Apaguei acidentalmente fotos importantes da minha câmera Canon antes de fazer backup delas, e estou tentando encontrar o melhor software para recuperá-las. As fotos são realmente importantes, e preciso de ajuda para escolher uma ferramenta segura e confiável de recuperação de fotos da Canon que realmente funcione.
Sim, ainda há uma boa chance de suas fotos estarem no cartão Canon. A primeira coisa que eu faria é parar de usar o cartão agora mesmo. Nada de fotos de teste. Nada de clipes rápidos. Não mexa mais na câmera do que o necessário. Se a câmera ou o computador pedir para formatá-lo, ignore isso.
Quando as fotos são apagadas em uma câmera Canon, os arquivos normalmente não são removidos do cartão SD na hora. Em muitos casos, a câmera apenas limpa a listagem de arquivos. Os dados da foto permanecem lá até que novos dados sejam gravados por cima. Quando isso acontece, a recuperação fica bem mais complicada muito rápido.
Retire o cartão SD da câmera. Se for um cartão SD padrão com a pequena trava lateral, deslize-a para bloquear. Isso não vai trazer os arquivos de volta por si só, eu sei, mas reduz as chances de gravações acidentais enquanto você tenta recuperar o conteúdo.
Em seguida, conecte o cartão a um computador usando um leitor de cartões. Tive mais sucesso fazendo assim do que conectando a câmera por USB. Um leitor costuma dar aos aplicativos de recuperação um acesso mais limpo ao cartão. Além disso, não grave nada no cartão e não execute ferramentas de reparo primeiro. Ignore o CHKDSK no Windows. Ignore o Primeiros Socorros no Mac. Essas ferramentas tentam corrigir problemas do sistema de arquivos, não recuperar imagens apagadas, e já vi isso dificultar a recuperação.
Para a recuperação, use um software feito para arquivos e fotos apagados. Disk Drill é uma opção que vale a pena tentar aqui. Ele lida com tipos de imagem comuns da Canon, incluindo RAW, e o recurso de visualização ajuda bastante. Se um arquivo abrir bem na visualização, você terá uma ideia melhor de que ele está intacto antes de perder tempo recuperando um monte de nomes quebrados sem saber o que há dentro.
Aqui está o processo que eu seguiria:
- Instale o aplicativo de recuperação no computador, não no cartão SD.
- Coloque o cartão SD da Canon em um leitor de cartões.
- Abra o aplicativo e selecione o cartão SD.
- Inicie uma varredura completa ou universal.
- Verifique a seção de arquivos apagados ou perdidos.
- Restrinja os resultados a fotos ou formatos RAW.
- Visualize tudo o que for importante para você.
- Recupere os arquivos para o computador ou para outra unidade, nunca de volta para o mesmo cartão.
Antes de presumir que o cartão é o único lugar restante, verifique também as coisas sem graça. Já encontrei fotos desaparecidas nesses lugares mais de uma vez. Veja a Lixeira se você usa Windows. Veja o Lixo no Mac. Se você tinha backups ou sincronização ativados, verifique Histórico de Arquivos, Time Machine, Google Drive, iCloud, OneDrive e o serviço image.canon da Canon. Às vezes a cópia do SD desapareceu e uma cópia sincronizada ainda está lá.
Suas chances são melhores se a exclusão aconteceu recentemente e o cartão não foi usado desde então. Se você continuou fotografando depois de apagar as fotos, alguns dos arquivos antigos podem ter sido parcialmente sobrescritos, ou podem ter sumido para sempre. Então a versão curta é esta: pare de usar o cartão, faça uma varredura com um software de recuperação, visualize o que pode ser recuperado e salve os resultados em outro lugar.
E sim, depois de um susto desses, eu deixaria de confiar nesse cartão pelo resto do dia. Os cartões SD adoram escolher o pior momento possível.
Eu daria uma olhada no Disk Drill primeiro. Ele tem um bom histórico com cartões SD, JPEGs excluídos e arquivos RAW da Canon como CR2 e CR3. A visualização importa. Se o app mostrar uma visualização limpa, suas chances são melhores. Isso economiza tempo.
Concordo com @mikeappsreviewer sobre usar um leitor de cartões. Discordo um pouco de ir direto para a varredura mais completa toda vez. Comece com uma varredura normal de arquivos excluídos se o cartão montar sem problemas. É mais rápido. Se encontrar pouco ou nada, aí execute a varredura profunda. Menos desgaste, menos espera.
Alguns pontos práticos:
Instale o software no seu computador, não no cartão SD.
Recupere os arquivos para o seu SSD ou outra unidade.
Classifique os resultados por tipo de arquivo e data. As pastas da Canon muitas vezes só pioram a bagunça.
Se os nomes sumiram, foque nas visualizações e no tamanho do arquivo. Uma foto Canon em resolução total geralmente não será minúscula.
Se o cartão mostrar erros ou desconectar, crie primeiro uma imagem byte a byte e depois faça a varredura da imagem. R-Photo ou PhotoRec são opções de backup decentes se o Disk Drill não encontrar tudo, mas são menos amigáveis.
Se o seu objetivo é como recuperar fotos excluídas de um cartão SD de câmera, este guia curto também ajuda, assista a este passo a passo de recuperação de fotos em cartão SD de câmera.
Se as fotos foram excluídas e você continuou fotografando, alguns arquivos já se perderam. Nenhum software corrige dados sobrescritos. Essa parte é ruim, mas é verdade.
Eu acrescentaria uma coisa em que nem @mikeappsreviewer nem @suenodelbosque realmente insistiram o suficiente: se essas fotos são tão importantes, considere fazer um backup em imagem de todo o cartão SD antes de tentar qualquer recuperação. Nem todo mundo se dá a esse trabalho, mas isso lhe dá uma oportunidade limpa para trabalhar caso o cartão esteja instável. Se o cartão estiver saudável, claro, faça a varredura diretamente. Se ele estiver se comportando de forma estranha, não continue forçando.
Quanto ao software, o Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação de fotos de câmeras Canon porque lida bem com JPEG e também com os formatos RAW da Canon, e a interface é bem menos irritante do que a de algumas ferramentas de recuperação mais antigas. Não concordo totalmente que você sempre precise sair pulando entre vários aplicativos logo de cara. Normalmente, começar com uma ferramenta decente é mais inteligente, e só depois tentar alternativas se os resultados forem ruins.
Mais uma coisa que as pessoas esquecem: se sua Canon tiver slots duplos para cartão, ou se você importou fotos anteriormente usando software da Canon, verifique cópias locais ocultas e pastas de cache. Já vi fotos perdidas aparecerem ali. Parece bobo, mas acontece.
Se as fotos apagadas eram muito valiosas, como trabalho pago, questões legais, fotos de casamento etc., e o cartão foi reutilizado mesmo que só um pouco, um laboratório profissional de recuperação pode valer mais a pena do que tentar fazer você mesmo. É caro, sim, mas às vezes essa é a melhor opção.
Além disso, esta é uma leitura útil se você quiser mais informações sobre casos de recuperação em Canon/cartão SD: discussão real sobre recuperar fotos apagadas de um cartão SD da Canon
Versão curta: primeiro o Disk Drill, recupere para outra unidade e, se o cartão estiver instável, clone-o antes de fazer qualquer outra coisa. Esse provavelmente é o caminho mais seguro.
Eu seria um pouco mais cauteloso do que @mikeappsreviewer em um ponto: se o cartão estiver montando normalmente e você só tiver apagado fotos, um software de recuperação geralmente é o primeiro passo certo, mas se o cartão de repente parecer vazio, pedir para formatar ou apresentar erros de I/O, pare por aí e crie uma imagem do cartão primeiro. Essa parte importa mais do que as pessoas imaginam.
Para software, Disk Drill é uma escolha forte para cartões Canon porque tende a se sair bem com JPG e formatos RAW da Canon, como CR2 e CR3, e o sistema de visualização é realmente útil em vez de ser apenas cosmético.
Prós do Disk Drill
- Fácil de classificar por tipo de foto e tamanho
- Bom suporte de visualização para muitos arquivos de imagem
- Lida razoavelmente bem com cartões SD e arquivos RAW da Canon
- Interface mais limpa do que ferramentas no estilo PhotoRec
Contras
- Não é a opção mais barata se você precisar de recuperação completa
- Varreduras profundas podem retornar nomes de arquivos bagunçados
- Em cartões danificados, não faz milagres. Clonar primeiro ainda é mais seguro
Concordo em parte com @suenodelbosque e @hoshikuzu: usar um leitor de cartões e salvar os arquivos recuperados em outro lugar é inegociável. Onde eu discordo é que eu não ficaria pulando entre cinco aplicativos logo de cara. Tente primeiro uma ferramenta sólida, avalie as visualizações e depois passe para R-Photo ou PhotoRec apenas se necessário.
Uma coisa extra que as pessoas deixam passar: verifique se a câmera tinha a transferência por Wi-Fi ativada ou se o software de importação da Canon já puxou cópias para o seu computador. Às vezes, as fotos apagadas só estão ausentes do cartão, não da máquina com a qual você fez a importação.