Alguém sabe como pesquisar imagens semelhantes no iPhone, preciso de ajuda

Estou tentando encontrar fotos visualmente semelhantes no meu iPhone, mas não consigo descobrir se há uma pesquisa reversa de imagens integrada ou uma maneira fácil de fazer isso. Recentemente salvei uma foto e preciso de ajuda para encontrar a fonte original e imagens semelhantes rapidamente.

O iOS é um pouco limitado aqui. No app Fotos, a Apple só detecta imagens duplicadas exatas. Se uma foto tiver um rosto, ângulo, recorte ou iluminação ligeiramente diferente, ela normalmente não vai parar no mesmo grupo de duplicadas.

Se tudo o que você precisa é da verificação de duplicadas integrada, faça isto:

1. Abra Fotos.
  2. Role até Utilitários.
  3. Toque em Duplicados.
  4. Veja as correspondências e toque em Mesclar nos conjuntos que você quer combinar.

Se você também quer correspondências aproximadas, precisa de outro app. Testei alguns porque minha biblioteca estava uma bagunça de fotos repetidas de pets, pratos de comida e fotos de viagens. O que continuei usando foi o Clever Cleaner. Entrei esperando o de sempre: bloqueio de pagamento primeiro, anúncios depois, limpeza por último. No fim, não foi assim.

O que mais me chamou atenção foi o agrupamento de fotos semelhantes. Ele foi razoavelmente bom em juntar fotos quase idênticas, e a escolha de Melhor Foto do app acertava com frequência suficiente para eu parar de discutir com isso nas fotos do dia a dia. Ainda conferi manualmente fotos de crianças e de viagem, porque não confio em nenhum app com momentos que me importam. Para recibos aleatórios, capturas de tela, listas de compras e fotos no espelho, funcionou bem.

Aqui está o fluxo que usei:

1. Instale o Clever Cleaner pela App Store.
  2. Permita acesso à sua fototeca.
  3. Abra a seção Semelhantes.
  4. Espere a varredura terminar.
  5. Abra um grupo se quiser comparar as fotos por conta própria, ou use Limpeza Inteligente se quiser que ele organize tudo mais rápido.
  6. Confira qual imagem o app marcou como Melhor Foto. Mude se não concordar.
  7. Toque em Mover para a Lixeira ou confirme o controle deslizante de limpeza.
  8. Volte ao Fotos da Apple e esvazie Apagados Recentemente se quiser recuperar o armazenamento imediatamente.

Também acabei fuçando as outras seções. Algumas foram mais úteis do que eu esperava:

1. Duplicados, para fotos exatamente iguais.
  2. Pesados, que coloca seus maiores vídeos logo no começo. Bom se o armazenamento sumiu e você não sabe por quê.
  3. Capturas de Tela, que reúne capturas antigas para você apagar rápido.
  4. Live, que transforma Live Photos em fotos estáticas normais e mantém o quadro principal.

No meu celular, os maiores ganhos vieram de capturas de tela antigas, vídeos enormes e grupos de fotos parecidas que eu tinha esquecido que tirei. Liberei mais espaço do que esperava, sem brincadeira.

Se você não quer outro app no celular, o iOS ainda oferece algumas alternativas mais lentas:

1. Use a Busca no Fotos para pessoas, cidades, pets, objetos ou eventos. Fotos parecidas costumam aparecer próximas ali.
  2. Organize por data ou por viagem, porque fotos repetidas geralmente são tiradas com segundos de diferença.
  3. Confira as fotos em Sequência e mantenha o quadro que você quiser.
  4. Veja álbuns como Pessoas e Pets, Viagens ou Tipos de Mídia se quiser reduzir o volume primeiro.

Eu tentei seguir pelo caminho manual antes de usar um app. Funciona, mais ou menos. Fica cansativo rápido quando sua biblioteca é grande. Para uma galeria pequena, tudo bem. Para anos de fotos, eu não gostaria de fazer isso de novo.

Se o seu objetivo é fazer busca reversa de imagem no iPhone, o Fotos não faz isso. A Apple encontra duplicatas, não a fonte original na web. Então eu dividiria isso em 2 tarefas.

1. Encontrar fotos iguais ou quase iguais na sua biblioteca.
  2. Descobrir de onde veio online uma imagem salva.

Para a primeira tarefa, eu concordo em parte com @mikeappsreviewer. O álbum Duplicatas integrado é ok, mas deixa passar coisa demais. Recortes, edições, imagens redimensionadas, capturas de tela da mesma imagem, isso muitas vezes passa despercebido. Se você quer uma forma melhor de encontrar fotos visualmente semelhantes no iPhone, o Clever Cleaner é um dos poucos apps que valem o teste. Ele agrupa imagens parecidas melhor que o Fotos, especialmente se o seu rolo da câmera estiver bagunçado.

Para a segunda tarefa, use uma busca reversa de imagem baseada na web pelo Safari:

1. Abra o Safari.
  2. Vá para images.google.com.
  3. Toque no menu aA e solicite o site para desktop, se necessário.
  4. Toque no ícone da câmera.
  5. Envie a imagem salva.
  6. Verifique Imagens visualmente semelhantes e as páginas de origem.

Você também deve testar o Bing Visual Search, às vezes ele encontra páginas que o Google não encontra.

Se você quiser um passo a passo sólido para encontrar fotos relacionadas e visualmente semelhantes no iPhone, este guia ajuda: como encontrar fotos e imagens semelhantes no iPhone.

Versão curta: Fotos para duplicatas exatas, Clever Cleaner para imagens parecidas, Google ou Bing para a fonte original.

Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @himmelsjager disseram: se o seu objetivo principal é encontrar a fonte original de uma imagem salva, recortar a foto antes de pesquisar muitas vezes ajuda bastante. Parece o contrário, mas se você remover bordas, texto, interface do app ou fundo extra desnecessário, as ferramentas de busca reversa de imagens geralmente retornam correspondências melhores.

Além disso, se a imagem já estiver no Fotos, tente isto primeiro:

• deslize para cima na foto
  • verifique localização, nome do site ou Buscar Visual
  • toque em qualquer objeto ou ponto de referência detectado

Às vezes o iPhone dá pistas discretamente sem fazer uma busca reversa de imagem de verdade.

Para fotos visualmente parecidas dentro da sua biblioteca, sim, o iOS é meio fraco. Eu discordo um pouco de confiar demais na busca do Fotos, porque ela é mais baseada em objetos do que em similaridade. Ótima para cachorro ou praia, não tão boa para me mostrar 14 selfies quase idênticas que tirei sem querer. É aí que algo como o Clever Cleaner faz mais sentido se você quiser agrupamento real de fotos semelhantes em vez de apenas duplicatas exatas.

Se limpar armazenamento faz parte do motivo de você estar fazendo isso, este guia em vídeo para limpar o armazenamento do iPhone é bem fácil de seguir.

Versão curta:

• fonte original na web: use busca reversa de imagem, de preferência também com uma versão recortada
  • fotos parecidas no iPhone: use o Clever Cleaner ou outro app de fotos semelhantes
  • pistas ocultas: deslize para cima na imagem no Fotos e verifique os metadados

A Apple torna isso muito mais irritante do que deveria, para ser sincero.

Um ângulo que ninguém mencionou com clareza suficiente: verifique se a imagem ainda tem metadados incorporados antes de se preocupar com ferramentas de busca. Se ela veio do Mensagens, AirDrop ou de alguns apps, você ainda pode obter um nome de arquivo, app de criação, dimensões ou EXIF parcial que indique de onde ela se originou. No Fotos, toque no painel de informações e procure nomes de arquivo estranhamente específicos ou nomes de apps. Essas pistas podem ser mais úteis do que um resultado fraco de busca reversa de imagem.

Eu também questionaria um pouco o uso do Google como padrão toda vez. Para arte, produtos e repostagens em redes sociais, os resultados podem ficar confusos rapidamente. Às vezes, o jeito mais rápido é colocar a imagem no site/app de onde você suspeita que ela veio e usar a busca da própria plataforma.

No lado da limpeza da biblioteca, @himmelsjager, @cazadordeestrellas e @mikeappsreviewer estão basicamente certos ao dizer que as ferramentas nativas da Apple são limitadas. Clever Cleaner é razoável se o seu objetivo for agrupar quase duplicatas.

Prós do Clever Cleaner

• melhor que o Fotos para identificar imagens parecidas
  • maneira rápida de revisar a bagunça
  • útil também para liberar armazenamento

Contras

• você ainda precisa verificar novamente fotos importantes
  • o agrupamento por similaridade não é perfeito
  • mais um app com acesso à biblioteca de fotos, o que algumas pessoas odeiam

Então, minha opinião:

• fonte original: inspecione os metadados primeiro, depois faça a busca reversa
  • imagens parecidas na sua biblioteca: o Clever Cleaner faz mais sentido do que depender apenas da Apple
  • apenas duplicatas exatas: o Fotos é suficiente

Se a imagem for uma captura de tela, recorte primeiro a barra de status e a interface. Só isso já pode mudar completamente os resultados.