O armazenamento do meu iPhone continua aumentando depois que eu excluo fotos, apps e outros arquivos, em vez de liberar espaço. Já verifiquei Apagados Recentemente e reiniciei o telefone, mas o armazenamento disponível continua diminuindo. O que pode estar causando esse problema de armazenamento no iPhone e como posso corrigi-lo?
Já passei por isso também, e é incrivelmente irritante. Você apaga uma pilha enorme de fotos e vídeos, esvazia Apagados Recentemente, e depois os Ajustes continuam agindo como se nada tivesse acontecido. Às vezes o número de armazenamento usado até aumenta, o que faz parecer que o celular está mentindo para você.
A parte irritante é que o iOS nem sempre libera esse espaço imediatamente. Mesmo depois de limpar Apagados Recentemente, parte disso pode ficar em Dados do Sistema por um tempo. O gráfico de armazenamento nos Ajustes também pode demorar para atualizar. Ele pode estar mostrando números em cache de antes e, quando você começa a apagar coisas, faz uma nova verificação e percebe que o celular estava ainda mais cheio do que mostrava antes.
Aqui está o que eu tentaria antes de partir direto para uma redefinição de fábrica.
Faça uma reinicialização forçada, não apenas uma reinicialização normal
Nos iPhones mais novos, pressione Aumentar Volume, depois Diminuir Volume, depois segure o Botão Lateral até o logotipo da Apple aparecer. Uma reinicialização comum ao desligar e ligar nem sempre limpa qualquer lixo temporário que o iOS esteja mantendo. Às vezes é preciso mais de uma reinicialização forçada antes que os Dados do Sistema finalmente diminuam e o espaço livre seja mostrado corretamente.
Tente o truque da data
Isso parece suspeito, mas pode fazer fotos antigas “apagadas” voltarem a aparecer se o banco de dados do Fotos estiver travado.
Vá em Ajustes > Geral > Data e Hora, desative “Automaticamente”, depois avance a data em cerca de um ano. Abra o Fotos, espere um pouco e depois verifique Apagados Recentemente de novo. Se algo reaparecer ali, apague novamente. Depois disso, ative Automaticamente outra vez.
Verifique Mensagens e o cache dos apps
O app Mensagens pode consumir silenciosamente muito espaço. Vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone > Mensagens e olhe os anexos. Vídeos antigos, GIFs, capturas de tela e memes aleatórios se acumulam rápido.
Também verifique apps como TikTok, Instagram e WhatsApp. Eles podem acumular caches enormes. Se um app estiver ocupando algo absurdo como 10 GB, apagá-lo e reinstalá-lo costuma ser a forma mais limpa de limpar esse cache.
Use um app de limpeza se as ferramentas integradas forem limitadas demais
As ferramentas de armazenamento da Apple são bem básicas. Elas não facilitam ordenar sua mídia por tamanho de arquivo e deixam passar muita bagunça que não é uma duplicata exata.
Acabei usando Clever Cleaner, e foi o único app de limpeza que encontrei que não parecia uma armadilha de assinatura. É grátis, sem anúncios, paywall ou teste que discretamente vira cobrança depois.
A parte mais útil para mim foi a seção “Heavies”. Ela organiza fotos e vídeos por tamanho, para que você encontre rapidamente aquele vídeo aleatório em 4K ocupando alguns gigas. A seção “Similars” também é útil porque encontra fotos que são basicamente o mesmo clique, mesmo que não sejam duplicatas exatas. Ela escolhe a melhor e permite que você apague o resto. Também mostra os tamanhos dos arquivos, o que ajuda bastante quando você está tentando liberar espaço rapidamente.
Outra coisa de que gostei é que o processamento acontece no celular, então suas fotos não estão sendo enviadas para outro lugar.
Depois que você libera cerca de 10 a 15 GB, o iOS geralmente volta a se comportar normalmente. A tela de armazenamento atualiza com mais confiabilidade, a lentidão melhora e os avisos de “Armazenamento Cheio” param de aparecer o tempo todo.
Se nada disso funcionar, a última opção é fazer backup do celular em um computador e realizar uma redefinição de fábrica. Isso deve limpar arquivos de sistema corrompidos ou dados de armazenamento travados, mas eu só faria isso depois de tentar a reinicialização forçada e uma limpeza adequada primeiro.
Não continue apagando coisas aleatórias enquanto o telefone ainda estiver sincronizando o Fotos do iCloud ou o Mensagens, porque o iOS pode estar baixando os originais ou reconstruindo índices ao mesmo tempo.
Verifique em Ajustes > seu nome > iCloud e veja se o Fotos ou o Mensagens estão sincronizando ativamente. Se estiverem, conecte o aparelho à energia, use o Wi-Fi e aguarde algumas horas antes de avaliar o número de armazenamento.
Não fique perseguindo o número minuto a minuto, especialmente se o telefone estiver nos últimos poucos GB. Nesse ponto, o iOS pode estar tentando abrir espaço temporário para alterações no banco de dados de fotos, limpeza de apps, verificações do iCloud, miniaturas e recálculo do armazenamento, então o espaço “excluído” pode parecer que foi para Dados do Sistema antes de realmente ser liberado. Eu deixaria o aparelho conectado no Wi-Fi durante a noite e depois verificaria Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone novamente. Se ainda continuar subindo, procure a categoria que aumentou, não apenas o total. Se “Dados do Sistema” for o problema, um backup e restauração por meio de um computador geralmente é mais confiável do que excluir mais coisas aleatórias.