Alguém pode me ajudar a escolher uma ferramenta de recuperação de arquivos USB?

Apaguei acidentalmente arquivos importantes do meu pendrive e agora estou tentando encontrar a melhor ferramenta de recuperação de arquivos USB antes de piorar a situação. A unidade ainda está sendo detectada, mas meus documentos e fotos sumiram. Preciso de ajuda para escolher um programa de recuperação confiável, seguro, fácil de usar e com boas chances de restaurar arquivos perdidos do USB.

Já passei por isso vezes suficientes para parar de confiar em pendrives com qualquer coisa que eu realmente me importe. Você conecta um, e o Windows te recebe com uma pasta vazia ou com a adorável mensagem você precisa formatar o disco. Aí cai a ficha. Exclusões em USB não passam pela Lixeira, então não existe um desfazer fácil. Seus arquivos somem de vista, e seu dia vai por água abaixo.

Se você quer a versão curta, pule os apps gratuitos vagabundos que recuperam alguns arquivos e depois batem na parede no momento em que a unidade é formatada ou o sistema de arquivos quebra. Eu passei por uma pilha deles. Os que valem seu tempo são as ferramentas com alta taxa de recuperação e uma interface que você não precisa enfrentar. Para a maioria das pessoas, um app de recuperação de verdade funciona melhor porque procura além de simples entradas excluídas e lida com danos que uma ferramenta básica de recuperação não toca.

Para 2026, o que eu continuo vendo funcionar em casos normais de recuperação de USB é o Disk Drill. Eu o usei em documentos perdidos, cartões de câmera e um pendrive barato que começou a desconectar a cada poucos minutos. O que mais me chamou atenção foi o processo de varredura. Ele verifica com mais de um método ao mesmo tempo e procura por mais de 400 tipos de arquivo, então não desmorona no segundo em que a tabela de arquivos fica estranha.

O recurso de pré-visualização me poupou muito tempo perdido. Você faz a varredura, clica em um arquivo e vê se ele ainda abre antes de restaurá-lo. Aprendi a dar importância a isso depois de recuperar uma pilha de arquivos mortos com outro app. Também há uma opção de backup byte a byte integrada. Use isso se o pendrive estiver instável, lento ou desconectando. Faça uma imagem primeiro e depois analise a imagem no seu computador. Menos estresse na unidade com falha, maiores chances para seus dados. No Windows, geralmente há um limite gratuito de recuperação de até 100 MB, o suficiente para testar se seus arquivos estão lá antes de gastar dinheiro.

Se você se sente confortável com um software mais denso, o R-Studio é o mais sério. Eu não colocaria isso nas mãos de alguém que quer um assistente limpo, simples e pronto. A interface parece ter sido feita para gente que lê tabelas de partição por diversão. Ainda assim, ele faz jus à reputação. É forte com partições ausentes, corrupção lógica feia e casos em que apps para consumidor começam a chutar. Eu também prefiro o modelo de compra única dele em vez de cobrança recorrente, mesmo que o preço inicial doa um pouco.

Se o seu orçamento é exatamente zero, eu dividiria as opções gratuitas assim.

1. Recuva

Essa é a primeira tentativa fácil. Se você excluiu algo recentemente e não continuou usando o pendrive, o Recuva muitas vezes dá conta. Já consegui recuperar arquivos de erros simples com ele com quase nenhum esforço. Onde ele começa a escorregar é depois de formatação, unidades RAW ou dano no sistema de arquivos. Nesses casos, ele tende a deixar passar coisas que ferramentas pagas ainda encontram.

1. PhotoRec

Esse é o caminho da força bruta. É open source, feio e eficaz. Ele ignora o sistema de arquivos e varre setores brutos em busca de assinaturas de arquivo, o que ajuda quando a estrutura da unidade está destruída. O custo é a conveniência. Sem GUI polida. Sem nomes originais em muitos casos. Sem a estrutura de pastas de que você se lembra. Você vai receber um monte de arquivos com nomes como f12345.jpg e passar a noite separando tudo. Ainda assim, já vi ele recuperar coisas que outras ferramentas gratuitas deixaram para trás, então eu o mantenho em mente para casos ruins.

Algumas regras importam mais do que o software.

1. Desconecte o pendrive imediatamente

Sobrescrever acaba com a recuperação. Mesmo quando você não está copiando arquivos por conta própria, o Windows grava pequenos dados em segundo plano de vez em quando. Se dados novos caírem nos setores onde seu arquivo excluído costumava ficar, as chances de recuperação despencam. Eu mesmo já estraguei minhas próprias chances deixando uma unidade conectada enquanto tentava correções aleatórias.

1. Não restaure arquivos no mesmo pendrive

As pessoas fazem isso o tempo todo e, sim, é uma má ideia. Se a unidade que você está analisando também é a unidade onde você salva os arquivos recuperados, você corre o risco de sobrescrever exatamente os dados que está tentando resgatar. Salve tudo no seu PC, em outra unidade externa, em qualquer outro lugar.

1. Verifique o Gerenciamento de Disco primeiro

Esse passo diz se a recuperação por software ainda faz sentido. Se o pendrive nem aparece ali, apps de recuperação não vão te salvar. Nesse ponto, você entrou em território de falha de hardware, e o próximo passo é um laboratório. Se a unidade aparecer como RAW ou Não alocada, o software ainda tem uma chance.

Se eu fosse fazer isso de novo hoje, começaria com a versão de teste do Disk Drill e veria se os arquivos aparecem na pré-visualização. Se aparecerem, você está em uma situação razoável. Se não, eu partiria para o R-Studio nos casos mais difíceis, ou para o PhotoRec se o problema for dinheiro e eu não me importar de arrumar os nomes dos arquivos depois. Esse é o caminho que eu seguiria.

Se o USB ainda aparece e você só excluiu arquivos, eu começaria com algo mais simples do que o @mikeappsreviewer sugere.

Minha ordem:

1. Recuva primeiro, se a exclusão foi recente.
  2. Disk Drill em segundo, se o Recuva não encontrar os arquivos ou se a estrutura de pastas estiver quebrada.
  3. TestDisk, se o problema parecer uma partição perdida e não uma simples exclusão.

Discordo um pouco sobre pular as ferramentas gratuitas. Para uma exclusão acidental simples, nem sempre é necessário software pago. O Recuva recupera muitos casos comuns de documentos e fotos rapidamente. A taxa de falha aumenta após formatação, corrupção ou muito reutilização.

O Disk Drill é a melhor escolha se você quiser pré-visualizações, uma varredura mais limpa e suporte para mais tipos de arquivo. Ele tende a encontrar mais em pen drives USB danificados. Leia mais aqui, veja esta análise do Disk Drill para recuperação de arquivos USB.

Uma coisa que as pessoas deixam passar: verifique se seus arquivos foram ocultados. Malware e erros ruins de USB fazem isso o tempo todo. Execute:
attrib -h -r -s /s /d X:*.*

Substitua X pela letra da sua unidade.

Se os arquivos forem muito importantes, pare de conectá-lo repetidamente. Um armazenamento flash com falha piora rápido. Salve os arquivos recuperados no seu PC, não no mesmo pen drive. Pequeno erro de digitação, mas grande erro, as pessoas fazem isso o tempo todo.

Se o USB ainda é detectado e isso foi principalmente uma exclusão acidental, eu realmente dividiria a escolha entre o quanto os arquivos importam e o quanto de incômodo você consegue tolerar.

@nachtdromer tem razão ao dizer que uma exclusão simples nem sempre precisa da opção nuclear, mas eu discordo um pouco de começar leve demais se as fotos/documentos forem importantes. Cada ferramenta extra de varredura que você testa é mais tempo cutucando uma unidade flash instável. Para uma única passada, eu usaria Disk Drill primeiro porque é mais fácil verificar os resultados antes de restaurar. A visualização importa mais do que as pessoas pensam. Se você consegue abrir o arquivo na visualização, suas chances são muito melhores do que apenas confiar em uma lista de nomes de arquivos.

Onde eu também discordo de @mikeappsreviewer: eu não iria direto para a melhor taxa de recuperação como único fator. Em pendrives, a estabilidade importa tanto quanto. Se a unidade desconecta, trava o Explorer ou de repente aparece como 0 bytes, pare de usar ferramentas para consumidor e considere criar uma imagem ou recorrer à recuperação profissional.

Meu ranking rápido:

1. Disk Drill para arquivos excluídos mais fotos/documentos ausentes em um USB ainda legível
  2. R-Studio se o sistema de arquivos estiver bagunçado e você souber o que está fazendo
  3. Recuva apenas para exclusões limpas muito recentes
  4. PhotoRec se você não se importar com nomes/pastas originais

Além disso, antes da recuperação, verifique se isso é realmente um problema de arquivos ocultos ou um problema de diretório corrompido. Se o espaço usado no USB ainda parecer mais ou menos o mesmo, isso é um indício.

Se você quiser uma comparação mais ampla das principais opções de software de recuperação de dados para pendrives e arquivos excluídos, essa lista também vale a pena conferir.

Regra importante: recupere para o seu computador, não de volta para o pendrive. Parece óbvio, mas sim, as pessoas ainda fazem isso e depois se perguntam por que a segunda varredura encontra menos coisas lol.

Eu dividiria isso por sintoma, não apenas pela escolha do aplicativo. @nachtdromer e @waldgeist estão ambos te orientando na direção certa sobre não exagerar nas gravações, e eu concordo em parte com @mikeappsreviewer sobre usar uma ferramenta mais forte logo no início, mas eu não trataria todo USB com arquivos ausentes como um caso de corrupção completa.

Uma verificação que eu faria primeiro e na qual ninguém se apoia o suficiente: olhe o espaço usado do USB. Se o pendrive ainda mostrar aproximadamente a mesma capacidade usada de antes, seus arquivos podem estar lá, mas as entradas de diretório estão danificadas ou ocultas. Se o espaço usado caiu muito de repente, a exclusão é mais provável.

Quanto à ferramenta em si, o Disk Drill é um meio-termo sólido.

Prós:

• muito fácil classificar os resultados por tipo de arquivo
  • a pré-visualização ajuda a evitar restaurar lixo
  • bom para recuperação mista de fotos/documentos
  • útil se o USB estiver legível, mas bagunçado

Contras:

• não é a opção mais barata se você precisar de recuperação completa
  • os resultados da varredura podem parecer confusos em unidades grandes
  • não é minha primeira escolha para reparo de partição realmente avançado

Minha opinião:

• Exclusão acidental simples, USB pequeno, perda recente: um aplicativo leve de desfazer exclusão é suficiente.
  • Arquivos ausentes mais comportamento estranho de pastas: o Disk Drill faz mais sentido.
  • O USB desconecta, trava ou vira RAW de forma intermitente: pare de testar aplicativos demais e faça primeiro uma imagem da unidade.

Uma pequena discordância com a abordagem de tentar tudo: cada varredura completa extra em uma unidade flash que está morrendo é uma aposta. Escolha uma ferramenta sensata, recupere para o seu PC e depois reavalie. Se eu tivesse exatamente o seu caso, ainda detectado, com documentos e fotos ausentes, eu provavelmente começaria com o Disk Drill antes de passar para ferramentas mais pesadas no estilo forense.