de diretório meio quebrada.
Além disso, eu não ficaria abrindo pastas aleatórias repetidamente só para ver se elas voltam. Isso pode ficar complicado se o gabinete estiver com problema. Se a unidade tiver um LED, escute/observe se há desligamentos de rotação ou sons de reconexão enquanto navega.
Algumas verificações extras:
- Compare a capacidade da unidade mostrada em Este Computador com o Gerenciamento de Disco.
- Veja se as permissões da pasta foram alteradas. Clique com o botão direito na pasta, Propriedades, Segurança.
- Tente acessá-la por outro sistema operacional, se possível. Um USB live do Linux às vezes consegue ler uma unidade sobre a qual o Windows se confunde.
- Se for um SSD externo, falha no gabinete é muito mais comum do que as pessoas pensam. O disco pode estar bom, a ponte USB pode não estar.
Se você realmente precisar de recuperação, o Disk Drill é uma opção sensata, principalmente porque é fácil visualizar o que realmente está lá antes de se comprometer com qualquer coisa. Ainda assim, eu recuperaria para outro disco apenas, obviamente.
Para mais opiniões sobre software de recuperação de disco rígido e recuperação de arquivos de unidades de armazenamento, vale a pena dar uma olhada neste tópico:
melhores recomendações de software de recuperação de disco rígido do Reddit
Se os dados forem muito importantes, na verdade eu discordaria um pouco do impulso habitual de fazer você mesmo. Às vezes, a opção mais barata é parar cedo antes de transformar um problema legível em um problema sem solução. Essa parte é ignorada com frequência demais.